Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
20 Jun, 2018 - 16:13

Cidade chinesa cria passeio para peões agarrados ao telemóvel

Ana Duarte

Uma cidade chinesa inaugurou um passeio para pessoas agarradas ao telemóvel. O objetivo é promover a segurança destes peões.

Cidade chinesa cria passeio para peões agarrados ao telemóvel

Xi’an, uma cidade na parte noroeste da China, inaugurou um passeio para peões agarrados ao telemóvel. O passeio está localizado na Yanta Road e tem cerca de 100 metros de comprimento e 80 centímetros de largura.

A via está marcada por um desenho de um telemóvel e pela palavra “cellphones“, estando pintada em verde, vermelho e azul em diferentes segmentos ao longo dos 100 metros de comprimentos.

Um passeio exclusivo para peões agarrados ao telemóvel

O passeio foi criado a pensar nos utilizadores compulsivos de smartphones que caminham com o gadget na mão e cabeça para baixo. Este espaço pedonal foi inaugurado por um shopping, havendo paralelamente um passeio para quem está a caminhar sem estar a olhar para o telemóvel (com um sinal de proibição de uso de smartphone).

Não é a primeira vez que a China aposta na criação de uma estrutura pedonal deste género. A primeira “via para telemóveis” daquele país foi apresentada ao mundo em 2014, em Chongqing. Tal como o passeio de Yanta Road, esta via foi concebida com o objetivo de promover a segurança dos peões.

Este projeto foi inspirado pelo programa “Mind Over Masses”, da National Geographic, que apresentava vias com um design semelhante.

Veja também: