ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
30 Jul, 2019 - 11:13

10 coisas que não pode dizer ao chefe

Catarina Milheiro

É crucial que exista uma comunicação honesta no ambiente de trabalho. Assim, existem algumas coisas que não pode dizer ao chefe.

coisas que nao pode dizer ao chefe

Todos nós sabemos que mesmo quando existe uma excelente relação com os nossos superiores, existem algumas coisas que não pode dizer ao chefe ou, pelo menos, não com um tom crítico e menos simpático.

Em qualquer ambiente de trabalho é extremamente importante que se sinta confortável com todos os que o rodeiam, para que também se consiga gerar um ambiente saudável e onde a confiança e honestidade lideram.

O facto de manter uma boa relação com o seu patrão é algo positivo e saudável para que consiga manter o bom funcionamento do seu dia de trabalho.

No entanto, é importante que seja cauteloso com as palavras e expressões que utiliza para conversar com o seu chefe. Muitas vezes, mesmo o menor deslize pode ser decisivo para a sua carreira. Por vezes, o problema não está no que diz mas sim na sua atitude ou forma como expõe.

Fique connosco e conheça algumas formas para abordar os seus superiores da melhor maneira, sem que ultrapasse algumas barreiras.

10 coisas que não pode dizer ao chefe

1

Palavrões e insultos

Esta é uma das coisas que não pode dizer ao chefe mais óbvias. Seja qual for a situação, nunca deve dizer qualquer tipo de palavrão ou insultar o seu chefe ou colegas de trabalho.

Ao insultar ou referir algum palavrão estará a perder a sua credibilidade e claro, demonstrará ser descuidado em pleno ambiente de trabalho.

2

“Isso é impossível”

Ninguém na sua empresa gosta de sentir falta de convicção ou negatividade à sua volta, correto? Então, quando afirma que algo é impossível, o seu chefe também não gostará deste tipo de atitude.

Em vez de afirmar que determinada tarefa é impossível de concretizar, opte por referir que a tarefa em questão será de sucesso se for realizada em equipa, por exemplo.

Por outro lado, é também importante que no caso de surgir alguma dúvida, não tenha medo de pedir ajuda a outros colegas ou até mesmo ao seu chefe.

Quando se sentir perante um desafio no seu ambiente de trabalho, escolha as suas palavras meticulosamente: seja sensível e coloque-se na posição da outra pessoa para que possa pensar como ela.

3

“Agora não posso”

Quando toma uma atitude de fazer qualquer coisa, esta é sempre vista como uma atitude valiosa. Em situações contrárias, caso não possa fazer alguma coisa que o seu chefe lhe tenha pedido, procure sempre dar uma explicação em vez de dizer que não pode.

Por exemplo: se está cheio de tarefas por concluir e sabe que não irá conseguir cumprir uma em específico, não diga que não pode ou que é impossível.

Demonstre preocupação, converse abertamente com o seu chefe para que ele entenda a quantidade de tarefas que têm para fazer, para que juntos consigam encontrar uma solução benéfica para a empresa.

4

“Não me pagam o suficiente para fazer isto”

Esta afirmação é muito parecida com “Isso não faz parte do meu trabalho”. Trata-se de uma frase pouco profissional e altamente inapropriada, que demonstra ao seu chefe que não está disposto a ultrapassar os seus limites de conhecimento, isto é, de ir mais além.

5

“O que beneficio com isso?”

Muitas vezes o trabalho que desenvolvemos diariamente pode envolver a ajuda de outros colegas. Por isso mesmo, sempre que o seu chefe disser que deverá desenvolver uma determinada tarefa em equipa, mostre-se totalmente disponível.

Lembre-se que são cada vez menos pessoas que, nos dias de hoje, ainda toleram aqueles que não sabem trabalhar em equipa.

6

“Peço desculpa, mas…”

Se alguma coisa correu mal e fez asneira, deve dizer algo como “eu estarei muito mais alerto da próxima vez” em vez de colocar uma advertência. Sempre que se desculpa com um “mas” a seguir, transmite a ideia de que o pedido de desculpas não é genuíno.

