Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
04 Nov, 2020 - 15:43

Career Explorer Tool: saiba tudo sobre a nova ferramenta do LinkedIn

Catarina Milheiro

A nova ferramenta do LinkedIn, Career Explorer Tool, ajuda a identificar novos tipos de emprego com base nas competências que possui.

pessoa ao computador a utilizar career explorer tool

Já ouviu falar sobre a Career Explorer Tool do LinkedIn? Para enfrentar alguns dos efeitos colaterais da pandemia da COVID-19, o LinkedIn está a lançar uma nova ferramenta com o intuito de ajudar as pessoas a encontrarem novos empregos.

Como sabemos, foram inúmeros os profissionais que em todo o mundo sofreram alterações nos seus empregos. Através das estimativas da Organização Internacional do Trabalho, é possível verificar que globalmente cerca de 245 milhões de empregos em tempo integral foram afetados.

E foi precisamente a pensar em todas estas pessoas que o LinkedIn desenvolveu a Career Explorer Tool. Mas atenção: não se trata apenas de mais um instrumento de pesquisa de empregos.

É uma ferramenta que combina as competências de um profissional com empregos que o próprio, de outra forma, não consideraria. Para além disso, fornece indicações sobre quais as skills extras que pode querer aprender para serem ainda mais relevantes.

Fique connosco e saiba tudo sobre esta nova ferramenta.

EM QUE CONSISTE A CAREER EXPLORER TOOL DO LINKEDIN

A Career Explorer Tool foi criada pelo LinkedIn com o objetivo de reduzir mundialmente as taxas de desemprego e ajudar profissionais das mais diversas áreas a encontrarem um emprego que encaixe com as suas competências.

Paralelamente, esta ferramenta interativa sugere formações disponíveis no LinkedIn, promovendo desta forma a requalificação de competências necessárias para os empregos do futuro.

Para que consiga ter uma noção, o LinkedIn tem atualmente mais de 14 milhões de ofertas de trabalho ativas e prevê que nos próximos 5 anos surjam 150 milhões de novas oportunidades nas áreas tecnológicas.

Em junho, a rede profissional desbloqueou materiais de aprendizagem gratuitos para que as pessoas pudessem aprender e adquirir as competências necessárias para conquistarem novas ofertas de trabalho. Atualmente, foi lançada a Career Explorer Tool, uma ferramenta interativa à qual todos os utilizadores podem aceder.

O LinkedIn afirma ainda que

“O caminho para um novo emprego nem sempre é claro. Há empregos que encaixam muito bem, mas podem parecer fora do alcance, e outros para os quais nem sabe que tem competências. Estamos a colocar o poder da informação do LinkedIn nas suas mãos: descubra caminhos de carreira em potencial e veja como as suas competências correspondem a cargos reais”.

Descobrir novas carreiras através da Career Explorer Tool

A Career Explorer Tool é uma progressão ao longo do caminho de uma estratégia maior que o LinkedIn teve para desenvolver duas áreas de negócio: educação (LinkedIn Learning) e recrutamento/procura de emprego. Neste sentido, criou ferramentas que ajudam os utilizadores a aproveitar os dois ao mesmo tempo.

Se utiliza com frequência esta rede profissional, provavelmente sabe que no ano passado foi lançada uma ferramenta de avaliação de competências com um propósito semelhante. Baseia-se num teste que as pessoas podem fazer para verificarem quais as competências que possuem e quais as que precisam de trabalhar para uma determinada função que possam estar a considerar.

Ora, em plena pandemia, este esforço assumiu um papel de recuperação ainda mais acentuado – através do treino de competências desenvolvido em parceria com a Microsoft. O objetivo é preencher as lacunas digitais no mercado de trabalho que, quando preenchidas, poderão ajudar a reconstruir a economia.

De uma forma geral, como sublinha Karin Kimbrough, Chief Economist do LinkedIn, em comunicado na publicação oficial,

“(…) esta nova ferramenta interativa para além de o ajudar a descobrir de que forma as suas competências e experiência se traduzem em novas funções, destacará ainda as competências adicionais que pode precisar de desenvolver com links diretos para cursos de aprendizagem relevantes do LinkedIn e vagas abertas na sua região”

Resumindo a ferramenta detalhadamente

A Career Explorer Tool está atualmente em fase beta e somente disponível em inglês. Permite ajudar os candidatos a ofertas de emprego a traçarem o seu próximo passo, para que não percam nenhuma oportunidade.

Utilizando os dados do LinkedIn, esta ferramenta mostra aos utilizadores de que forma é que que as suas competências e experiências anteriores se podem traduzir em novas funções. Além disto, oferece ainda cursos de aprendizagem necessários para preencher quaisquer lacunas de skills, através do LinkedIn Learning (também disponível em aplicação para smartphone ou tablet).

A ferramenta também permite que os candidatos vejam quem tem experiência relevante na sua rede de contactos para que possam pedir orientação e conselhos de uma forma fácil e eficaz.

A ideia com estas novas ferramentas é que as pessoas saibam que, embora muitos possam estar a perder os seus empregos, ainda há emprego. São mais de 14 milhões de vagas abertas neste momento na rede. Portanto o objetivo é descobrir a melhor forma de conectar as pessoas com as oportunidades à sua volta.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].