ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Jul, 2022 - 11:52

Curiosidade: coisas agradáveis e desagradáveis de se tocar

Teresa Campos

O tato é um sentido incrível – e curioso – e à nossa volta, existem coisas agradáveis e desagradáveis de se tocar. Conheça algumas delas.

Nos últimos tempos, fruto da pandemia de COVID-19, o contacto físico diminuiu, o que teve impacto no nosso bem-estar e, também, na forma como nos relacionamos com os outros e com o mundo. Um beijo, um abraço, uma carícia são formas de nos conectarmos com os outros, recorrendo ao tato. E foi esta alteração na rotina dos nossos contactos, pelo isolamento social prolongado, que deu origem a estudos sobre o tema. As investigações apontaram muitas curiosidades, inclusive, que há coisas agradáveis e desagradáveis de se tocar para a generalidade das pessoas.

Conheça as coisas mais agradáveis e desagradáveis de se tocar.

A importância do tato

Apesar de ser muitas vezes subvalorizado em relação a outros sentidos, como a visão e a audição, o tato é um sentido importante e que nos permite saber mais sobre o mundo à nossa volta.

Este é, de resto, o primeiro sentido que desenvolvemos. No útero, ainda antes de conseguirmos ouvir, cheirar ou ter paladar, já somos capazes de sentir as coisas através do tato.

O órgão que permite usufruir deste sentido é a pele, o maior órgão do corpo humano. As células da pele funcionam como sensores, capazes de transmitirem diferentes sensações, como pressão, vibração, dor, temperatura e prazer.

O toque desejado e consentido liberta endorfinas e, por isso, contribui para uma sensação generalizada de bem-estar e de felicidade. Por isso, o contacto pele a pele é, muitas vezes, descrito como algo reconfortante, quente e amoroso.

As conclusões das pesquisas sobre o toque revelam que a maior parte das pessoas aprecia o contato interpessoal. Daí que a privação do contacto, imposta durante a pandemia de COVID-19, por exemplo, tenha prejudicado os sentimentos de conexão, empatia e confiança. Esta circunstância até tem uma designação: “fome de pele” ou “sede de pele”.

5 coisas agradáveis de se tocar

De acordo com alguns estudos, a generalidade das pessoas gosta de tocar e de receber o toque dos outros. Além disso, quem aprecia o toque é, habitualmente, mais extrovertido e bem humorado do que quem não gosta de toque.

Então, vejamos alguns dos toques preferidos.

1.

Pelagem dos animais

É frequente as pessoas gostarem de acariciar animais peludos, como os cães ou os gatos, ou mesmo de mexer em peluches fofos e com bastante pêlo.

2.

Veludo

O veludo é um tecido macio e que, por isso, muitas pessoas apreciam seja em roupas, seja em mobiliários como sofás, pois transmite uma sensação de conforto.

3.

Seda

Outro tecido suave que também é muito apreciado, nomeadamente em roupas, pela sensação agradável que transmite, quando em contacto com a pele.

4.

Algodão

Não é por acaso que o algodão é utilizado para passar pela pele, quando a queremos desinfetar, por exemplo. O facto de ser macio torna-se suave quando passado pela pele.

5.

Pele

Como já dissemos, o contacto pele a pele é extremamente importante e valorizado pelo ser humano, desde a nascença. Tocar na pele de outra pessoa oferece uma sensação agradável e de conforto.  

5 coisas desagradáveis de se tocar

Por ser o toque uma forma de linguagem não verbal que permite transmitir emoções e sentimentos, nem tudo é bom e há, portanto, o outro lado da moeda – que é o incómodo do toque.

Isto porque, da mesma maneira que é capaz de diminuir a dor ou o stress, o toque, quando não desejado, pode ser desconfortável.

E há mesmo uma lista de coisas vistas como as menos agradáveis ao toque. Ora, espreite.

1.

Coisas viscosas

Geralmente, as coisas viscosas não são agradáveis e são repelentes, não só em termos de aspeto, como também ao toque, pois transmitem uma sensação borrachosa e colante.   

2.

Lixa

Os objetos com uma textura áspera também não costumam ser apreciados, porque são irritantes para a pele.

3.

Nylon

O nylon tem uma textura viscosa e, por isso, não é um tipo de material muito apreciado ao toque.

4.

Apesar de quente, a lã nem sempre tem uma textura agradável, pois pode ser áspera e “picar”. Portanto, é uma das coisas desagradáveis de se tocar.

5.

Metal

Os metais apresentam uma textura dura e fria que causa desconforto. Por isso é que, normalmente, evitamos tocar diretamente em objetos feitos destes metais.

Agora, estudo à parte, fica a questão: destas listas, com as 10 coisas agradáveis e desagradáveis de se tocar, concorda com tudo?

Veja também