São curiosos os tipos de bug que, por vezes, atacam e afetam os sistemas operativos iOS. O mais recente verificou-se na versão 11.2.5 do sistema operativo da Apple e tem origem linguística.
O “culpado” é o dialeto indiano Telugu. Um único caractere enviado desta língua do sul da Índia causou, em vários dispositivos, o bloqueio de apps como o Gmail, o Instagram, Outlook, Facebook Messenger e WhatsApp.
Afeta sobretudo o serviço iMessage, cujos problemas se alastram também às versões para outros dispositivos. Basta o símbolo aparecer numa notificação, para todos os dispositivos com o sistema operativo danificado ficar bloqueado e entrar num loop de resets.
Apple procura solução para eliminar novo bug
O problema foi descoberto e revelado pelo site italiano “Mobile World”. Uma questão que pede urgência na resolução, visto o Telegu ser falado por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo.
Por agora, restaurar os dispositivos parece ser a solução mais simples, pelo que é importante manter cópias de segurança atualizadas, tanto no iCloud, como no computador.
Aconselham-se também os utilizadores que possam ter comunicações que envolvam o Telegu a apagar as threads de mensagens.
A Apple disse que o problema já foi identificado e resolvido em algumas versões beta do sistema operativo e que vai lançar uma atualização de correção antes do lançamento do iOS 11.3, na primavera.
Já não é a primeira vez que um bug com origens linguísticas provoca o crash de produtos e sistemas Apple. Em 2015, alguns caracteres de Árabe ou Marathi (outro dialeto indiano) provocaram reações semelhantes. Prevêem-se quebras nas vendas de iPhones e outros dispositivos Apple na Índia, devido a estes problemas.
Veja também: