Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
07 Mai, 2018 - 13:02

Turismo excêntrico: 6 dos cemitérios mais famosos do mundo

Patrícia Abreu

Conheça 6 dos cemitérios mais famosos do mundo e perceba os motivos da sua fama. Atreve-se a embarcar nestas viagens connosco?

Turismo excêntrico: 6 dos cemitérios mais famosos do mundo

São as personalidades ali enterradas e o estilo arquitetónico que fazem os cemitérios mais famosos do mundo. Muitas das campas são verdadeiros monumentos e obras de arte a céu aberto. Por isso, ao contrário do que possa pensar, alguns destes cemitérios são pontos turísticos dos mais visitados do mundo e são utilizados como verdadeiros parques urbanos, ou mesmo lugares de meditação.

Surpreenda-se com alguns dos cemitérios mais famosos do mundo

Cemitério Père-Lachaise, Paris

paris

Fonte: Pixabay/139904

Não é por acaso que o Cemitério do Père-Lachaise é um dos cemitérios mais famosos do mundo. É nele que se encontram interessadas importantes celebridades da História e das Artes como Edith Piaf, Chopin, Delacroix, Georges Méliès, Jim Morrison, Oscar Wilde, entre outras.

Este local é tão visitado que o túmulo de Oscar Wilde teve que ser limpo em 2011, já que se impôs uma tradição em que se passava um batom nos lábios e se beijava o túmulo do escritor, que agora se encontra protegido por um vidro.

Cemitério de Montjuic, Barcelona

espanha

Fonte: Pixabay/kaimueller1

Já o Cemitério de Montjuic é também famoso pelas celebridades lá, como famosos relevantes da História e Cultura catalãs: Lluis Companys, Francesc Maciá ou o pintor Joan Miró. Contudo, crê-se que seja dos mais conhecidos e visitados cemitérios, pelas obras de arte de distintos autores e estilos arquitetónicos, onde se destaca o Modernismo catalão e que o convertem num autêntico museu ao ar livre.

Cemitério Nacional de Arlington, Virgínia

arlington

Fonte: Pixabay/1209

Não é de admirar que o Cemitério Nacional de Arlington seja outro dos cemitérios mais famosos do mundo, pois é lá que se encontram enterrados os veteranos das principais guerras, desde a Guerra da Independência até ao conflito com o Iraque.

Para admiradores da História, é particularmente de tirar o fôlego poder ver o túmulo de John Fitzerald Kennedy, o “Túmulo do soldado desconhecido”, e o monumento aos falecidos na guerra do Vietnam.

Cemitério de Saint Louis, Nova Orleães

eua

Fonte: Commons/Darrylpearson

Na realidade, o Cemitério de Saint Louis, em Nova Orleães constitui-se de 3 cemitérios construídos nos séculos XVIII e XIX.

Neste cemitério impera uma lenda em torna do túmulo mais famoso, que é o de Marie Laveau, a “rainha do vodu”. Diz essa mesma lenda que se bate três vezes no túmulo e escreve “XXX” sobre a lápide, voltando a bater três vezes. Diz-se que a falecida Marie Laveau concederá um desejo a quem o fizer e lhe deixar um presente.

Antigo Cemitério Judeu, Praga

cemiterio judeu de praga

Fonte: Commons/Jorge Royan

O Antigo Cemitério Judeu de Praga começou a ser utilizado como cemitério no século XV e assim prosseguiu até 1787. É incrível o que se passou neste local, pois, por motivos religiosos, os judeus não podiam destruir túmulos de outros judeus nem mexer nos seus corpos e, desta forma, quando o cemitério encheu, começaram a colocar-se novas camadas de terra sobre as lápides que já existiam, dando origem a 12 camadas de terra e a 10 mil corpos enterrados num espaço caótico com 12 mil lápides.

Cemitério Monumental de Staglieno, Génova

genova

Fonte: Pixabay/elianemey

O Cemitério Monumental de Staglieno, além de ser dos cemitérios mais famosos do mundo, é também dos maiores da Europa e dos mais bonitos do mundo. Caminhar por este cemitério é equiparado a caminhar por ateliers de escultura e museus de altíssimo prestígio, ou não fossem as lápides decoradas ao mais ínfimo detalhe delicado e rodeadas por anjos e belas mulheres.

Veja também: