ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
David Afonso
David Afonso
05 Mar, 2021 - 16:59

Carros que vão valorizar (em breve): 10 modelos que deve considerar

David Afonso

Interessado em futuros clássicos automóveis? Descubra que carros vão valorizar e saiba que oportunidades deve manter debaixo de olho para um bom negócio.

lateral de dois carros que vão valorizar

Para a maioria das pessoas, comprar um carro é um investimento para o imediato e que satisfaça as necessárias diárias. No entanto, e se lhe dissermos que existem grandes carros que vão valorizar em breve e que atualmente custam uma verdadeira “pechincha”?

Esta é uma perspetiva assustadora para alguns, pois é muito difícil estabelecer o quão bem o veículo foi mantido pelo proprietário anterior e se é o investimento ideal. Contudo, face ao nicho deste mercado, há alguns bons negócios a manter debaixo de olho.

Mas não pense que será uma valorização assim tão súbita. Em alguns casos é preciso estar atento a alguns sinais para ver se determinado carro será ou não, daqui a alguns anos, um clássico. Isto porque, o mercado automóvel, dependendo do modelo, pode desvalorizar.

Assim, neste artigo, veremos 10 carros que estão numa escalada de preço, tornando-os uma compra inteligente para pessoas que procuram rentabilizar poupanças a longo prazo.

10 carros que vão valorizar em breve

1

Volkswagen Golf MK1 GTI

O Golf Mk I GTI foi apresentado em 1976 e representava a versão mais desportiva da primeira geração do popular compacto dos anos 70.

A receita da Volkswagen para tornar este carro muito rápido passava por apostar num motor de 1.6 litros e 110 cavalos aliados a um peso bastante contido da carroçaria. O resultado era uma velocidade máxima de 180 km/h e uma aceleração dos 0 aos 100 em apenas 9 segundos.

Estes carros estão avaliados em menos de 10.000 euros, mas são já considerados verdadeiros clássicos. Para além disso, a sua cotação tem subido gradualmente de ano para ano.

2

Mazda RX-7

Há um modelo Mazda que se destaca dos demais. Esse modelo é o Mazda RX-7. Lançado em 1978, foi o primeiro desportivo Mazda comercializado em massa.

Após o seu lançamento, tornou-se no veículo como motor rotativo mais vendido da história, enquanto catapultava o sucesso da marca nas competições internacionais para níveis sem precedentes.

Por ter um excelente desempenho, um design intemporal e muito potencial para ser modificado, acreditamos ser um dos carros que vão valorizar nos próximos anos.

Além disso, o facto de o RX-7 já não ser produzido e de usar o motor rotativo Wankel apenas fará com que o carro seja mais apetecido.

A partir de 14.000 euros já é possível encontrar um destes exemplares.

3

BMW M3 E30

Considero pelos amantes da BMW como o melhor carro alguma vez construído pela marca da Baviera, este carro é já um clássico de grande reputação e não é propriamente barato: estão avaliados em mais de 50.000 euros.

No entanto, este carro tem envelhecido bastante bem, e num mundo em que os automóveis estão cada vez mais tecnológicos, um carro clássico, rápido e “old school” tem tendência a ser cada vez mais raro.

O valor de um exemplar bem estimado daqui a algumas dezenas de anos deverá ascender os 80.000 euros, quando estes modelos começarem a ser cada vez mais raros.

4

Porsche 944

O Porsche 944 só podia ser uma das nossas apostas de carros que vão valorizar em breve. É um dos melhores carros desportivos da sua era, acompanhado por um design de excelência.

Um dado curioso sobre este modelo é que o seu grande rival é o icónico Porsche 911. À medida que o sucesso do 911 continuava, o 944 perdeu a sua força. No entanto, e por ter um potencial incrível, começa a ser reconhecido por colecionadores e amantes da Porsche.

Hoje, é possível comprar um destes modelos em condições razoáveis por menos de 15.000 euros. No entanto, daqui a poucos anos, um destes carros em condições perfeitas deverá valer mais do dobro.

5

Mercedes 300SL

Este carro herdou um nome demasiado pesado na história da Mercedes. Nomeado apenas uma década depois do espetacular Mercedes 300SL “Gullwing”, o Mercedes 300SL R107 foi um carro com pouco impacto na história da marca da estrela.

No entanto, o facto de ser descapotável, de ser equipado com um potente motor 2.7 de 185 cavalos, e sobretudo de ser considerado raro, pois não foram produzidas muitas unidades, farão com que este seja um dos carros que vão valorizar em breve.

