Márcio Matos
Márcio Matos
25 Jun, 2019 - 11:34
Chernobyl: o turismo depois da imensa tragédia

Chernobyl: o turismo depois da imensa tragédia

Márcio Matos

Após a tragédia de Chernobyl, toda uma região ficou quase selada e inviolada pelo homem. Hoje, aos poucos, vai começando a ganhar nova vida. E turistas.

O artigo continua após o anúncio

O acidente nuclear que ocorreu na cidade Chernobyl foi de tal forma catastrófico que os seus efeitos ainda hoje são sentidos, quando já passaram mais de 3 décadas sobre este acontecimento. O desastre nuclear ocorreu no dia 25 de abril e estendeu-se até ao dia 26 de abril de 1986.

Nenhum filme ou nenhuma série conseguirá retratar o horror vivido por todas aquelas pessoas. O número das vítimas não é consensual e gera alguma controvérsia. Contudo, é absolutamente inegável que este acontecimento marcou de forma indelével a humanidade e obrigou a que fosse feita uma reflexão profunda no que diz respeito à energia nuclear.

Não obstante o elevado número de vítimas que o desastre a central nuclear causou, a série da HBO (precisamente chamada Chernobyl) reavivou o interesse por uma região que durante décadas foi uma verdadeira de exclusão, que agora começa a abrir as portas a um certo tipo de turismo. Para os mais aventureiros.

Chernobyl, a partilha da tristeza, da dor e do desgosto

Chernobyl

Uma forma de luto

Tal como na Polónia – onde as visitas a Auschwitz proporcionam uma espécie de luto e nos confrontam com a desumanidade de uma tragédia que marcou a história –, Chernobyl faz-nos também refletir. Se no primeiro caso somos absolutamente solidários com as inúmeras vítimas dos nazis que vivenciaram um horror inexplicável e inconcebível, fruto da crueldade humana, no caso de Chernobyl, a origem de todo o terror deveu-se a uma sucessão de erros humanos numa central nuclear, os quais levaram a que muitas vítimas vivessem momentos de profunda agonia. Um episódio cujos efeitos nefastos continuam a sentir-se, décadas depois, por via dos efeitos da radiação presente no espaço.

Visitas guiadas

As visitas a Chernobyl permitem uma viagem ao passado, retomando o trágico acontecimento de abril de 1986. Uma experiência inesquecível, profundamente chocante e repleta de emoções antagónicas. Para além de se ficar a conhecer o que ocorreu nos dias 25 e 26, também se aprofunda os meses que se seguiram, assim como se tem acesso a testemunhos de alguns dos sobreviventes.

É garantida uma total e absoluta segurança nestas visitas, no que diz respeito à radiação. A garantia é dada através de vários estudos realizados ao espaço, para além de existirem rotas que ensinam técnicas de sobrevivência à radiação.

O Especialista

Sergii Mirnyi é o nome do oficial de vigilância de radiação; o especialista que cria os conteúdos, tópicos e viagens. Foi um ativo participante na mitigação da zona do acidente, no ano de 1986. É assim um verdadeiro e reconhecido perito nas temáticas de Chernobyl e catástrofes ambientais de radiação. Participou e participa em diversas projetos (cinema, livros, séries, documentários) que tenham como temática Chernobyl.

Equipa

A equipa dos tours é extremamente profissional e qualificada, garantindo uma experiência arrebatadora, com acesso a conhecimento sólido e sustentando. São realizadas com frequência palestras e treinos, de forma a haver o máximo de informação. Qualidade, profissionalismo e serviço atencioso ao cliente permite proporcionar uma apresentação com informação fácil de assimilar acerca da catástrofe de Chernobyl, mas também acerca de radiação.

O artigo continua após o anúncio
Chernobyl

Diferentes Programas

Existem diferentes possibilidades entre vários cenários, diversas tours e temáticas distintas. Por exemplo, há a possibilidade de fazer uma Chernobyl Air Tour, onde se pode ter uma visão aérea, em voo, na qual se alcança uma imagem peculiar sobre a dimensão de toda a tragédia.

Entre as diferentes opções, existe ainda a possibilidade de fazer:

Equipamento

Nesta experiência, poderá alugar um dosímetro radiológico com o qual poderá fazer leituras precisas sobre o nível de radiação presente nos diferentes locais. Será também providenciado um mapa das áreas, o qual permitirá aceder a uma avalanche de impressões que certamente ficarão registadas na sua memória.

Preço

O valor da visita é superior a 88€ (99$). O seguro está incluído e não há nenhum pagamento adicional. Quanto mais célere e atempada for a reserva, menor é o custo. Não perca a oportunidade e compre já a sua visita, aqui.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp