Os carteiros não são uma profissão em extinção. Os emails ou as empresas de entrega nacionais e internacionais podem parecer uma ameaça. Mas já ponderou o que é ficar sem serviço de correio?
O E-Konomista dá-lhe umas dicas sobre os segredos dos carteiros. De certeza que vai olhar com outros olhos para estes homens e mulheres que diariamente lhe deixam as cartas na sua caixa de correio. E facilitar-lhes um pouco a vida.
Carteiros: o que gostariam de lhe dizer
Sempre com pressa
É verdade. Os carteiros estão sempre com pressa. Têm milhares de cartas e encomendas para entregar. Formulários para preencher e dar a preencher. Uma rota e um horário para cumprir. Compreenda!
Esferográfica à mão
O carteiro traz por vezes cartas registadas com aviso de receção e é preciso que as assine. Tenha sempre uma esferográfica à mão e evite canetas de feltro. O carteiro não perde tempo e se estiver a chover a tinta da caneta não se dilui no papel.
Tenha cuidado com a sua imagem
Evite ir à porta receber as suas cartas de roupão, pijama ou indumentárias demasiado informais.
O meu cão não morde
O cão não morde. É uma frase bastante comum num proprietário de um destes animais de quatro patas. Será certo que não o morde, mas poderá amedrontar um desconhecido que toca à sua porta. Não é simpático assustar alguém que lhe está a prestar um serviço.
Um jardim bem cuidado
Gosta de plantas e tem um jardim bem cuidado. Isso é ótimo. Tenha, no entanto, atenção à sua caixa de correio. Não deixe que flores e heras cresçam e tapem a caixa. Procurar a entrada da caixa é perder tempo na rota.
Estacionamento
Aplique a mesma regra. Não estacione o carro em frente à caixa de correio. O carteiro terá dificuldade em passar e em deixar as suas cartas na caixa.
Analise os preços
Não diga que o serviço dos correios é caro sem antes comparar preços. Se quer enviar uma encomenda analise os preços e os tempos de entrega das várias operadoras. Não parta do princípio que os correios são mais caros e menos eficazes.
Longe, mas perto
Os carteiros levam as cartas e encomendas aos locais mais remotos. Seja a pé, de bicicleta, mota ou carro, a carta irá chegar à morada certa.
Uma visita esperada
Em muitos locais do país, os carteiros são um elo de ligação entre pessoas e o resto do mundo. Há pessoas que aguardam com ansiedade a chegada do seu carteiro, não só para receber as cartas, mas para dois dedos de conversa. O carteiro também traz notícias e são bem recebidas por todos aqueles que estão sozinhos ou vivem mais isolados.
Veja também: