ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Luana Freire
Luana Freire
25 Abr, 2022 - 14:50

7 super benefícios do chá de cidreira

Luana Freire

Conhecida como a bebida quente que acalma, desintoxica o corpo e aumenta as imunidades, o chá de cidreira é super poderoso para o organismo.

7 benefícios do chá de cidreira

Esta é, provavelmente, a bebida calmante mais conhecida, mas o que muitos ainda não sabem é que ela é também um poderoso diurético, expetorante, antioxidante, calmante e remédio natural para problemas estomacais. Conheça os 7 benefícios do chá de cidreira e adote o seu consumo já.

Os super nutrientes da cidreira

A erva-cidreira possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais, tais como as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6, e ainda as vitamina A e C, e folato. Para além disso, para ajudar a manter o bom funcionamento do organismo, a infusão de cidreira oferece ainda minerais indispensáveis, como Potássio, Cálcio, Zinco, Ferro, Magnésio, Fósforo, Cobre e Manganês.

o chá de cidreira é um bom chá para dormir

Os 7 benefícios do chá de cidreira

1.

Efeito Calmante

A cidreira destaca-se pela sua ação sedativa e calmante, que ajuda a combater os efeitos da ansiedade e do stress, afastando ainda a insónia.

2.

Combate os sintomas do reumatismo

A toma diária de uma infusão de cidreira é eficaz no alívio do desconforto e da dor provocada pelo reumatismo.

3.

Alivia problemas estomacais

Por possuir um efeito antiespasmódico e carminativo, o chá de cidreira beneficia o sistema digestivo e alivia mesmo os problemas gástricos que têm origens associadas ao stress e à tensão nervosa.

4.

Reduz os gases

Os especialistas em nutrição e saúde acreditam que a cidreira pode ajudar a reduzir a produção de gases, e a razão estaria relacionada à sua capacidade de relaxar os tecidos.

5.

Fortalece as imunidades

A cidreira colabora para restaurar alguns dos sistemas vitais que ajudam o corpo a produzir defesas, aumentando a absorção de nutrientes e reforçando os mecanismos de imunidade. Isso inclui os processos naturais relacionados à digestão, aos sistemas respiratório e nervoso, e ainda à excreção.

6.

Tem poder antioxidante

A cidreira possui forte ação antioxidante e é uma grande aliada no combate aos radicais livres, o que vai ajudar a evitar o envelhecimento celular prematuro, prevenindo doenças cerebrais degenerativas, cancro e problemas do coração.

7.

Alivia as cólicas

Esta erva é indicada para as mulheres que sofrem com as cólicas menstruais e a razão é simples: a cidreira promove a sensação de relaxamento também dos tecidos.

Como fazer o chá de erva-cidreira

Para fazer o seu chá de erva-cidreira aconselhamos apenas a utilização das suas folhas, secas ou frescas. Esta é a parte da planta onde estão concentradas todas as suas propriedades benéficas ao organismo.

Ingredientes:

  • 1 chávena de água
  • 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira

Modo de preparação:
Ferva a água para o chá e adicione as folhas de cidreira, deixando o preparado em repouso por alguns minutos, devidamente reservado. Em seguida, basta coar a infusão e beber entre 3 a 4 chávenas por dia.

Onde comprar

O chá de cidreira é vendido em lojas de produtos naturais, ervanárias e supermercados. Cada embalagem custa, em média, entre 2 e 3 euros.

Veja também