Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
21 Mai, 2018 - 14:33

Carros seminovos: sim ou não?

Júlia Rocha

Precisa de comprar automóvel e a categoria de carros seminovos chamam-lhe a atenção? Saiba o que caracteriza este tipo de carro.

Carros seminovos: sim ou não?

Precisa de comprar um novo automóvel, mas a parte do “novo” está efetivamente fora de questão? Está a pensar num usado, mas teme os riscos desse tipo de negócio? A solução pode estar em fazer uma pesquisa na área dos carros seminovos.

Pode existir alguma confusão entre carros seminovos e carros usados. A partir do momento em que um automóvel deixa o concessionário, deixa de ser novo. A grande diferença entre usados e seminovos é, de facto, a utilização que eles têm. Ou seja, um carro já usado, mas com um reduzido número de quilómetros é um seminovo. Dentro desta categoria incluem-se então carros com quilometragem baixa, manutenção em dia e preços atraentes.

Carros seminovos: como reconhecê-los e onde comprar

carro

Não existe legislação que regule os critérios que consideram um carro como seminovo. Acaba por partir das interpretações dos comerciantes e concessionários ou marcas. Muitos consideram um carro como seminovo desde que tenha menos de dois anos de uso (só a partir deste período de tempo é um usado), outros pelos poucos quilómetros, etc.

Se optou por um seminovo por ter receio de fazer um mau negócio com um usado, saiba que também deve ter alguns cuidados com esta categoria. Infelizmente, não há formas de garantir que o negócio vai ser mais ou menos benéfico. Não são poucos os comerciantes que usam o termo carros seminovos de forma leve, com a intenção de escoar o stock de viaturas.

Ao comprar um seminovo tenha muito cuidado com o estado do carro. A manutenção é sem dúvida um fator mais importante do que a baixa quilometragem. Outro fator que não deve descurar é a garantia: todos os carros comercializados por concessionários, quer sejam novos, usados ou seminovos devem ter garantia de dois anos, ou de um ano, em caso de acordo.

Evite negócios online e prefira dirigir-se a concessionários de renome. Podem dar-lhe mais garantias a nível da manutenção automóvel e do bom estado do veículo. Peça também para experimentar o carro antes de comprar.

Vantagens dos carros seminovos

Preço – apresentam preços bastante competitivos e pode até encontrar um carro seminovo bem equipado pelo mesmo preço de um novo “inferior”;

Trocas – se gosta ou prefere trocar de carro com frequência, seminovos são uma excelente escolha;

Desgaste – apresentam menos desgaste do que um usado.

Veja também: