Inês Silva
Inês Silva
04 Fev, 2018 - 09:00

Como falar de si mesmo na entrevista de emprego

Inês Silva

Saber como falar de si mesmo durante uma entrevista de emprego é, provavelmente, a maior dificuldade de muitos candidatos. Saiba como ultrapassar.

Como falar de si mesmo na entrevista de emprego

Tem uma entrevista de trabalho? Naturalmente, preparou-se para falar sobre as suas competências, sobre a empresa e a área de atuação, mas é, também, natural recear não saber como falar de si mesmo quando o recrutador lhe fizer a pergunta: “pode falar-me de si?”.

Sem grandes surpresas, sabe-se que uma boa entrevista é determinante para que um candidato seja contratado. Ainda que seja um processo intimidante, é de extrema importância que mostre a sua personalidade e os seus pontos fortes. Reunimos alguns aspetos que deve ter em conta para tirar o máximo proveito da sua próxima entrevista.

Fique atento e tome nota.

Como falar de si mesmo: 5 dicas a seguir

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1. Conheça-se a si mesmo

Este é um passo muito importante para o ajudar a saber como falar sobre si mesmo. Parece simples, mas antes de uma entrevista, prepare-se para destacar as suas competências e falar, também, falar sobre as suas fraquezas. Precisa de se conhecer bem para saber o que dizer sem perder tempo com informação desnecessária.

2. Como falar de si mesmo

“Pode falar-me de si?” – Esta é, provavelmente, a primeira pergunta de uma entrevista de emprego. Fale brevemente sobre a sua personalidade e resuma as suas características principais, sem se alongar demasiado. Por se tratar de uma pergunta vaga, utilize-a também como uma oportunidade para destacar momentos da sua carreira.

Não é necessário entrar em demasiados pormenores, mas é normal que o recrutador sinta alguma curiosidade acerca de si como potencial colaborador e, também, como pessoa. Nesses casos, pode, se sentir à vontade, falar sobre a sua família e os seus passatempos.

3. Como falar sobre a sua carreira

Quando lhe perguntam sobre as suas realizações profissionais, os recrutadores não estão à espera que debite o currículo que entregou. A intenção da pergunta é perceber qual o seu perfil e se é compatível com o perfil da empresa. Saiba como falar de si mesmo e esteja preparado para dar exemplos da forma como executa seu trabalho, como lida com os conflitos e que resultados positivos obteve.

Não se acanhe ao falar dos seus pontos fortes, mas também não se gabe – porque ser autoconfiante é um algo positivo, mas ser arrogante é completamente diferente. Não caia neste erro durante uma entrevista de emprego.

Seja também honesto em relação aos seus pontos fracos, mas sem ser demasiado exigente consigo. Apresente apenas problemas que possam ser resolvidos.

4. Como explicar porque é o candidato ideal para a função

Durante a entrevista, refira os seus destaques profissionais e académicos. Mencione ainda as caraterísticas pessoais que o tornam atrativo como profissional, por exemplo, a pontualidade, a fiabilidade e vontade de aprender. Assegure ao entrevistador que as suas intenções sobre o cargo são sérias e expresse o seu desejo de fazer parte da equipa.

5. O que não dizer

  • Evite o subjetivismo, assuntos polémicos ou opiniões controversas;
  • Não exagere nas qualidades;
  • Fuja dos clichés, seja honesto, os recrutadores já devem estar fartos de ver qualidades transformadas em defeitos;
  • Não perca tempo com informação inútil, seja breve e fale apenas o necessário sobre quem é e quais as suas áreas de interesse e experiências profissionais. Se o recrutador quiser saber mais sobre determinado assunto, vai com certeza pedir-lhe que o faça.

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