Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
03 Set, 2018 - 11:16

10 coisas que as pessoas inteligentes não dizem

Elsa Santos

Boa imagem, credibilidade e confiança também se constroem de palavras. Descubra 10 coisas que as pessoas inteligentes não dizem.

10 coisas que as pessoas inteligentes não dizem

Sim, há coisas que as pessoas inteligentes não dizem, especialmente em contexto de trabalho. O que dizemos, e como o dizemos, revela muito de nós. O nosso discurso é decisivo na imagem que passamos aos outros e isso é determinante para o nosso sucesso, sobretudo profissional. As palavras que usamos podem ser interpretadas de maneiras diferentes: positiva, negativa, neutra ou pouco clara. Para não correrem o risco de serem mal interpretadas e arruinarem a sua imagem, há coisas que pessoas inteligentes não dizem, nunca.

A importância do que dizemos (e como dizemos)

“Os sábios falam porque têm algo a dizer. Os tolos falam porque precisam de dizer alguma coisa. “ Platão

Será importante referir que quando falamos de inteligência, não falamos apenas da quantidade de conhecimentos adquiridos ou de um QI elevado. É, sim, o somatório de todas essas características, mas sobretudo de inteligência emocional. O número de coisas que as pessoas inteligentes não dizem resulta, essencialmente, da sua inteligência emocional e da sua maturidade, independentemente da idade.

Na verdade, pessoas bem sucedidas, são emocionalmente inteligentes e maduras. Minimizar uma resposta ou reação negativa, passar uma mensagem de forma clara, causar boa impressão ou criar empatia. Estas são algumas razões que justificam o facto de haver coisas que as pessoas inteligentes não dizem ou evitam dizer.

Saiba o que não deve dizer, melhore o seu discurso e, consequentemente, a sua imagem e o seu sucesso profissional.

Descubra 10 coisas que pessoas inteligentes não dizem

coisas que as pessoas inteligentes não dizem

1. Não é justo!

A vida não é justa, isso é certo. Por vezes, há pessoas e situações que, de facto, não fazem sentido e que colocam em causa todo o seu esforço e trabalho. Porém, nem sempre é possível controlar tudo.

Independentemente do que possa acontecer, lamentar-se não vai resolver nada. Portanto, o melhor é aceitar, por mais difícil que possa ser, e focar-se numa solução para o problema ou em fazer algo ainda melhor. Passa mesmo por uma questão de dignidade.

2.Você parece cansado

Todos temos dias maus. Para além disso, não conhecemos a vida das outras pessoas. Portanto, dizer a alguém que parece cansado, por mais bem intencionado que possa ser esse comentário, pode cair muito mal à pessoa a quem é dirigido. Se pretende mostrar a sua preocupação, será muito mais agradável perguntar se está tudo bem.

3. Declarações de inferioridade

Todos os comentários que possam inferiorizar a outra pessoa são de evitar. Não deve dizer, por exemplo: “Para a sua idade, você está ótima.”, ou “Para uma mulher, conseguiu fazer muita coisa.” Evite declarações discriminatórias ou de inferioridade. Prefira elogiar.

10 dicas para parecer (e ser) mais inteligente

  • 9 dicas para ter inteligência emocional no trabalho
  • Sabia que deve correr para ficar inteligente?
  • 5 sinais de que é mentalmente mais forte