Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
14 Dez, 2020 - 11:31

Decorar a mesa de Natal: truques e ideias surpreendentes

Sara Cristóvão

Este ano, mais do que nunca, decorar a mesa de Natal deve ser um investimento. Conheça as nossas sugestões e crie um ambiente mais aconchegante.

decorar mesa de natal

Todo o bom português gosta de juntar os seus à volta da mesa, e esse é o palco principal na noite de consoada e no dia 25 de dezembro. Não desanime se este ano não puder juntar a família toda, porque decorar a mesa de Natal vai aconchegar o seu coração e poderá ajudar no fortalecimento da união entre os presentes.

Nesse sentido, é importante organizar as decorações de modo a que estas proporcionem tranquilidade num ambiente festivo e confortável, transmitindo a paz que todos precisamos para fechar este ano difícil e encarar 2021 de forma positiva.

Sugestões para uma decoração de mesa de Natal infalível

Apostar no contemporâneo sem esquecer o clássico

Esta premissa aplica-se não só aos objetos escolhidos para decorar a mesa de Natal, como aos tradicionais talheres dourados, ou aos copos de cristal que apenas utiliza em épocas especiais. Coloque-os numa mesa moderna de madeira onde os ramos o pinheirinho é o centro de mesa, juntamente com algumas velas bem cheirosas de tamanhos diferentes.

Nesta paleta de cores pode e deve continuar a apostar nos tradicionais verde e vermelho, que nos trazem a nostalgia de outros Natais, ou então arrojar em tons diferentes, do branco ao roxo.

Natureza à mesa

Arriscar nos elementos naturais é sempre uma excelente aposta uma vez que estes conferem elegância a qualquer ambiente.

Quando começar a pensar em decorar a mesa de Natal tenha em mente as pinhas como adorno. Estas dão um toque moderno e natural à decoração natalícia. Se tem crianças em casa, porque não organizar a atividade de família e irem fazer uma caminhada para apanhar pinhas? São uma aposta simples, elegante e económica que poderá ser utilizada para enfeitar o centro de mesa ou como marcador de lugar.

O musgo também já não serve apenas para o indispensável presépio, poderá também ser centro de mesa original que transmite frescura e harmonia.

Outra excelente escolha serão as folhas de oliveira e os galhos de pinheiro que podem ser embelezados com luzes e enfeitados com bolas ou pequenas decorações.

Além disso, poderá utilizar os elementos naturais para adornar os guardanapos, ou mesmo servir de base para os pratos.

Use e abuse das flores e folhas secas

Este ano os arranjos com flores e folhas secas estão na moda e poderão servir como um belo centro para decorar a mesa de Natal. Nesta área se quiser ter algum apoio profissional sugerimos a Maria Papoila Atelier de Flores ou Oh, Maria.

Cuidado com a altura dos arranjos para não atrapalhar a conversa. Deve ainda evitar as ervas aromáticas para não influenciar os sabores na hora da refeição.

Luzes e velas para um ambiente aconchegante

A iluminação dá o toque especial de paz e conforto, e confere o brilho e a magia associados à época. Para decorar a mesa de Natal pode utilizar velas de diferentes tamanhos apresentando um centro de mesa dinâmico e equilibrado, bem como altas e grossas que dão um toque solene. Não se esqueça que é importante que a vela não tenha um cheiro forte para não se sobrepor aos aromas dos pratos.

Também as luzes vão oferecer um ambiente aconchegante e não tem de as usar apenas na árvore. Poderá entrelaçá-las no arranjo escolhido para o centro de mesa, colocá-las num jarro ou copo transparente, ou então pendurá-las num galho ou em ramos de pinheiro que estão a enfeitar a zona por cima da mesa.

Pequenos apontamentos que fazem a diferença

Por vezes, o importante está nos detalhes e apontamentos escolhidos, são eles que dão personalidade à sua mesa.

A escolha poderá ir desde castiçais dourados clássicos aos mais contemporâneos, suportes de velas de madeira ou apenas copos de vinho que dão um toque descontraído, mas elegante. Ou então, recorrer a argolas de guardanapos que poderão ser tradicionais e simples ou adornadas com ramos de pinheiro ou azevinho.

O melhor de tudo, seria chamar os mais novos para esta tarefa e pedir-lhes que façam umas argolas bem criativas. Ideias não faltam, é só usar e abusar da criatividade.

Não tenha medo de cores fortes

Este ano, quando decorar a mesa de Natal, poderá manter as cores tradicionais (verde e vermelho) que nos remontam a uma época rodeada dos nossos mais queridos. Mas se quiser fazer algo diferente, também pode apostar em cores mais arrojadas como o dourado que confere um toque festivo e ilumina o ambiente, ou no branco que nos transmite paz e harmonia.

A utilização de serviços de louça brancos e simples e os talheres dourados dão o toque de sofisticação essencial nesta época.

Poderá também inovar e arriscar numa cor totalmente diferente do que é normal. Por que não o rosa claro, ou o azul? Aqui misture estes tons com o pormenor dourado dos talheres ou das argolas de guardanapos. Neste caso, opte por louça de cores neutras para poder arrojar na restante decoração.

Comida como decoração

Um bom empratamento faz as delícias dos olhos de todos nós, utilize também a comida para decorar a mesa de Natal. Pode, por exemplo, fazer um pinheiro com massa folhada e escolher um recheio doce ou salgado. A ideia é tiro e queda e dá um toque de carisma à sua mesa.

O pinheiro também tem lugar à mesa

O pinheirinho remete-nos para um Natal em família, porque não trazê-lo também para a mesa representando a união e a tradição? Seja verde, branco, de loiça ou papel vai dar o toque confortável, acolhedor e familiar de que a sua mesa precisa.

Aproveitamos para sugerir alguns jogos que poderão fazer à mesa na noite de consoada ou no dia 25, proporcionando bons momentos de união e alegria, sendo isso o mais importante nesta época:

  • Jogos de tabuleiro como Trivial Pursuit, Party&Co ou Monopólio;
  • Jogos de mímica e charadas;
  • Jogos de cartas como o Dobble, o Uno, ou para os que gostam de humor negro “Cards Against Humanity”.
Veja também