Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
13 Jun, 2018 - 10:59

5 coisas que não devia fazer com o seu portátil

Luísa Santos

Descubra pequenos cuidados a ter ao usar o seu portátil que, além de assegurarem a saúde do seu dispositivo, podem contribuir para a sua própria saúde.

5 coisas que não devia fazer com o seu portátil

Ao ler esta lista de coisas a evitar quando usa o seu portátil, vai recordar-se que, talvez, já tenha cometido um destes erros – ainda que inconscientemente.

Por essa razão, é preferível que tenha cuidado com as ações que leva a cabo enquanto utiliza o seu computador. De facto, poderá facilmente conseguir evitar problemas graves se tiver em consideração algumas coisas que não deve fazer com o seu portátil.

Por favor, pare de fazer estas coisas ao seu portátil

coisas que nao devia fazer com o portatil

Beber enquanto trabalha

Quantas vezes não teve uma garrafa de água, um chá ou um sumo perto do seu portátil enquanto trabalhava? Mais tarde ou mais cedo, poderá vir a arrepender-se desse hábito, por isso, mais vale preveni-lo antes que seja tarde demais.

Basta qualquer movimento que o distraia mais do que é suposto para virar a sua bebida em cima do computador, mais concretamente sobre o teclado. Esse líquido pode comprometer seriamente o portátil e provocar uma avaria grave.

Deixar o portátil no carro

Não pense apenas da probabilidade em ser assaltado e nunca mais ver o seu computador, nem todo o seu trabalho. Tenha também em mente a temperatura que o ambiente dentro do carro irá atingir, seja ela muito fria ou muito quente.

Deixar o computador dentro do carro pode fazer com que nunca mais o utilize: se estiver muito frio, o vidro pode partir-se (e, dependendo dos casos, pode não existir reparação possível) e, se estiver demasiado calor, o plástico exterior pode mesmo derreter.

Deixar um CD/DVD dentro da drive do computador

Uma ação deste género pode comprometer o seu portátil se o transportar com frequência de um lado para outro. Esse transporte, e todos os movimentos que dele advêm, podem fraturar a drive de CD/DVD caso algum deles esteja introduzido na mesma.

É possível que, no caso disso acontecer, consiga reparar a mesma drive, mas não vale a pena correr o risco. Por esse motivo, retire sempre o CD/DVD antes de desligar o computador.

Limpar o ecrã com líquidos

Tenha cuidado quando quer ou precisa de limpar o ecrã do seu portátil. Os vidros utilizados são muito sensíveis ao tipo de químicos utilizados nos líquidos de limpeza.

Por isso mesmo, não aplique um desses líquidos diretamente no ecrã e coloque-o, primeiro, num pano de microfibras. Se, ainda assim, não quiser arriscar, pode sempre limpar o ecrã do computador com um pano humedecido com água.

coisas que nao deve fazer com portatil

Colocar o computador no colo

Não se esqueça que está a lidar com um equipamento altamente tecnológico, que funciona à base de energia e radiações entre componentes. Por essa razão, não é aconselhável manter o portátil no colo enquanto o utiliza, até porque pensa-se que pode reduzir a fertilidade da mulher e, ainda, causar cancro.

Outro dos motivos a destacar é o facto de o computador não ter o ângulo necessário para “respirar”, uma vez que a ventoinha não funciona como deveria, contribuindo para o sobreaquecimento do aparelho.

Veja também: