Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
30 Jul, 2018 - 11:00

Como cozinhar com menos gordura (e ainda mais sabor e saúde)

Márcio Matos

Aprender como cozinhar com menos gordura não é difícil, nem implica abdicar do sabor. Tome nota de dicas simples e muito práticas.

Como cozinhar com menos gordura (e ainda mais sabor e saúde)

Com os problemas sempre crescentes de obesidade e colesterol elevado, torna-se fundamental aprender como cozinhar com menos gordura. Selecionar os alimentos certos e saber qual a melhor forma de os cozinhar, são passos essenciais para conseguir pratos cheios de sabor, mas com reduzido teor de gordura. Tire todas as dúvidas e siga as nossas dicas, neste nosso guia sobre como cozinhar com menos gordura, mas sempre com muito muito sabor!

Dicas essenciais para quem quer saber como cozinhar com menos gordura

Cozinhar

Fonte: Pixabay/089photoshootings

Seleção e preparação dos ingredientes

  • ​Use ingredientes com baixo teor de gordura ou, mesmo, sem gordura.
  • Na hora de fritar, evite margarinas, manteigas ou óleos com quase 100% de gordura e opte pelo azeite, com elevado teor de gordura monoinsaturada.
  • Selecione queijos menor teor de gordura, sobretudo queijos brancos como fresco, mozzarella, feta e quark.
  • Coma carne mais magras, como as brancas, e retire toda a gordura visível.
  • Não use gordura para alourar a carne picada e deixe-a alourar na sua própria gordura.
  • Retire toda a pele existente no frango antes de o cozinhar, excetuando se for grelhar. Aí, deve tirar a pele só depois da carne estar cozinhada e pronta a servir.
  • Pese e meça as quantidas daquilo que utiliza, nomeadamente temperos e condimentos como o leite de coco ou a pasta de caril que, apesar de saudáveis, também contêm gordura.

Métodos de confeção das refeições

  • Privilegie estufados ou guisados, de preferência feitos no forno ou a vapor. Para conseguir um prato suculento e saboroso, não precisa exagerar na quantidade de gordura. Experimente colocar os ingredientes numa travessa e levar ao forno, deixando-os cozer a baixa temperatura.
  • Aprenda a cozer o peixe ou aves a vapor, embrulhados em papel de alumínio. Tal mantém a humidade dos alimentos e evita que adicione gordura.
  • Experimente, ainda, cozer o peixe e aves em água, vinho ou leite, com ervas aromáticas ou sumo de limão e verá como não vai sentificar falta de qualquer gordura. Se adicionar um pouco de amido de milho, verá que o líquido da cozedura ainda dará um ótimo molho cremoso.
  • Use o microondas para cozinhar peixe e surpreenda-se não só com a rapidez, como com o sabor dos alimentos. Além disso, ainda ajuda a preservar as vitaminas.
  • Utilize gordura para grelhar ou assar apenas nos alimentos que já têm baixo teor de gordura. Caso contrário, não necessita de adicionar azeite, nem nenhuma marinada.
  • Salteie os alimentos num wok, pois assim uma colher de azeite é suficientes e, se começar a pegar, pode sempre acrescentar um pouco de água, para aumentar os níveis de humidade.
  • Fritar não implica, necessariamente o uso de gordura. Carnes como o bacon ou a carne picada têm gordura suficiente, basta que para isso use uma frigideira anti-aderente.
  • Use a chapa para cozinhar alimentos com mais gordura ou água como atum, salmão, aves, costeletas, bifes, courgettes e pimentos.

Utensílios que o ajudam a cozinhar de forma mais saudável

  • Colheres de medida: Invista num conjunto de colheres de medida e use sempre as quantidades e porções certas, evitando os exageros.
  • Balanças: Não há melhor forma de garantir que não ultrapassa as dosagens indicadas numa receita.
  • Borrifador de óleo: Tal evita que escorra mais azeite do que aquele que pretendia. Melhora a saúde e poupa na carteira.
  • Tachos anti-aderentes: Esta é a melhor solução para conseguir cozinhar alimentos sem que eles peguem e sem ter de usar gordura para evitá-lo.
  • Facas: Ter facas afiadas e adequadas para cortar as gorduras é fundamental para cozinhar com menos gordura.

Como temperar a salada com menos gordura

Receita de molho de iogurte e ervas

Salada

Fonte: Pixabay/freestocks-photos

Ingredientes
2 dl de iogurte magro
Sumo de 1/2 limão
2 c. de sopa de ervas aromáticas picadas (coentros, salsa, cebolinho)
Sal e pimenta, q.b.

Modo de Preparação

  1. Bata o iogurte magro com o sumo de meio limão e com as ervas arromáticas.
  2. Tempere com sal e pimenta, a gosto.
  3. Sirva por cima da sua salada.

Receita de molho de iogurte com polpa de tomate

Ingredientes
2 iogurtes magros
1 dente de alho picado
2 c. de polpa de tomate
1 c. de sobremesa de vinagre
Sal e pimenta, q.b.

Modo de Preparação

  1. Bata os iogurtes magros com a polpa de tomate e o vinagre.
  2. Adicione o dente de alho picado e tempere com sal e pimenta, a gosto.
  3. Verta sobre a sua salada e envolva bem.

Talvez nem todas estas dicas sejam novas para si. Porém, há certamente alguns truques sobre como cozinhar com menos gordura que o surpreenderam e, provavelmente, vai passar a adotar nas suas refeições diárias. No fundo, o que lhe propômos é que altere pequenos hábitos, sempre para benefício da sua saúde. Saber como cozinhar com menos gordura é essencial para uma vida mais equilibrada e saudável.

Veja também: