Margarida Ferreira
Margarida Ferreira
28 Jul, 2014 - 09:05

Como criar um negócio próprio

Margarida Ferreira
Em tempos de crise, exige-se criatividade para criar um negócio próprio. Existem alternativas de negócio rentáveis, mas deverá fazer uma análise prévia para evitar ter más experiências.
Como criar um negócio próprio

Espaços Coworking para pequenas empresas e freelancers

Em tempos de crise é necessário uma grande criatividade para encontrar boas ideias de negócios, especialmente porque a procura tende a ser mais reduzida e os clientes bastante mais exigentes. Infelizmente, para muitas pessoas desempregadas ou para aqueles que têm a necessidade de recuperar o rendimento perdido para os impostos, esta poderá ser uma das únicas alternativas…
Para o ajudar neste caminho, deixamos algumas ideias que poderão fazer a diferença no momento de avançar com um negócio próprio.

 

4 dicas para quem quer criar um negócio próprio

1. Encontre produtos para os seus clientes

Peter Drucker dizia que “é necessário encontrar produtos para os seus clientes e não clientes para os seus produtos”. Na prática, é dizer que temos de encontrar alternativas para satisfazer as necessidades dos clientes. A criação de necessidades é uma tarefa que exige um grande investimento, pelo que é mais importante descobrir quais as necessidades que ainda não estão satisfeitas e, a partir daí, criar o seu negócio.
 

2. Procure baixo investimento

Não faz qualquer sentido estar a trabalhar apenas para pagar as despesas e os seus custos. Idealize o seu negócio para ser um projeto que precise de uma estrutura reduzida. Quantas empresas iniciam os seus projetos comprando viaturas, investindo largamente no espaço e contratando pessoas com elevados salários?

3. Conheça o seu mercado

Antes de se aventurar, analise com rigor o seu mercado. Conheça a concorrência e os produtos/serviços que oferece, conhecendo os seus pontos fortes e fracos. Veja como poderá satisfazer melhor e/ou mais barato essas mesmas necessidades, procurando melhorar a proposta de valor para o cliente. Se pensarmos bem, existem milhares de cafés, restaurantes, tabacarias ou cabeleireiros. Será que os empreendedores fizeram esta análise?

4. Conheça as suas capacidades

Se souber quais as suas capacidades e souber ao certo aquilo que mais prazer lhe dá fazer, terá algumas ideias sobre o projeto que poderá criar. Ao fazer aquilo que mais gosta e que tem mais jeito está a aumentar a probabilidade de sucesso, pois os seus níveis de motivação e a qualidade de serviço serão certamente alavancados.
Ficam aqui algumas ideias a ter em conta antes de se aventurar no mundo dos negócios.
Veja também: