Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
25 Jul, 2018 - 16:48

Como saber se fui bloqueado no Facebook

Luísa Santos

“Como saber se fui bloqueado no Facebook?” é uma pergunta que já deve ter colocado a si próprio. Saiba que há formas simples de encontrar a resposta.

Como saber se fui bloqueado no Facebook

Hoje em dia, são muitas as horas passadas nas redes sociais, sobretudo no Facebook, uma das plataformas mais utilizadas a nível mundial. Seja no computador, no smartphone ou no tablet, certamente que dedica algumas horas a percorrer o seu feed. Por vezes, estranha até que as publicações daquele amigo nunca mais lhe tenham surgido e pergunta-se: “Como saber se fui bloqueado no Facebook?”. Será que o tal amigo o bloqueou na rede social?

Como saber se fui bloqueado no Facebook

facebook

Não existe uma funcionalidade direta que lhe permita ter acesso às pessoas que o bloquearam no Facebook. Pode, no entanto, verificar, através de algumas ações simples, se isso aconteceu ou não.

Na verdade, existem alguns indícios de que um amigo o possa ter bloqueado no Facebook, dos quais se destacam os seguintes:

  • Há algum tempo que não vê as publicações daquele amigo no seu feed;
  • Não o consegue encontrar na pesquisa do Facebook;
  • Não consegue enviar-lhe uma mensagem no Messenger;
  • Ele já não aparece na sua lista de amigos.

Verifique as publicações

Se já há algum tempo não vê as publicações de determinado amigo no seu feed, não se precipite. Isso não significa, necessariamente, que essa pessoa o bloqueou no Facebook.

A verdade é que, por ser uma rede utilizada por milhões de pessoas, o Facebook altera constantemente o seu algoritmo de funcionamento – e pode ser por isso que deixou de ver as tais publicações.

Para não se precipitar e tirar conclusões infundadas, o melhor mesmo será fazer um double-check à possibilidade de ter sido, ou não, bloqueado por um amigo:

  1. Certifique-se de que tem o login feito no Facebook;
  2. Escreva o nome do tal amigo na barra de pesquisa do Facebook. Se ele surgir, passe para o ponto 3. Se não, avance para o ponto 4;
  3. Aceda ao perfil do seu amigo e faça scroll. Se consegue ver as publicações normalmente, então esse amigo não o bloqueou – pode terminar aqui o seu double-check;
  4. Se o nome do seu amigo não surgiu, então, o mais provável é que o tenha bloqueado.

Pesquise o nome do seu amigo

Outra forma de responder à questão “como saber se fui bloqueado no Facebook?” é através da pesquisa. Se suspeita de alguma coisa, nomeadamente que determinada pessoa o “apagou” da rede social, um dos processos mais fáceis é mesmo pesquisar o nome desse mesmo amigo.

Certifique-se de que não deu qualquer erro enquanto escrevia, e certifique-se também que procura a pessoa certa – até porque existem várias pessoas na rede social com o mesmo nome. Se souber o e-mail da pessoa em questão, e se ela o tiver registado no perfil de Facebook, também pode proceder à pesquisa através do mesmo.

Descubra se foi bloqueado através do Messenger…

Também pode saber se foi bloqueado no Facebook através da aplicação do Messenger. Basta abrir a app e pedir para escrever uma nova mensagem através do ícone que surge no canto superior direito.

A aplicação vai pedir que introduza o nome da pessoa para quem deseja enviar uma mensagem: se, ao escrevê-lo, a pessoa surgir na pesquisa, então saiba que não foi bloqueado pela mesma no Facebook. Se, por outro lado, não consegue encontrar quem procura, o mais provável é ter sido bloqueado.

… ou através da lista de amigos

Aceda à sua lista de amigos do Facebook. Irá surgir uma segmentação pela inicial do primeiro nome que procura. Mas pode, também, inserir diretamente o nome que pretende pesquisar. Se a pessoa procurada surgir na pesquisa, então, ela continua sua amiga. Senão, isso significa que foi bloqueado.

Veja também