Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
24 Jan, 2020 - 14:57

Como saber se a sua casa de férias tem câmaras escondidas

Luísa Santos

Prevenir-se e estar preparado para saber se a sua casa de férias tem câmaras escondidas pode evitar situações muito desagradáveis. Saiba como.

Como saber se a sua casa de férias tem câmaras de vigilância escondidas

Quando vai de férias, pode optar por diferentes tipos de alojamento: hotéis, hostels, apartamentos, casas… São muitas as opções que existem hoje em dia, em várias plataformas disponíveis para as reservas desses espaços. Por isso, estar preparado e saber se a sua casa de férias tem câmaras escondidas pode evitar situações muito desagradáveis.

A maior parte dessas situações acontece em sítios como apartamentos ou casas que podem ser reservadas através de plataformas como o AirBnb ou a Homeaway, por exemplo.

Tratam-se de plataformas que possibilitam a uma pessoa arrendar um espaço próprio, pelo que não estão dependentes de uma cadeia de hotéis, por exemplo, onde a lei que concerne a existência de vigilância é mais clara.

Descubra se a sua casa de férias tem câmaras escondidas

mulher numa piscina

As políticas de privacidade e segurança estão (ou devem estar, à partida) definidas em plataformas de reserva de espaços para férias. Como tal, importa ter isso em consideração no sentido de saber se a sua casa de férias tem câmaras de vigilância escondidas.

Por esse motivo, deve inteirar-se, por completo, das políticas definidas por casa plataforma do género. No caso da AirBnb, por exemplo, os anfitriões são obrigados a avisar previamente os seus hóspedes sobre se existem equipamentos de vigilância e onde.

Mas não é só isso que está estipulado. Para além da obrigatoriedade de existir transparência de informação, existem certos locais que estão, à partida, interditos à colocação de dispositivos de vigilância, como é o caso de quartos ou casas de banho.

Por isso, não se pode dizer que seja proibido os anfitriões terem equipamento de vigilância nas suas propriedades, até porque, por questões de segurança, eles podem e devem existir. Contudo, os clientes têm de ser claramente informados sobre a sua existência.

E se essas políticas não existirem?

Deve, em todo o caso, procurar bem nessas plataformas se esse tipo de políticas existem ou não. Pode, até, entrar em contacto tanto com a plataforma em si, como com o anfitrião que o irá receber. Saiba, por isso, que é completamente legítimo esclarecer as suas dúvidas acerca da existência de equipamentos de vigilância.

Se essa oportunidade não existir, ou se já efetuou a sua reserva e, agora, não quer perder o seu dinheiro, o melhor mesmo é estar atento quando chegar à propriedade. Nessa situação, para como saber se a sua casa de férias tem câmaras de vigilância escondidas, esteja atento a câmaras mais pequenas, usualmente colocadas no teto.

Podem também estar embutidas em detetores de incêndio, sensores de movimento (utilizados para a economização de energia), computadores ou até em alguns dispositivos USB. Todo o cuidado é pouco se sentir que a sua privacidade está a ser ameaçada.

Veja também