7

“Bem, eu fiz o meu melhor…”

É importante que todo o nosso trabalho seja feito dando o nosso melhor, caso contrário não estaremos a ser profissionais.

Assim, esta afirmação faz parte da listas das coisas que não pode dizer ao chefe em nenhuma situação. Se cometeu algum erro e afirmou que deu o seu melhor, então, esse tipo de atitude dirá muito sobre as suas competências, mas pela negativa.

A melhor resposta que pode dar é que vai acertar da próxima vez.

8

“A culpa não é minha, é de…”

Entre as coisas que não pode dizer ao chefe, esta é uma das principais a reter. Se realmente é inocente, então deve estar preocupado em explicar ao seu chefe o porquê.

Não perca tempo a afirmar vezes sem conta que a culpa não é sua, ou pior, a acusar os outros colegas de trabalho.

Assumir a responsabilidade é fundamental para que o seu chefe consiga ver quem realmente nunca mentiria ou colocava facilmente alguém em causa.

9

“Não tenho uma solução”

Não fale nunca com o seu chefe sobre problemas, sem apresentar qualquer tipo de possíveis soluções. Todos os líderes têm uma solução “na manga”.

Mesmo que não a tenha no momento, mostre-se disponível e empenhado em trabalhar até arranjar a solução ideal.

10

“Estou ocupado, pode esperar?”

É extremamente importante que os seus objetivos estejam devidamente alinhados com os do seu chefe e é da sua responsabilidade perceber se algo mudou. Ou seja, à medida que o trabalho vai avançando é natural que sinta a necessidade de questionar o seu chefe sobre os objetivos (que devem ser comuns).

Por vezes, o problema não se está exatamente nas coisas que não pode dizer ao chefe, mas sim no tom com que o faz, tendo em conta que está a falar com um superior. Atente nesta liste e evite dizer estas coisas para garantir um bom ambiente para si no seu local de trabalho.

conversar com o chefe

Algumas formas para comunicar algo com o qual não se sente confortável

  • Se acha que, por algum motivo o seu chefe está errado em relação a algum assunto ou situação, não tenha medo de o dizer.

Neste caso, deve optar por uma abordagem um pouco mais cuidada, mantendo sempre a sua honestidade. Repare, se não concorda com o seu chefe em relação a alguma coisa, é importante que demonstre também o seu ponto de vista.

Quando tem este tipo de atitude, está a demonstrar que é devidamente honesto e que tem sentido crítico – se pensa que o seu chefe cometeu algum tipo de erro, opte por dizer algo como: “Posso estar mal informado em relação a isto, mas fiquei com a impressão de que…”. A forma como dizemos as coisas tem um grande impacto (por vezes até mais do que o que estamos a dizer concretamente);

  • Quando sente que lhe foi atribuída uma tarefa que não faz parte do seu trabalho, pode conversar com o seu chefe sobre o assunto.

Em vez de dizer “isso não faz parte do meu trabalho”, opte por dar a conhecer o seu ponto de vista e explicar que talvez, a tarefa seja um sucesso se for realizada em conjunto com outros colegas de diferentes áreas.

Nunca demonstre que não quer aprender mais; este é um aspeto muito importante em qualquer empresa;

  • Se lhe foi atribuída alguma coisa que não sabe fazer, não diga somente que não sabe.

Nestas situações, quando nos dizem para fazer alguma coisa com a qual não nos sentimos à vontade ou não sabemos de todo fazer, é muito importante que saibamos pedir ajuda em vez de dizermos que não sabemos.

Repare, dizer “não sei” é muito simples. Mas quando dizemos “eu não sei fazer isso, mas vou estudar o assunto e pedir ajuda a outros colegas” é totalmente diferente;

  • Não diga que já tentou fazer alguma coisa antes e que, por isso mesmo, não irá conseguir fazê-lo de novo.

Ao dizer “já tentei isso antes” está automaticamente a demonstrar que ficou somente pela tentativa.

Por isso, se o seu chefe lhe disser pela segunda vez para tentar utilizar a ferramenta X para melhorar os resultados da empresa, refira que utilizou essa ferramenta uma vez e que irá analisar o que poderá ter corrido mal para que consiga obter resultados.

Veja também