Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Assunção Duarte
Assunção Duarte
07 Mai, 2018 - 10:05

8 truques do iPhone que provavelmente não conhece

Assunção Duarte

A Apple costuma esconder funcionalidades e atalhos que podem tornar muito mais eficiente a utilização do seu gadget de bolso. Descubra 8 truques do iPhone.

8 truques do iPhone que provavelmente não conhece

A nossa lista de truques do iPhone abrange uma série de utilizações básicas que podem ficar mais rápidas, simplificando bastante algumas das tarefas diárias que os utilizadores têm de executar.

Acha que conhece todos os truques do iPhone?

mulher usa iphone

1. Função SOS para emergências

Vá a Definições > Emergency SOS. Dentro desse menu, ative a Auto Call. Sempre que carregar 5 vezes seguidas no botão que liga e desliga o iPhone, ele fará uma chamada para o número de emergência local. Em alguns países e regiões, poderá ter de escolher o serviço de que necessita (ambulância, polícia, bombeiros, etc).

Se tiver adicionado contactos de emergência, o iPhone envia também uma mensagem de texto aos seus contactos para os avisar. Ele envia-lhes a sua localização atual, atualizando-os sempre que mudar de local.

Pode desativar esta função de aviso aos seus contactos mantendo a função SOS ativa. Se quiser, pode ainda preencher a sua ficha de ID com informação importante e útil, como o seu tipo de sangue ou se tem reações alérgicas a algum medicamento.

2. Captura de ecrã (screenshot)

No seu iPhone, mantenha premido o botão superior lateral (volume up). Toque no botão que liga e desliga o iPhone e solte imediatamente o botão lateral.

No iOS 11 vai aparecer a miniatura da captura de ecrã no canto inferior esquerdo. Toque nela para adicionar desenhos ou texto, ou mantenha premida para partilhar.

Se quiser fechar a miniatura, passe o dedo para a esquerda. Para a encontrar de novo aceda a Pictures > Albuns e toque nas capturas de ecrã.

melhores truques do iphone

3. Tirar fotografias

O terceiro na lista dos truques do iPhone não é apenas um, mas sim 3 segredos – e envolve o fantástico mundo das selfies.

Com o seu auricular

Os botões dos auriculares originais do iPhone, para além de controlarem o volume do som sem ter de tocar no telemóvel, também servem para tirar fotografias.

Se abrir a câmara do iPhone com os auriculares ligados, pode usá-los para tirar selfies ou fotografias em locais onde é difícil aceder aos botões do telemóvel. O seu auricular pode, assim, funcionar como um controle físico remoto para a câmara.

Enquanto grava um vídeo

Se estiver a filmar um vídeo também pode tirar fotos ao mesmo tempo. Basta clicar no ícone da máquina fotográfica, que aparece no ecrã com fundo branco enquanto está a filmar.

Pode tocar nele as vezes que quiser que não vai perturbar a gravação do vídeo. As fotos tiradas desta forma utilizam as configurações que tenha definidas para a captura de vídeo e não as da câmara normal.

Sem desbloquear o ecrã

Prima o botão ligar/desligar e vai aparecer a barra para desbloquear. Do lado direito aparece o ícone da câmara. Basta tocar nele e arrastar para o topo do ecrã e pode tirar fotografias imediatamente.

Depois de tirar a foto ela fica armazenada, mas não dá para fazer nada com ela a não ser que faça o desbloqueio normal. A vantagem é que não perdeu o momento do clique a colocar uma password ou a abrir a app da câmara.

4. Regressar rapidamente ao topo da página

Se fizer um scroll muito longo na página que está a consultar, como facilmente pode acontecer no Facebook ou no Instagram, para regressar ao feed inicial basta clicar nas horas que estão no topo central do ecrã. Um pequeno toque e voltará imediatamente ao início da página.

5. Fazer Undo à última acção

O iPhone não vem com um botão de Undo, mas pode fazê-lo sempre que quiser se agitar fisicamente o seu equipamento. Ao agitar volta atrás na sua última ação.

É muito útil para quando está escrever uma mensagem e quer desistir do texto, ou quando apagou qualquer coisa que não queria. Também pode ser utilizado no emailpara ações como arquivar ou mover mensagens entre pastas.

truques do iphone

6. Poupar bateria com ecrã a preto e branco

Há muitas maneiras de aceder ao modo de baixo consumo do seu iPhone. Basta ir a Settings > Battery > Low Power Mode. Mas uma das maneiras mais simples é colocar o ecrã a preto e branco – no Settings > General > Accessibility > Grey scale. Há quem diga que este passo simples até ajuda a não estar tantas horas a “viciar” no seu smartphone.

Não se esqueça que pode tirar fotografias à vontade, pois mesmo em modo de escala de cinzentos, elas vão ser guardadas a cores. Pode confirmá-lo mudando de novo o seu ecrã para o modo a cores.

7. Tornar um ecrã grande acessível ao polegar

Se tiver um modelo com um ecrã muito grande e difícil de aceder com apenas uma mão, é possível deslocá-lo para baixo, onde pode aceder com o seu polegar a todos os ícones do ecrã. Basta tocar duas vezes seguidas o botão de ligar e desligar.

Se essa funcionalidade o incomoda num ecrã mais pequeno, basta desativá-la no Settings > General > Accessibility > Reachability.

8. Temporizador para música

Vá para a app do relógio e selecione Timer > When Timer Ends. Em vez de escolher um toque de alarme, procure Stop Playing e programe a hora desejada. O que vai acontecer é que, na hora determinada, qualquer música ou vídeo que esteja ativo vai parar.

Um truque muito útil para quem costuma adormecer com música a tocar e não quer que fique ligada toda a noite, poupando bateria. Funciona igualmente nas músicas do Spotify.

É muito útil, também, para quem quer controlar o tempo que gasta a ver séries ou filmes quando tem que estudar ou trabalhar. Assim, os seus intervalos serão mais bem controlados.

Para saber mais sobre estas e outras funcionalidades que o seu iPhone pode esconder consulte este guia do iPhone.

Veja também