Atualmente é possível comprar um destes modelos por menos de 17.500 euros. Contudo, em poucos anos este valor deverá superar os 30.000 euros, pois já reúne todas as condições para ser considerado um clássico pelo Automóvel Clube de Portugal.

6

Ferrari F328 GTS

Sabia que os Ferrari antigos com caixa manual são considerados pelos especialistas como os carros que mais vão valorizar nos próximos anos? Daí a escolha pelo Ferrari F328, um clássico da era moderna.

O motor desta berlinetta de tração traseira é um V8 de quatro válvulas com 3195 cc colocado numa posição transversal central, debitando 270 cv. Deste modelo que anuncia 0-100 km/h em 5,5 segundos, foram construídas 6068 unidades em 1989.

O 328 GTS fez aparições na TV em séries como “Dallas”, “Falcon Crest”, “Nikita” ou “LA Story”. Além disso, mas também no cinema, nomeadamente na comédia “Beverly Hills Cop II”, com Eddie Murphy.

A partir de 70.000 euros é possível encontrar este modelo no mercado.

7

Lancia Delta HF Integrale

O Lancia Delta HF Integrale é dos desportivos mais recordados com paixão das décadas de 1980 e 1990 e entra na lista dos carros que vão valorizar. Concebido por Giorgio Giugiaro, o primeiro Lancia Delta foi apresentado em 1979 no salão de Frankfurt, Alemanha. No ano seguinte, foi eleito Carro do Ano na Europa.

Apesar das versões de competição partirem de carros de produção, no Lancia Delta Integrale invertiam-se um pouco os papéis. O espírito dos rallys do Integrale refletia-se nas versões de estrada, com os carros de série a fazerem bater os corações dos amantes de automóveis.

É hoje em dia considerado um clássico, e com o passar dos anos, mais clássico e ainda mais raro se tornará, pelo que o seu valor seguramente continuará a subir.

8

Honda Integra Type R

Este é provavelmente o carro que definiu aquilo em que a Honda se viria a tornar. Ou seja, numa das construtoras mais icónicas do mercado dos desportivos; uma construtora especializada em fabricar carros com elevado desempenho, robustos, fiáveis e divertidos de conduzir.

Se é verdade que não conseguiu dar lucro à Honda, não é menos verdade que ajudou a aumentar a imagem da marca nipónica. Hoje, o Honda Integra Type R é, de forma inequívoca, um autêntico ícone dos anos 90, da tração dianteira e do mundo automóvel.

Apesar disso, continua a ser considerado um dos melhores Hondas de sempre. Estes carros estão hoje disponíveis a partir de 20.000 euros.

9

Jaguar XJ

Originalmente lançado em 1968, o Jaguar XJ sedã foi o carro que catapultou a Jaguar como uma referência no mercado de luxo automóvel.

A última versão deste modelo, produzida entre 2003-2007, é a uma das oportunidades a manter debaixo de olho. Com uma estrutura toda em alumínio, uma grande variedade de motores, incluindo um 2.7 -Litro V6 diesel, é uma excelente opção para quem gosta de conforto e luxo.

Por outras palavras, é um verdadeiro clássico em potência. Os preços oscilam entre os 10.000 e os 15.000 euros. Caso esteja interessado num destes carros, aconselhamos a investir talvez mais alguns euros e comprar um modelo bem estimado, pois não tardarão a valer o dobro do dinheiro. É, sem dúvida, um dos carros que vão valorizar em breve.

10

Alfa Romeo GTV6

Não podíamos deixar um Alfa Romeo de fora desta lista de carros que vão valorizar em breve. A Alfa Romeo é provavelmente uma das marcas mais amadas do mundo automobilístico e é responsável por ter construído alguns dos modelos mais bonitos sempre, um dos quais o Alfa Romeo GTV6.

Numa era em que os motores introduzidos nos carros são praticamente todos turbo, o barulho de um motor V6 acoplado a uma caixa manual será um som que em breve vamos ter saudades, e é por isso que os exemplares bem estimados deste modelo veem os seus valores disparar.

Com um motor V6 de 2 500 cm³ e 170 cavalos, pode esperar pagar cerca de 25.000 euros por um destes exemplares, mas se esperar alguns anos poderá ver a cotação destes carros superar os 30.000 ou 40.000 euros.

Com efeito, não temos nenhuma bola de cristal para prever o futuro. Mas temos algumas certezas. Assim, podemos assegurar-lhe que alguns carros desta lista daqui a apenas uma dezena de anos deverão custar o dobro daquilo que custam hoje.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].