Luana Freire
Luana Freire
21 Mar, 2022 - 16:51

Check-up dentário, feito com câmara, revela todos os segredos dos dentes

Luana Freire
Patrocinado por:

Inovação no check-up dentário: clínicas Smile.up usam câmara intra-oral para cuidar da dentição com conforto e segurança.

Tem preocupações com a sua saúde oral? Sabe por que é tão importante fazer um check-up dentário regular?

A ciência e os profissionais de saúde oral têm investido tempo e recursos neste assunto, e prova disto são as tecnologias inovadoras que surgem para trazer mais conforto e segurança aos pacientes – e maior taxa de sucesso para quem trabalha com a saúde oral dos pacientes.

Saiba todos os cuidados que deve ter em casa e no seu dia a dia, de forma a assegurar a saúde da sua boca.

Female dentist explaining tooth x-rays to a unrecognizable patient.

Duas regras de ouro para uma boa saúde oral

1.

Ter uma rotina de higiene oral

  1. Lave os dentes, pelo menos, três vezes ao dia – de manhã, depois do pequeno-almoço, e à noite, antes de deitar deitar.
  2. A escovagem correta deve durar dois minutos e ser feita com um dentífrico que tenha flúor na sua composição.
  3. Não esqueça de usar o fio dentário e de escovar a língua. É nestas zonas de mais difícil escovagem que a placa bacteriana tende a acumular-se.
  4. Se não for possível realizar uma escovagem após as refeições, opte por mascar uma pastilha elástica sem açúcar.
  5. Troque de escova de dentes a cada três meses, ou sempre que se apresentar gasta.
2.

Fazer um check-up dentário regular

Há quanto tempo não faz um check-up aos dentes? Este é o passo que não pode mesmo falhar se quer prevenir e tratar qualquer possível patologia.

Por vezes, existem problemas de saúde oral que são difíceis de identificar sem apoio especializado. Assim, é fundamental fazer uma visita regular ao dentista. Quando? Idealmente, de seis em seis meses.

Onde fazer um check-up dentário

Na vanguarda tecnológica dos tratamentos dentários, as clínicas Smile.up complementam os seus check-ups com recurso à inovação: a câmara intra-oral.

As clínicas estão presentes um pouco por todo o país. Agende o seu check-up online.

A Smile.up, rede de clínicas dentárias com mais de sessenta unidades em todo o país, já atende os pacientes com um reforço aos check-ups: são agora mais completos, realizando-se com recurso a raio-x, avaliação, indicação personalizada de tratamento e uma ajuda especial: a câmara intra-oral que utiliza tecnologia de ponta, capaz de revelar todos os segredos da boca.

A aposta é feita para garantir mais conforto e eficácia, servindo ainda como incentivo aos portugueses que querem cuidar do sorriso.

A importância da câmara intra-oral nos dentistas

A câmara intra-oral tem como objetivo “revelar” a cada paciente o verdadeiro estado dos seus dentes.

Este equipamento auxilia no diagnóstico feito pelo médico dentista, fornecendo imagens valiosas, que possibilitam obter informações claras e precisas sobre a real situação dentária que é analisada.

A câmara intra-oral ajuda, por exemplo, a detetar lesões em estágios iniciais e, assim, atuar de forma atempada, com tratamento adequado. O resultado: maior capacidade de preservação dos dentes, melhor qualidade de vida para o paciente.

Hábitos que deve alterar ou manter para uma boa saúde oral

Tenha uma alimentação saudável

A alimentação pode ser uma grande aliada do seu sorriso. Assim, evite ingerir refrigerantes e bebidas com açúcar. A maior parte contém outras substâncias erosivas e ácidas, que colaboram para o aparecimento de cáries – além de promover a perda do esmalte natural. Prefira água e sumos naturais.

Além disso, priorize o consumo de frutas e verduras, em detrimentos de alimentos pouco naturais.

Não fume

Esta regra não é segredo, mas ainda há quem se esqueça, no seu dia a dia, que o tabaco é o principal fator de risco para o aparecimento de cancro oral e doenças periodontais.

Outros problemas associados ao tabagismo são: halitose, manchas nos dentes, perda de olfato e diminuição do paladar.

Se quer deixar de fumar, procure orientação. Converse com o seu médico dentista sobre este caminho.

Não exagere no álcool

As bebidas alcoólicas, quando consumidas em excesso, são inimigas da boa saúde oral – e da saúde, como um todo.

Isso deve-se à sua acidez e ao alto teor de açúcar presente na composição, que pode dar origem ao surgimento de cáries e, até, causar a perda de dentes.

Para a saúde da boca o álcool é tão prejudicial como o tabaco.

Evite piercings na boca

Se tem ou pensa fazer um piercing na boca, pondere melhor.

Já foram uma tendência de moda e continuam a marcar presença, mas a verdade é que a utilização desses acessórios, quando feita na língua ou nos lábios, pode dar originem a processos infeciosos e outras patologias, como fissuras e fraturas dentárias.

Para além disso, dificultam os processos de higiene oral, sendo um potencial causador da acumulação bacteriana.

Agora que já conhece as regras mais importantes para a manutenção da boa saúde oral, importa colocá-las em prática: mantenha a sua rotina de higiene cuidada, marque as suas consultas com o dentista e adote hábitos que vão ajudá-lo na tarefa de sorrir para o mundo sem receio de mostrar os dentes.

Check-up dentário com câmara intra-oral

Agende o seu!