Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
19 Set, 2018 - 12:21

Como decorar um loft, tornando-o funcional e acolhedor

Teresa Campos

Se não sabe como decorar um loft ou são muitas as dúvidas que guarda, nós esclarecemos tudo, dando-lhe indicações preciosas.

Como decorar um loft, tornando-o funcional e acolhedor

Saber como decorar um loft pode não ser fácil e é natural que muitas dúvidas se levantem durante todo o processo. Afinal, planificar um espaço aberto não é um exercício simples, mas precisamente por causa disso é que construímos um passo-a-passo que o vai ajudar nesta tarefa.

Reunimos ensinamentos essenciais sobre como decorar um loft e conseguir que ele se torne numa área prática, organizada e, claro, super acolhedora.

Dicas sobre como decorar um loft em apenas alguns passos

O que é um loft?

Este é um género de habitação que consiste num espaço aberto, sem paredes, muros ou outras divisões. Estas caraterísticas podem tornar a decoração deste género de espaço mais desafiante, do que a de um espaço convencional, levantando questões como: como aproveitar o espaço? Que tipo de móveis escolher? Quais os elementos mais adequados para este género de espaço?

decorar loft

Para uma decoração em 7 passos

  1. Num loft, privilegie um estilo minimalista e moderno, baseado na simplicidade, no uso de formas geométricas puras, especialmente no mobiliário, e na escolha de cores claras. Todas estas opções trarão luz e amplitude ao espaço aberto que é o pretendido. Há também quem siga uma combinação de branco e preto, mas tal não se adequa a um loft de medidas muito reduzidas.
  2. Comece por se concentrar nas cores. Pinte as paredes com um tom predominante que deve ser o branco ou cores claras como o creme, bege, tons terra, entre outros. Se gosta muito de tons fortes, pode sempre selecionar uma parede e pintar essa com uma cor mais intensa, como o verde, cinzento, castanho, entre outros. O contraste funciona muito bem e contribui para dar calor à habitação.
  3. Caso o conceito de espaço totalmente aberto não lhe agrade completamente, opte por incluir no loft móveis ou objetos que ajudem a criar separações, nem que sejam visuais. Cortinados, biombos, painéis japoneses, estantes, são tudo elementos que ajudam a cortar a amplitude do espaço e a torná-lo mais confortável e intimista.
  4. Não sobrecarregue o espaço com mobiliário, mas opte por móveis práticos e que mantenham tudo bem organizado e arrumado. Prefira móveis verticais altos e coloque-os nas esquinas das divisões. Já ao centro, disponha móveis mais baixos como o sofá, as poltronas, a mesa de centro, a mesa das refeições e as cadeiras. Pelas paredes, distribua armários e estantes que sirvam de armazenamento e decoração.
  5. Se o seu loft é pequeno, então use a técnica dos espelhos para dar amplitude ao espaço. Decore uma parede com um espelho grande que acompanhe o estilo decorativo de todo o espaço e, se possível, coloque-o frente a um ponto de entrada de luz. Tal vai não só dar a ilusão de um espaço maior, como mais iluminado. Descubra aqui mais ideias para decorar casas pequenas >>
  6. Sobretudo, se optar por pintar as paredes de tons claros, tal como lhe sugerimos, então anime as superfícies com quadros ou vinis que complementem a decoração e dão personalidade ao espaço. Escolha quadros grandes e de cores intensas e ilumine-os bem de forma a ainda dar mais destaque a essas peças que quer que sejam marcantes.
  7. Nos casos em que também a cozinha está integrada no loft, sem divisões, então é importante que a decoração da mesma esteja em harmonia com o conjunto e que invista num exaustor de grande potência para garantir os cheiros dos seus cozinhados não inundam todo o espaço.

Agora que já sabe como decorar um loft, só tem de pôr em prática as nossas dicas e verá como vai conseguir tornar a sua habitação num espaço super bem planificado e acolhedor. Inspire-se nas nossas sugestões e, claro, siga o seu gosto pessoal e deixe o seu loft cheio de estilo e personalidade. Aprender como decorar um loft não é assim tão difícil, desde que siga alguns pressupostos base e defina muito bem aquilo que pretende e deseja na sua habitação. Cumpra as nossas indicações e boas decorações!

Veja também