Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
24 Abr, 2018 - 09:17

17 coisas que não deve emprestar a ninguém

Helena Peixoto

Há coisas que não deve emprestar por questões de higiene e, até, de segurança. Descubra quais são e não volte a cometer erros que lhe podem sair caros.

17 coisas que não deve emprestar a ninguém

Se há alguns objetos que são óbvios, há outras coisas que não deve emprestar a ninguém e que, muito provavelmente, nunca pensou bem no assunto. Confira a lista de 15 itens que devem ser absolutamente pessoais e intransmissíveis.

Descubra 17 coisas que não deve emprestar a ninguém

1. Lâminas

As lâminas são objetos potencialmente muito perigosos se emprestados. Imagine: basta um pequenino corte ao fazer a depilação para a lâmina entrar em contacto com o sangue dessa pessoa. E se for emprestada, vai estar a expôr outras pessoas a possíveis doenças e infeções.

2. Fones de ouvido

fones de ouvido

Os phones de ouvido não devem ser partilhados, uma vez que entram em contacto com a cera e possíveis secreções auriculares, o que não se torna minimamente higiénico.

3. Batom

Sabia que não é preciso estar com o problema visível para que se tenha herpes labial? Este micróbio fica latente na boca de quem o tem. Não arrisque e coloque o batom na lista das coisas que não deve emprestar.

4. Escova de dentes

A razão pela qual nunca deve emprestar a sua escova de dentes é bem óbvia, certo? Não a partilhe nem com o se mais que tudo. São imensas as doenças e infeções transmitidas pela saliva e boca.

5. Escova de cabelo

escova de dentes

Já ouviu falar em pediculose? Esta praga pode ser iniciada pela “brincadeira” de partilhar escova de cabelo. Fuja dos piolhos e não ceda a sua escova a ninguém.

6. Desodorizante

O desodorizante em stick e roll on não devem ser partilhados, uma vez que fazem contacto direto com a pele e fluídos corporais.

7. Copos

O que se aplica à questão do batom, aplica-se aos copos; afinal, são objetos que entram em contacto direto com a boca.

8. Toalhas de banho

Outra das coisas que não deve emprestar são as toalhas de banho. Além de ser algo que fica com as impurezas e humidade da pele de quem se limpa, retira também restos de pele quase invisíveis, mas que estão lá.

9. Pincéis e lápis de maquilhagem

pinceis de maquilhagem

O material de maquilhagem, em geral, não deve ser emprestado, uma vez que contacta diretamente com pele e transpiração – ou seja, é um transporte perfeito de germes e bactérias.

10. Roupa interior

Roupa interior é totalmente proibida de emprestar. Mesmo depois de lavada é uma coisa demasiadamente íntima para se partilhar com alguém.

11. Chapéus

Além do problema de eventuais piolhos, falamos também de problemas de higiene capilar, caspa e outras bactérias.

12. Sabonete em barra

Não partilhe o sabonete em barra com ninguém. Lembre-se: ele contacta diretamente com a pele do utilizador e, claro, com as respetivas impurezas.

13. Sapatos

sapatos

Problemas como micoses e candidíases nos pés podem ser facilmente transmitidos se usar sapatos emprestados – ou se os emprestar.

14. Tesoura das unhas

O que se aplica às lâminas aplica-se, também, ao material de corte das unhas – já para não falar dos problemas de micoses e outros bicharocos.

15. Óculos de sol

oculos

Pode parecer estranho, mas não deve emprestar óculos de sol. Nunca se sabe quais são os hábitos de higiene de quem os vai usar, por isso, evite ao máximo emprestar.

16. Brincos

Os brincos entram literalmente no corpo de uma pessoa. Há pessoas que têm muita sensibilidade aos brincos e que rapidamente fazem infeções e alergias, tornando estes objetos em verdadeiras fontes de bactérias indesejadas. Não partilhe este acessório com ninguém.

17. Esponja do banho

A esponja de banho fecha a nossa lista dos objetos pessoais e intransmissíveis. Além de regularmente substituída, tal como as escovas de dentes, as esponjas devem ter um único utilizador porque contêm bactérias, restos de pele e pêlos do seu corpo, ainda que em quantidades microscópicas.

Veja também: