Marta Maia
Marta Maia
08 Abr, 2022 - 16:24

Como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças

Marta Maia

Saiba quando é que o Fisco vai fazer contas consigo: explicamos-lhe como consultar o reembolso do IRS e acompanhar o processo.

Como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças

Não será exatamente o melhor momento do ano, mas o dia em que nos chega o reembolso do IRS é, certamente, um dos mais agradáveis do ponto de vista financeiro. Como saber exatamente quando chega esse dia?

Saiba como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças e em que ponto está o seu acerto de contas com a Autoridade Tributária – e, igualmente importante, saiba se está prestes a receber o dinheiro que lhe é devido.

Como consultar reembolso IRS?

Se já submeteu a sua declaração de rendimentos, cujo prazo de entrega começou a 1 de abril e termina a 30 de junho, a próxima etapa é aguardar pelo processamento da sua liquidação e respetiva devolução do imposto, se tiver direito a ela.

Para saber o ponto de situação e consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças, estes são então os passos a seguir.

1. Selecione a opção “Aceder a Serviços Tributários” no canto inferior direito da página.

aceder a serviços tributários

2. No menu do lado esquerdo selecione “Serviços“.

3. Navegue na lista até encontrar a opção “Movimentos Financeiros” e selecione “Informação Financeira“.

4. Insira os seus dados pessoais de acesso.

5. Selecione o ano e o tipo de imposto (IRS) e depois clique em filtrar.

escolher ano imposto e documento

Na tabela pode verificar a situação global do pagamento do IRS, desde o valor emitido pelas Finanças ao valor regularizado. Se no tipo de documento selecionar “Reembolsos” verá apenas a informação relativa à devolução do imposto.

Caso surja alguma entrada referente a reembolsos (confirme se selecionou o ano de 2021), clique na opção ver detalhes para consultar desde o total de acerto de liquidação apurado, à data de recebimento do imposto.

Liquidação processada IRS: o que significa

Depois de submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças esta vai passar por vários estados. O primeiro, o da “Declaração Certa“, significa que a sua declaração de rendimentos foi validada sem erros e está pronta para ser liquidada.

O estado seguinte é, então, o da “Liquidação Processada”, o que significa que as contas do seu imposto estão feitas e tanto podem dar origem a uma conta para pagar ou a um reembolso.

No caso de dar origem a um reembolso, e caso não haja divergências ou dívidas fiscais pendentes, o estado da sua declaração passará para “Reembolso Emitido” sendo que, depois da transferência do dinheiro para a sua conta bancária, passará para “Pagamento confirmado”.

No caso de dar origem a uma conta para pagar, receberá em casa uma nota de cobrança da Autoridade Tributária, que deverá regularizar até ao dia 31 de agosto.

Quanto tempo demora o reembolso do IRS?

Quem entrega o IRS mais cedo recebe primeiro o reembolso, quando comparado com quem o faz mais tarde.

Este ano, a Autoridade Tributária pretende realizar o reembolso num prazo médio de 17 dias após a entrega da declaração, ainda que estejam previstos 12 dias para quem optar pelo IRS Automático. No entanto, não há garantias de que estes prazos sejam cumpridos à risca pois o Fisco tem, por lei, até dia 31 de agosto para o fazer.

Prazos dos reembolsos de IRS
Veja também Governo vai devolver reembolso do IRS em 12 dias

Pagamento do reembolso do IRS

A devolução do IRS pode ser efetuada por transferência bancária através da identificação do IBAN. Após a emissão do reembolso, o contribuinte terá de aguardar no mínimo 3 dias úteis para que o dinheiro entre na conta.

O reembolso pode ainda ser emitido por cheque ou vale postal.

Mais do IRS que pode resolver no Portal das Finanças

Agora que sabe como consultar o reembolso do IRS no Portal das Finanças, saiba também que não se fica por aqui a lista de possibilidades da página da Autoridade Tributária. Na realidade, quase tudo o que está relacionado com o IRS já pode ser tratado e consultado online, evitando filas, deslocações e esperas prolongadas.

Pode, por exemplo, consultar e validar as suas faturas ao longo do ano (através do portal e-Fatura). Consegue saber quanto já totalizou em faturas, saber a proporção e o valor das despesas com dedução e até ficar a par do total que teria a deduzir à coleta se a declaração do IRS fosse submetida naquele dia.

Também está disponível no Portal das Finanças um sistema de alerta que o avisa quando algo não está bem, como por exemplo nas situações em que algum pagamento devido ao Estado está em atraso. Da mesma forma que o avisa, o sistema permite-lhe regularizar a situação: basta procurar no Portal a informação sobre o que tem de pagar, gerar uma referência multibanco e resolver a questão em três tempos.

Ainda no mesmo espaço digital tem disponíveis, na sua área pessoal, todas as informações sobre a sua situação fiscal: as declarações que entregou, as alterações à sua carreira contributiva, as falhas e os pagamentos que fez ou recebeu do Ministério das Finanças. No fundo, toda a sua vida financeira está lá, por isso só tem vantagens em saber utilizar as ferramentas digitais da Autoridade Tributária.

Veja também

Artigos Relacionados