Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
19 Out, 2018 - 12:00
Check-in online: tudo o que precisa de saber

Check-in online: tudo o que precisa de saber

Mónica Carvalho

Atualmente já é algo muito usado por ser mais prático e rápido. Mas haverá desvantagens em fazer check-in online? Saiba tudo.

O artigo continua após o anúncio

A larga maioria das companhias aéreas oferece a possibilidade de fazer o check-in online, o que facilita e agiliza o processo. O check-in online é um serviço que permite a impressão, em casa, do cartão de embarque ou tê-lo disponível no smartphone antes de uma viagem. Assim, poderá fazer a viagem com mais tranquilidade e evitar as filas nos aeroportos que tanto têm dado que falar nas notícias nos últimos meses.

Vantagens do check-in online

check in online

Sem dúvida que fazer check-in online traz cada vez menos constrangimentos e facilita a vida dos viajantes. Se ainda não é adepto desta modalidade, saiba por que se deve converter:

  • Rapidez, pois não precisa de ir para as filas do balcão da companhia aérea, passando diretamente para a porta de embarque, desde que não tenha malas para despachar;
  • Escolha dos lugares;
  • Simplicidade, o que significa que pode ser feito quando, onde e como quiser, bastante um aparelho com ligação à internet;
  • É ecológico, visto que não é preciso imprimir o bilhete, pois já são muitas as companhias aéreas que permitem mostrar o cartão de embarque no smartphone ou tablet;
  • Segurança, na medida em que poderá imprimir mais que uma cópia, ou enviar o documento para o seu e-mail e telemóvel e ter sempre disponível caso algo aconteça ao documento original.

Desvantagens do check-in online

São menos do que as vantagens, mas existem. Descubra quais são:

  • Mesma fila para tudo, o que significa que mesmo que tenha feito o check-in online em casa, se precisar de despachar bagagem, terá que ir para a mesma fila de quem vai fazer o check-in no aeroporto;
  • Atrasos nos voos, dado que o passageiro não precisou de passar pelo balcão da companhia aérea, há a possibilidade de ter entrado no avião com uma mala cujas dimensões sejam superiores ao permitido, ainda que ligeiramente, o que faz com que o ajuste das mesmas na cabine de voo possa provocar alguns atrasos.

Como fazer o check-in online?

check in online

Para fazer o check-in online deverá ter consigo o código de reserva e saber qual é o aeroporto de partido e de destino.
Deve, depois, aceder ao portal da companhia aérea, procurar a página para fazer o check-in online ou até mesmo aceder à aplicação, caso exista. Existem ligeiras nuances no procedimento entre as diferentes companhias aéreas a operar em Portugal, nomeadamente no que aos prazos diz respeito. Atente às respetivas regras.

TAP

Com a TAP poderá realizar o check-in online desde 48 horas até 1h30 antes da partida do voo. A exceção são voos com escalas cujo check-in seja efetuado por outras companhias aéreas, sendo possível nesse caso, realizar o check-in com uma antecedência de 23h.

Ryanair

A Ryanair obriga à realização do check-in online e este serviço está disponível até 60 dias antes da partida se comprar um lugar ou se for titular de um bilhete Flexi Plus. Caso contrário, o check-in online deverá ser feito 48 horas antes de cada voo de partida e, neste caso, será atribuído um lugar aleatório.

Iberia

Para evitar filas incómodas nos balcões da Ibéria deverá reservar o seu lugar e imprimir o talão de embarque com antecedência, na página web da companhia, desde o dia anterior até uma hora antes da saída programada do voo.

Vueling

A Vueling permite fazer o check-in online de duas formas: se não selecionou um lugar durante o processo de reserva, poderá fazer o check-in online gratuito, solicitando um lugar aleatório, a partir de 7 dias e até 1 hora antes da partida do voo; todavia, se voa com a Tarifa Ótima, Family ou TimeFlex, ou selecionou um lugar com a Tarifa Basic durante a reserva do voo, o check-in é realizado de forma automática e gratuita, pelo que recebe os cartões de embarque em anexo logo após a confirmação da compra.

O artigo continua após o anúncio

EasyJet

Para efetuar o check-in online na EasyJet, deverá introduzir as informações da referência da reserva que recebeu e seguir as instruções no ecrã. Deverá fazê-lo entre 30 dias e 2 horas antes da partida programada do seu voo.

Lufthansa

As regras para fazer o check-in online pela Lufthansa são simples: pode fazê-lo a partir de 23 horas antes da partida, escolher o seu lugar e imprimir o seu cartão de embarque online ou enviá-lo para o seu telemóvel.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp