Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
27 Abr, 2018 - 07:00

Casas do Vale do Ninho: um refúgio sustentável na Serra da Lousã

Isadora Freitas

As Casas do Vale do Ninho, na Aldeia do Xisto da Ferraria de São João, são um espaço inovador, ideal para se fundir com a natureza e fugir ao quotidiano.

Casas do Vale do Ninho: um refúgio sustentável na Serra da Lousã

As Casas do Vale do Ninho, ou VN Nature, reerguidas a partir de ruínas das casas e palheiros do Vale do Ninho, são um projecto inovador de ecoturismo sustentável, que oferece aos seus visitantes um refúgio moderno em comunhão com a natureza.

Rodeadas de uma paisagem verdejante e equipadas com tecnologia de energias renováveis, as várias casas de pedra reconstruídas num projecto do arquitecto Pedro Brígida são espaços plenos de conforto e comodidade, ideais para uma escapadinha temperada com a serenidade do campo.

É também um alojamento bike friendly, preparado para receber ciclistas, e onde poderá relaxar junto à piscina biológica, que resulta da purificação de água através de um processo integralmente natural.

Vale do Ninho: casas perfeitas para uma escapadinha no campo

1. Casa Noitibó

Vale do Ninho

A Casa Noitibó é um estúdio decorado de forma simples e moderna que pode albergar até três pessoas. A casa conta com uma cama de casal, uma kitchenette, uma casa de banho e uma sala, onde irá encontrar uma cama individual basculante por detrás do sofá. Com vista sobre a aldeia e o envolvente natural, é a casa ideal para passar um fim de semana diferente numa aldeia com História.

Preço por noite: desde 90 € Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

2. Casa do Cuco

Vale do Ninho

A Casa Cuco, por sua vez, é uma villa onde poderão ficar alojadas quatro pessoas. Com uma cama de casal num quarto com varanda privativa, duas camas individuais nos espaços comuns em open space, duas casas de banho, uma cozinha completa e um terraço que comunica com o jardim, é um espaço amplo e confortável onde a madeira no chão e nas paredes fazem transparecer a tranquilidade que se vive no campo.

Preço por noite (pequeno-almoço opcional): desde 110€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Vale do Ninho: actividades a não perder

Vale do Ninho

Uma das particularidades do projecto de recuperação das Casas do Vale do Ninho é a colaboração de habitantes da Ferraria de São João, numa tentativa de integrar a cultura e práticas locais e de partilhar com os visitantes o que de mais genuíno há na aldeia. Nestas casas reconstruídas a pensar no conforto de quem as visita e no respeito pela natureza, poderá encontrar várias actividades para todos os gostos.

Se visitar o Vale do Ninho com os mais pequenos da família, sugerimos que se aventurem em workshops de pão em forno a lenha ou no jardim orgânico, num piquenique na floresta ou, até, numa aventura feliz de geocaching na aldeia. Para explorar a natureza envolvente, poderá ainda partir em percursos pedestres ou em BTT, aventurar-se em escaladas ou fazer canoagem no rio Zêzere.

Aldeia do Xisto de Ferraria de São João

Vale do Ninho

Encaixada no extremo sul da Serra da Lousã, a duas horas de distância do Porto e de Lisboa, a Ferraria de São João é uma Aldeia do Xisto onde a ruralidade e o turismo activo convivem de forma harmoniosa. Aberta ao mundo sem perder a sua essência, a aldeia é habitada pela entreajuda de quem por lá vive e por uma energia incrível que celebra a genuidade do campo.

São várias as singularidades deste lugar na Serra da Lousã que não irá querer perder, tais como um magnifico sobreiral, um vasto conjunto de currais tradicionais, um Caminho do Xisto, um Centro de BTT e um FunTrail para os mais novos. Aproveite ainda para conhecer a Aldeia Viva, um projecto destinado a manter vivas as tradições da Ferraria de São João, onde poderá regressar às raízes com o atelier da horta, do pão ou do queijo, ou, simplesmente, participar numa visita guiada à aldeia.

Veja também: