Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
07 Nov, 2019 - 12:54

Carros usados voltam a ter o selo de qualidade. Saiba o que é e como será atribuído

André Freitas

Os carros usados vão voltar a ter um selo de qualidade automóvel atribuído pela ACAP. Conheça as vantagens para os compradores e para as empresas.

carros usados para venda

Numa parceria com o Centro de Arbitragem Automóvel e a plataforma Standvirtual, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) volta a atribuir um selo de qualidade automóvel.

Saiba tudo sobre o selo de qualidade automóvel, quais as vantagens para o consumidor e para as empresas aderentes a este programa.

O que é o selo de qualidade automóvel?

selo qualidade automóvel

O selo de qualidade automóvel é uma espécie de “certificado” que atesta a competência e qualidade dos stands na venda de carros.

Após 12 anos, este selo regressa com o objetivo central: apostar na transparência dos negócios de venda de automóveis usados, em Portugal. Este processo insere-se na iniciativa Programa Usado ACAP.

O que é o Programa Usado ACAP?

Este programa é, essencialmente, um conjunto de vantagens para os compradores de veículos automóveis usados, e para as empresas que optarem por aderir ao programa.

Basicamente, o consumidor tem uma espécie de “garantia” ao efetuar um negócio com uma empresa de confiança. Isto porque a empresa procede de acordo com a legislação aplicável e adopta as “boas práticas” comerciais,

Da mesma forma, é vantajoso para as empresas pois estão a comunicar ao comprador que o negócio será seguro.

Para além do certificado de “segurança”, as empresas também conseguirão ter uma maior visibilidade, podendo, assim, ter acesso a mais oportunidades de negócio. 

Como funciona este programa?

Para poderem participar neste programa, as empresas de comercialização de automóveis usados devem apresentar, voluntariamente, e através do envio de um e-mail, o seu pedido de adesão.

Para além desta candidatura voluntária, as empresas têm que cumprir algumas regras. A saber:

  • terem filiação na ACAP; 
  • subscrever o Protocolo de Adesão ao programa;
  • passar por processos de validação do cumprimento do programa (auditorias), realizados por empresas credenciadas pela ACAP (análise das instalações e das viaturas para venda; análise documental do stock, vendas realizadas no passado e do registo de reclamações).

Depois de formalizada a adesão, a ACAP enviará para a empresa alguma documentação de apoio, nomeadamente:

  • o Manual Operativo e o Dossier do Cliente: documentos e minutas, para apoio à implementação do Programa; 
  • o Selo de Qualidade Automóvel: a ser colocado no stand e em material publicitário.

Os documentos propostos pela ACAP poderão sempre ser adaptados à realidade de cada empresa, mas têm sempre que cumprir determinadas regras e critérios.

A empresa aderente pode ser excluída do programa, caso se verifique que não são cumpridas as normas do mesmo, nomeadamente:

  • alteração de dados dos automóveis comercializados;
  • avaliação negativa nas auditorias;
  • tratamento incorreto das reclamações apresentadas pelos compradores.

Como saber quais são as empresas aderentes ao programa?

Se quiser saber quais as empresas que aderiram a este programa, pode fazer uma simples pesquisa no site da ACAP, ou no do Standvirtual.

No site da ACAP pode até fazer uma pesquisa por distrito ou diretamente pelo nome da empresa.

O Selo Aderente poderá ainda ser encontrado nos stands aderentes.

Quais são os benefícios para o comprador?

carros usados para venda

De acordo com a informação disponibilizada no site do programa, vão ser várias as vantagens para o comprador. Destacam-se as seguintes:

Qualidade

Os veículos vendidos terão que seguir a regulamentação existente para a construção, utilização e venda de veículos em Portugal.

Os carros usados estarão sujeitos a um controlo padronizado, feito com base numa lista de controlo recomendada pela ACAP.

Transparência

Todas as eventuais não conformidades do automóvel (não resultantes da utilização do veículo e sempre sem colocar em causa a segurança do mesmo) ficarão devidamente registadas no contrato de compra e venda.

Garantia

Todas as garantias (de fabrico, legais, comerciais) e prazos respetivos, ficarão igualmente registadas no contrato de compra e venda.

Histórico e quilometragem do veículo

Todo o histórico do carro, assim como a quilometragem do mesmo, será disponibilizado ao comprador.

Contrato de Compra e Venda

Todos os aderentes ao programa utilizarão o modelo de contrato de compra e venda recomendado pela ACAP, ou um documento semelhante, com o objetivo de incluir toda a informação relevante. 

Condições de pagamento e ofertas especiais

As condições de pagamento e eventuais ofertas especiais ficarão registadas no contrato de compra e venda.

Reclamações

Todos os aderentes ao Programa Usado ACAP dispõem de Livro de Reclamações, em formato físico e online.

Veja também