Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
11 Dez, 2019 - 11:31

Decorar a mesa de Natal: truques e ideias originais

Helena Peixoto

Se quer algo diferente, mas está sem ideias, siga este guia de como decorar a mesa de Natal. Assim, no que à decoração diz respeito, este vai ser ‘O’ ano.

mesa de natal com elementos naturais

Sabe como decorar a mesa de Natal? Na verdade não há grande mistério. Se seguir algumas indicações e orientações base, já está a reunir os ingredientes principais para uma mesa bem natalícia e atrativa.

Confira o que temos para partilhar!

Dicas e sugestões para saber como decorar a mesa de Natal

Cores

Regra fulcral! As cores são tudo na hora de saber como decorar a mesa de Natal. Prefira sempre cores tradicionais que remetem para esta data. Falamos do vermelho, verde, dourado e até branco.

Claro que isto não quer dizer que não possa depois usar uns apontamentos de cores mais diferentes (pode e deve!). O que estamos a dizer é que as cores predominantes devem ser aquelas que “cheiram” a Natal.

Acessórios decorativos

Nesta quadra pode usar e abusar de elementos decorativos acessórios! E a imaginação é verdadeiramente o limite.

Velas, castiçais, pinhas, bolas, bonecos, Pais Natal, arranjos, tudo o que mais gostar. Vale quase tudo na hora de saber como decorar a mesa de Natal em termos de acessórios extra.

Têxteis

A celebração pede um pequeno investimento em têxteis para a mesa! Compre um conjunto de toalha e guardanapos que remetam para o Natal. E, se não gosta de ‘bonecada’ nas toalhas, não se preocupe: opte por uma cor mais sóbria e arrisque mais nos elementos que coloca em cima a decorar.

Por cima da própria toalha pode experimentar colocar um corredor de mesa. O velho xadrez de inverno é sempre uma ideia vencedora.

Louça

Esta é a altura de ir buscar o serviço de louça que tem guardado com medo de usar. O Natal é uma das alturas mais especiais do ano e deve ser celebrada com toda a pompa e circunstância!

Use as melhores louças que tem, dos pratos aos copos. Se os tons das louças forem brancos ou bem lisos, contraste com um marcador individual vermelho ou dourado, por exemplo.

Se quiser e puder, invista numa louça temática.

Abuse do tema

Não tenha medo de ir buscar os sacos dos itens de Natal dos anos passados e de lhes dar uso.

Há sempre lugar para mais uma bola ou mais um elemento natalício. Se não for para a mesa propriamente dita será para um aparador ou prateleira.

Fomente a participação das crianças

Se tem pequenos lá em casa, eles podem ter um papel muito importante na hora de como decorar a mesa de Natal!

Marcadores de lugar personalizados com desenhos da pequenada, copos com alguma menção criada por eles ou ainda uns postais bem fofos assinados pelos maiores artistas: os seus filhos!

Leve algumas das bolas da árvore para a mesa

Sim, as bolas de Natal não servem apenas para decorar a árvore! Existem várias formas de as usar a como decorar a mesa de Natal e conseguir resultados bem interessantes.

Coloque-as combinadas com arranjos florais, dentro de jarras, soltas na mesa ou até mesmo como marcador de lugar. E a cor deve sempre contrastar com as que escolheu para os têxteis.

Personalize o lugar de cada convidado

Ao personalizar o lugar de cada convidado, além de estar a tornar a mesa mais apelativa e bonita, está a transmitir a mensagem de que essas pessoas são especiais para si e que se dedicou a tornar a sua noite mais especial.

Além disso, evita perguntas como “onde é que fico”? E não precisa de muito! Uns raminhos de alecrim, azevinho ou até mesmo umas pinhas decoradas farão muito bem o seu propósito.

Use copos sem ser para beber

Como assim usar copos sem ser para beber? Verdade! Experimente virar um conjunto de três copos de pé alto para baixo com umas bolas e enfeites natalícios por baixo. Sem grande esforço criou um centro de mesa espetacular, cheio de impacto, sustentável e reciclável!

Vale muito a pena experimentar esta técnica de como decorar a mesa de Natal, vai conseguir um resultado único e diferenciador!

Doces e bonbons

Já sabemos bem que no Natal não é altura de se olhar para a balança ou para as dietas. Natal tem chocolates, bombons, rebuçados, sobremesas e até gomas!

Então, porque não usar alguns destes itens para decorar a mesa de Natal? Espalhe uns chocolates e umas doçarias ao longo da mesa para lhe dar maior colorido e impacto visual.

E não se chateie se durante a Ceia eles forem desaparecendo, mesmo que não seja ainda altura da sobremesa.

Transforme materiais

Garrafas antigas, frascos de vidro, potes de manteiga de amendoim, o que tiver por casa. Comece a olhar para estes suportes com outros olhos. Com alguma dedicação e criatividade consegue dar-lhe uma nova vida e com alusão ao Natal!

Basta às vezes colocar umas fitas, laços e tecido vermelho ou dourado para ficarem super chiques e bem natalícios.

Tenha atenção aos pormenores

Segura talheres, pratinho para colocar o pão e manteiga, guardanapos extra para alguma eventualidade: todos estes pormenores podem fazer a diferença no que toca criar impacto na hora de receber e saber como decorar a mesa de Natal.

Guardanapos podem ser protagonistas

Há tantas mas tantas formas de dobrar os guardanapos! Na internet não faltam tutoriais a explicar como o fazer e alguns deles são alusivos a esta época natalícia. Perca cinco minutos a aprender para criar um grande impacto no resultado final!

Capriche na ementa

Já sabemos que por mais bem decorada que esteja a mesa, se a ementa for uma desilusão e mal apresentada, todo o esforço de saber como decorar a mesa de Natal pode ser em vão.

Invista em algumas horas na cozinha, chame os miúdos para a sua beira e faça pratos deliciosos e bem apresentados.

Toda a casa vai ter um cheirinho delicioso a Natal (e a canela obrigatoriamente) e todo o ambiente fica mais mágico.

Veja também