Luísa Santos
Luísa Santos
06 Fev, 2019 - 12:59

Como desbloquear alguém no Facebook

Luísa Santos

Já bloqueou um ou mais amigos nesta rede social, mas agora quer voltar atrás? Então, saiba como desbloquear alguém no Facebook.

Como desbloquear alguém no Facebook

Os motivos que o levam a impedir alguém, seu amigo, de ver toda a sua atividade numa rede social é algo que lhe diz respeito a si. Mas é também possível que se “arrependa” dessa decisão e queira voltar atrás. Se é esse o seu caso, saiba como desbloquear alguém no Facebook.

Como desbloquear alguém no Facebook: passo a passo

Existem várias formas de o fazer, que, em parte, dependem do dispositivo no qual se encontra. A verdade é que o pode fazer tanto num computador, como num tablet ou smartphone. Esta é uma opção que o Facebook sempre disponibilizou aos seus utilizadores, mas que não é tão visível quando comparada com outras funcionalidades.

Deste modo, se optou por bloquear uma pessoa, ou mais do que uma, por não querer que essa(s) tivesse(m) acesso às coisas que partilha no seu dia-a-dia (mas sem remover a amizade definida pela rede social), aprenda agora como desbloquear esses contactos.

No computador

computador

O processo de desbloqueio é relativamente simples, pelo que aquilo que pode ser ligeiramente mais complexo é o processo que o leva até ele. Para saber como desbloquear alguém no Facebook, precisa de, em primeiro lugar, ter o login da sua conta feito. Depois, basta seguir estes passos:

1. Clique na seta vertical invertida que se encontra no canto superior direito, na barra azul do Facebook;

2. No menu do lado esquerdo, selecione a opção “Bloquear”;

3. No separador “Bloquear utilizadores”, deverá encontrar a(s) pessoa(s) que bloqueou anteriormente;

4. Escolha o(s) nome(s) que quer desbloquear e clique na ligação imediatamente à direita, que diz “Desbloquear”;

5. Surgirá um pop-up que lhe pergunta se, de facto, tem a certeza que quer desbloquear aquela(s) pessoa(s). Basta “Confirmar” e o desbloqueio será feito.

É importante que leia todas as informações fornecidas pelo Facebook, já que, se foram importantes no momento do bloqueio, também o devem ser agora – quando quer voltar atrás com a sua decisão. Se quiser voltar a bloquear um amigo (que agora desbloqueou), terá de esperar 48 horas para o fazer.

Se, porventura, nunca tinha acedido a esta página de gestão de bloqueios, talvez queira perder algum tempo a analisá-la, uma vez que esta oferece uma série de possibilidades que, muito provavelmente, desconhecia – pois pode definir outro tipo de bloqueios muito úteis:

Listas de restrições: onde escolhe os amigos com quem não quer partilhar a sua atividade no Facebook. Ao definir uma lista deste género, está a pedir ao Facebook que não partilhe com estas pessoas tudo aquilo que publicar – sendo que os seus amigos serão os únicos a ter acesso às mesmas;

Bloquear mensagens: é uma ferramenta útil se quer impedir alguém de voltar a enviar-lhe mensagens. Basta inserir o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) em questão para que nunca mais seja contactado pelas mesmas;

Bloquear convites (de aplicações, eventos e grupos): ao fazê-lo, não receberá mais nenhuma notificação para fazer parte de determinado grupo, por exemplo;

Bloquear grupos, aplicações e páginas: o mesmo acontece nestes três casos, onde pode impedir a receção de qualquer tipo de informação proveniente dos mesmos.

No smartphone/tablet

phone

Desde que tenha a app do Facebook instalada, o processo repete-se (que num telemóvel, quer num tablet), por isso os passos a seguir são os mesmos. Aquilo que, de facto, pode ser diferente, tem a ver com as designações dadas por cada sistema operativo (Android ou iOS), sendo que os passos a completar se mantêm muito semelhantes:

1. Abra a aplicação do Facebook e aceda ao Feed;

2. Na parte superior, do lado direito, clique no ícone dos três traços horizontais;

3. Faça scroll e aceda a “Definições e privacidade”;

4. De seguida, selecione a opção “Definições”;

5. Faça novamente scroll até ao separador da “Privacidade”, onde deve selecionar a opção “Bloqueios”;

6. Aí terá acesso à lista de pessoas que bloqueou até hoje. Para as desbloquear, só precisa de selecionar a opção homónima;

7. O mesmo aviso de pedido de confirmação irá surgir após o seu clique, pelo que deve carregar nesse botão para concretizar o desbloqueio.

Tal como acontece no computador, onde desbloqueia uma pessoa por intermédio do browser (onde acede ao Facebook), terá de esperar 48 horas no caso de querer voltar a bloquear essa pessoa. Na verdade, esta rede social permite que estes bloqueios/desbloqueios sejam ilimitados, desde que cumpra certos prazos temporais.

O facto de desbloquear uma pessoa – que, mesmo quando bloqueada, continua a ser sua amiga no Facebook – faz com que esse contacto não possa ver mais aquilo que publica. Se tentar pesquisar pelo seu nome, também não o encontrará, uma vez que o bloqueio impede que seja encontrado de forma transversal.

Deste modo, toda e qualquer forma de chegar a si são será completamente eliminada até sua decisão. Esta é uma forma de permitir que as pessoas mantenham a sua privacidade sem que tenham de eliminar um contacto da sua lista de amizades. É, de facto, a melhor forma que existe de impedir o acesso às suas partilhas sem que a outra pessoa o perceba.

Veja também