Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
01 Jun, 2020 - 15:30

Que tipo de carta precisa para conduzir moto 4? Saiba a resposta

André Freitas

Qual o tipo de carta necessária para poder conduzir uma moto 4? De carro ou de mota? Saiba a resposta e evite problemas legais.

carta de moto 4

Uma dúvida recorrente para os condutores é o tipo de veículos que podem conduzir consoante a categoria da carta de condução de que dispõem.

Ao contrário do que se possa pensar, embora seja apelidada de moto, a moto 4 é um quadriciclo. Isto significa que terá que possuir uma carta de condução com a categoria B ou B1 para estar habilitado, legalmente, a conduzir este tipo de veículos.

Porque é que só posso conduzir moto 4 com carta de categoria b?

moto 4

De acordo com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a carta de ligeiros habilita legalmente todos os condutores a manobrarem uma moto 4, porque esta é considerada um quadriciclo.

Para o ajudar a perceber as diferentes exigências no que às cartas de condução diz respeito, é importante distinguir os motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos.

  • O Motociclo: é um veículo com duas ou três rodas, com motor de propulsão, cilindrada superior a 50 cm3 , ou que, em patamar ou por construção, possa ultrapassar a velocidade de 45 km/h;
  • O Ciclomotor: é um veículo com duas ou três rodas, com um motor de cilindrada até 50 cm3 (se se tratar de um motor de combustão interna) e com uma velocidade máxima, em patamar ou por construção, que não pode exceder os 45 km/h;
  • O Triciclo: é o veículo dotado de três rodas dispostas simetricamente, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h.
  • O Quadriciclo é um veículo de 4 rodas que pode ser classificado como:
    • Ligeiro – veículo com velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, cuja massa sem carga não exceda 350 kg, excluída a massa das baterias no veículo eléctrico e com motor de cilindrada não superior a 50 cm3, no caso de motor de ignição comandada, ou cuja potência máxima não seja superior a 4 kW, no caso de outros motores de combustão interna ou de motor eléctrico;
    • Pesado – veículo com motor de potência não superior a 15 kW e cuja massa sem carga, excluída a massa das baterias no caso de veículos eléctricos, não exceda 400 kg ou 550 kg, consoante se destine, respectivamente, ao transporte de passageiros ou de mercadorias.O motociclo: é um veículo com duas ou três rodas, com motor de propulsão, cilindrada superior a 50 cm3 , ou que, em patamar ou por construção, possa ultrapassar a velocidade de 45 km/h.

O que posso conduzir com carta de condução de categoria B?

Os titulares de uma carta de condução de categoria B estão legalmente habilitados a conduzir “veículos a motor com massa máxima autorizada não superior a 3500 kg, concebidos e construídos para transportar um número de passageiros não superior a oito, excluindo o condutor, a que pode ser atrelado um reboque com massa máxima até 750 kg ou, sendo esta superior, desde que a massa máxima do conjunto formado não exceda 3500 kg”.

Os titulares da carta de condução B também estão habilitados a conduzir por isso automóveis ligeiros, quadriciclos, ciclomotores e alguns motociclos.

a) Carta de condução B1: “quadriciclos de potência não superior a 15 kW e cuja massa máxima sem carga, excluindo a massa das baterias para os veículos elétricos, não exceda 400 kg ou 550 kg, consoante se destine respetivamente ao transporte de passageiros ou de mercadorias”;

b) Veículos da categoria AM: motociclos e ciclomotores cuja cilindrada não ultrapasse os 50 cc cuja velocidade máxima não ultrapasse os 45 km/h (não pode transportar passageiros ou mercadorias);

c) Veículos da categoria A1: motociclos de 125 cc limitada a 15 cv de potência (11 kw) – pode transportar um passageiro;

Requisitos legais para obter a carta para conduzir uma moto 4

moto 4

Para obter uma carta de condução na categoria B, é necessário ter uma idade igual ou superior a 18 anos. Em relação à categoria B1, o requisito de idade mínima é de 16 anos e é necessário, tal como no caso da categoria A1, apresentar uma autorização escrita emitida por quem exerce o poder paternal.

Jogue pelo seguro, e saiba que quando quiser conduzir uma moto 4 deverá ser detentor de uma carta de condução da categoria B ou B1.

A obtenção destes títulos pressupõe a inscrição numa escola de condução e a respetiva aprovação no exame teórico e no exame prático.

Veja também