Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
11 Fev, 2020 - 10:10

Carreiras internacionais: saiba por onde começar

Inês Silva

Faz parte do grupo que procura de carreiras internacionais? Conheça os caminhos que pode seguir e concretizar o sonho de trabalhar fora de Portugal!

pessoa a segurar mundo com as mãos

Há quem tenha o sonho de conseguir um trabalho perto de casa e outros há que gostariam de seguir carreiras internacionais.

Seja pela experiência profissional em contextos de enorme diversidade cultural e linguística ou porque a sua área de formação está mais desenvolvida no estrangeiro, ou até porque há mais e melhores oportunidades no mercado de trabalho internacional, saiba que estagiar ou trabalhar fora de Portugal, nomeadamente nos organismos da União Europeia, poderá ser uma opção viável para atingir este objetivo.

É certo que não há receitas infalíveis, no entanto selecionamos alguns websites de referência que são uma grande ajuda para quem ambiciona trabalhar no estrangeiro.

Como se preparar para uma carreira internacional?

trabalhador em call de skype

Além de dominar a língua do país estrangeiro, obviamente, antes de avançar para uma carreira lá fora, poderá começar com uma experiência de voluntariado internacional ou programas de intercâmbio, como é o caso do Eramus+.

O voluntariado é uma excelente opção para quem desenvolver capacidades interpessoais, conhecer outras culturas e preparar-se para viver no estrangeiro. Para além disso, outra vantagem de uma experiência como voluntário internacional é conhecer pessoas de outras nacionalidades que podem dar dicas sobre o mercado de trabalho do seu país.

Embora dedicado a jovens entre os 17 e os 30 anos, poderá encontrar várias possibilidades de voluntariado no website do Serviço de Voluntariado Europeu.

O Programa Erasmus+ é, provavelmente, o mais popular dos Programas de Mobilidade Internacional europeu a nível universitário. Tem a duração de 2 meses a um ano, ou de até 24 meses para os cursos de Mestrado Integrado.

Este programa está também disponível para estudantes do ensino secundário através da Ação Comenius e para outras partes do mundo através do Programa Erasmus Mundus.

Vantagens e desvantagens de trabalhar no estrangeiro

Vantagens

  • Mais e melhores oportunidades de trabalho;
  • Conhecer uma nova cultura;
  • Crescimento pessoal e profissional;
  • Enriquecimento do currículo profissional;
  • Estabilidade financeira.

Desvantagens

  • Diferenças culturais;
  • Dificuldades de adaptação;
  • Estar longe da família e amigos de sempre;
  • Elevado custo de vida;
  • Eventuais preconceitos contra estrangeiros.

CARREIRAS INTERNACIONAIS: QUAIS AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS E ONDE ENCONTRAR INFORMAÇÃO

As principais instituições europeias para carreiras internacionais são as seguintes:

Onde encontrar informação sobre trabalho e estágios?

Nestas plataformas encontrará a informação necessária para realizar candidaturas a estágios, oportunidades de trabalho e de negócio nas mais variadas áreas e sectores profissionais.

Eurocid

É um portal de informação europeia em língua portuguesa, onde irá encontrar um conjunto alargado de informações úteis sobre carreiras internacionais, nomeadamente: informação sobre os países-membros da União Europeia, orientações estratégicas para as candidaturas a fundos europeus, oportunidades de trabalho, voluntariado, estágio e negócio, bolsas de estudo, entre outras.

Biblioteca Infoeuropa

A Biblioteca Infoeuropa é a maior base de dados nacional em assuntos europeus, pertencendo ao Eurocid.

Nesta plataforma, encontra um motor de pesquisa, com o título “Catálogo”, onde pode selecionar o tipo de informação que deseja pesquisar. Pode selecionar, por exemplo, a secção “Oportunidades” e preencher o campo de pesquisa com a palavra “estágios” para ter acesso às oportunidades que existem nas instituições europeias.

Se imagina que a sua carreira internacional passará mais pelo desenvolvimento de um negócio ou projeto, poderá ter interesse na secção “Apoios Financeiros”. Ao selecioná-la no “Catálogo”, irá surgir um novo motor de pesquisa onde deve inserir uma palavra-chave; a pesquisa irá direcioná-lo para candidaturas (a decorrer ou já encerradas) a fundos europeus.

Aqui pode estar uma forma interessante de financiar os seus projetos!

Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Este centro de informação online dispõe, atualmente, de mais de uma centena de oportunidades de trabalho e estágio na Europa. As mesmas encontram-se listadas no site “Carreiras Internacionais”. Aqui, encontrará representadas as seguintes instituições:

  • União Europeia
  • Conselho da Europa
  • OCDE
  • ONU
  • NATO

Rede Eures

É o Portal Europeu da Mobilidade Profissional. No site da Rede Eures, uma rede europeia de apoio ao emprego, encontra informações que é indispensável dominar quando procura trabalho fora de Portugal: condições de vida e de trabalho no país de destino, procedimentos específicos de procura de emprego, preferências dos empregadores de cada país no que toca ao tipo de currículo e/ou de candidatura, entre outras!

Encontra ainda ofertas de trabalho que, garante-se, são fidedignas; ou seja, se fizer a sua candidatura através do Eures, não irá ao engano.

Um dos aspetos mais interessantes que esta plataforma oferece é o contacto com Conselheiros Eures localizados em toda a Europa; ou seja, se pretender fazer a sua candidatura a uma empresa internacional, pode previamente contactar um dos Conselheiros Eures que se situam no país e região de destino para melhor se aconselhar.

Encontre o seu estágio na Europa!

Estas são as principais redes de oferta de estágios a nível europeu. Não se esqueça de que para muitos destes programas de estágio necessita de ter um currículo Europass!

Para se candidatar às oportunidades de trabalho anunciadas através da Rede Eures ou de outros portais de emprego, o ideal será verificar qual o tipo de CV mais utilizado no país de destino.


Agora, é só fazer a sua candidatura!

Veja também