Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrick Antunes
Patrick Antunes
09 Out, 2018 - 14:47

5 casos em que a Siri salvou a vida de alguém

Patrick Antunes

É provável que nos momentos de maior aflição não nos lembremos da Siri, mas vale a pena conhecer 5 situações em que a Siri salvou vidas humanas.

5 casos em que a Siri salvou a vida de alguém

Quando nos encontramos num momento de maior aflição, é provável que a primeira ideia que nos ocorra seja ligar para o número de emergência, e certamente é a melhor ideia que podemos ter em determinadas circunstâncias.

Na melhor das hipóteses somos nós que marcamos o número e ligamos, mas e se isso não for possível? De entre vários situações, damos a conhecer 5 casos em que a Siri salvou a vida de alguém.

A Siri é um assistente virtual que podemos encontrar nos gadgets da Apple, como no iPhone e no Mac. O assistente utiliza comandos de voz para responder a questões, fazer recomendações e, em alguns casos, salvar vidas. Nestas situações, seja sorte ou não, as pessoas que corriam perigo de vida conseguiram utilizar este sistema para se salvarem.

5 casos em que a Siri salvou vidas humanas

5 vezes que a Siri salvou a vida de alguém

1. Debaixo de duas toneladas de metal

De acordo com uma notícia do The Guardian, Sam Ray, de 18 anos, diz ter sido salvo pelo serviço de reconhecimento de voz do seu iPhone. O jovem encontrava-se debaixo do camião a fazer reparações quando o macaco hidráulico cedeu.

Debaixo de duas toneladas de metal e perdido no meio do deserto, enquanto se tentava libertar, ouviu a Siri ativar-se. Foi quando disse ao assistente para “ligar para o 911” (o número correspondente ao 112 em Portugal). Quando a agente Christina Lee atendeu pensou que seria um engano, mas quando ouviu os gritos enviou todos os recursos possíveis para salvar o jovem camionista.

2. Rutura de uma artéria

Depois de um jantar com amigos, Andrew Cho dirigiu-se para casa, mas começou a sentir fortes tonturas. Esse estado foi provocado pela rutura de uma artéria entre vértebras.

A acumulação de sangue no pescoço causou sérios danos à sua coluna. Caiu ao chão paralisado e a única salvação era o seu iPhone que tinha caído ao chão. Ele ativou a Siri com a boca e ligou para o número de emergência. O jovem foi salvo e espera-o um longo tempo de recuperação.

3. Menino de 4 anos salva a mãe

Roman, um menino de apenas 4 anos de idade, viu a sua mãe a cair inconsciente. Apesar de, no Reino Unido, as crianças serem educadas para contactar o número 999 em situações de emergência, este menino fez algo diferente.

Desbloqueou o iPhone da mãe pegando no polegar da progenitora e depois pediu ajuda à Siri, o que resultou numa chamada de emergência.

4. Um trio de pescadores em alto mar

Três pescadores encontravam-se a alguns quilómetros da costa quando ondas violentas começaram a ameaçar a embarcação onde se encontravam. O barco, com apenas 5 metros, não iria aguentar com a força das ondas.

Foi então que um dos pescadores pegou no seu iPhone 7 mas, como não conseguia usar os dedos por causa do frio, utilizou a função “Hey Siri”, falando para o smartphone e conseguindo, assim, contactar a guarda costeira que rapidamente enviou um helicóptero para salvar os pescadores.

5. Mãe salva bebé de apenas um ano

Stacey Gleeson viu a sua bebé de um ano ficar azul e rapidamente tentou socorrer a filha. O seu iPhone caiu ao chão quando tentava os primeiros socorros. Foi aí que se lembrou da Siri.

Rapidamente pediu à Siri para que contactasse o número de emergência e a aplicação alertou os serviços. A bebé foi salva e a mãe enviou uma carta para a Apple a agradecer. Disse que antes deste acontecimento pensava que a Siri era uma aplicação engraçada, mas que depois de tudo nunca irá fechar o assistente virtual.

Veja também: