André Freitas
André Freitas
21 Nov, 2019 - 12:45
homem a vender carro a casal

Saiba qual a melhor altura para comprar carro

André Freitas

A oscilação dos mercados influencia a melhor altura para comprar carro. Por isso, conheça as temporadas certas para o fazer e boas oportunidades de negócio.

O artigo continua após o anúncio

O mercado automóvel cada vez mais está assente na imprevisibilidade das contínuas mudanças do segmento, na apresentação de propostas de motorizações mais potente e eficientes e na atualização assídua dos modelos para acelerar o ritmo de vendas.

Neste prisma, é importante saber qual é a melhor altura para comprar carro, especialmente se pretender comprar um carro novo, e quando tem maiores probabilidades de usufruir de alguma campanha especial ou de algum desconto ocasional.

Sendo que comprar um automóvel é uma aquisição de valores elevados, potenciamente o segundo maior investimento da sua vida, é normal que os consumidores procurem descobrir quais as melhores épocas do ano para avançarem para a compra.

Conheça todos os momentos que o levarão, com maior probabilidade, a conseguir concretizar um bom negócio.

QUAIS SÃO AS MELHORES ALTURAS PARA COMPRAR UM CARRO E PORQUÊ?

casal a comprar carro novo

O planeamento é fundamental. A menos que fique sem o automóvel por algum motivo, ou necessite de um novo com muita urgência, vai ter tempo para planear a compra.

O primeiro conselho é esse mesmo: procure com calma e tempo. A menos que encontre uma excelente oferta que não suscita qualquer dúvida, pare e pense.

Estas são então as melhores alturas para comprar um carro novo.

1. Final do ano

O final do ano é, sem dúvida, a melhor altura para comprar carro. Claro que é possível fazer excelentes negócios fora deste período, mas este momento é o mais propício.

O artigo continua após o anúncio

Se combinar vários factores, como os que vamos apresentar posteriormente, pode conseguir melhores negócios do que os que encontra no final do ano. No entanto, a regra geral é esperar pelo fim de ano. 

E porquê? É nesta altura que os stands automóveis oferecem mais descontos com o objetivo de atingirem (ou até superarem) o objetivo de vendas anual, venderem carros matriculados nesse ano, escoar stock, entre outros.

Para além disso, a grande maioria das pessoas prefere comprar carros em janeiro tendo em conta a desvalorização futura do automóvel. É nos últimos meses do ano que são oferecidas grandes contrapartidas para a compra de carro novo.

E se estiver à procura de um descapotável? É sem dúvida no final do ano que o deverá comprar.

Assim, procure anúncios referentes a campanhas de final de ano, de Natal ou de campanhas especiais, tais como: a Black Friday.

E não se esqueça de um outro aspeto: com a entrada de um ano novo, pode haver um aumento de impostos.

Ao contrário do que se possa pensar, é aos sábados e domingos que se vendem mais carros nos stands e feiras de automóveis, mas será igualmente importante mencionar que esta não será a altura ideal para conseguir negociar valores mais flexíveis, uma vez que a densidade de clientes proporciona uma maior competitividade na proposta de valores.

Contudo, se visitar um stand automóvel numa terça ou quarta-feira, encontrará o local mais vazio, o que proporcionará uma boa oportunidade de negociação.

O artigo continua após o anúncio

2. Final do mês

Da mesma forma que o final do ano é uma boa altura para comprar um carro, também o final do mês é.

Com a finalidade de atingir os objetivos mensais, o vendedor pode facilmente apresentar-lhe um bom negócio, muitas vezes abdicando até de parte da sua comissão de venda.

Assim, se não quiser (ou não puder) esperar até ao final do ano, pelo menos tente esperar até o final do mês.

3. Fase final do design do modelo

Muitas vezes as marcas optam por continuar a fazer o mesmo modelo, com o mesmo nome, mas com um novo design. É aquilo a que muitas vezes se chama de restyling (alteram-se alguns pormenores como o design das óticas, grelha frontal, interiores, entre outros). 

Estas alterações servem para que as marcas refresquem o aspeto seus modelos, potenciando um impulso na venda dos modelos. Servem ainda para criar grandes oportunidades de negócio para os compradores.

Se procura um carro usado, e não se importa se tem a versão mais recente do modelo em causa, esperar pela entrada no mercado de uma nova versão do modelo que pretende comprar é uma boa opção.

4. Fase final de produção do modelo

Esta fase é, sem dúvida, uma excelente oportunidade. Também quando há lugar à descontinuidade de produção de um modelo, os valores de venda desse modelo tendem a baixar.

Quer seja com o objetivo de cumprir metas de venda ou de escoar stock, é na fase em que um modelo é descontinuado que são feitas as maiores e melhores ofertas. Muitas das vezes são oferecidos equipamentos de série, que anteriormente eram vendidos como extra, e muitas vezes, bem custosos.

O artigo continua após o anúncio

Se procura comprar um carro novo, nesta altura poderá encontrar uma boa oportunidade de negócio.

Outras considerações

Outra boa sugestão acerca da melhor altura para comprar carro, relaciona-se com o segmento dos automóveis descapotáveis, em estações do ano pouco favorecidas pelo sol.

Por isso – e mais uma vez – com a escassez da procura, as oportunidades de negócio aumentam. Logo a melhor altura para comprar descapotáveis, é mesmo no inverno.

A melhor altura para comprar carro requer que seja, igualmente, a melhor altura para concretizar um bom negócio. Acompanhe por perto o mercado automóvel e a influência que este poderá ter no nascimento das melhores oportunidades de compra.

Veja também