Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
06 Mai, 2018 - 00:00

Sabe como fazer crepes perfeitos? As melhores dicas estão aqui

Helena Peixoto

Finos como folhas e macios como seda são alguns dos requisitos obrigatórios na resposta à pergunta ‘como fazer crepes perfeitos’. Temos aqui a melhor receita.

Sabe como fazer crepes perfeitos? As melhores dicas estão aqui

Como fazer crepes perfeitos? Quantas vezes já se fez esta pergunta? Afinal de contas, faz a receita direitinho, tal e qual está nas instruções, mas chega a hora de os cozinhar e fica tudo agarrado à frigideira. Ou, mesmo não ficando colado, quando tenta virar o crepe, acaba com um cenário de guerra na cozinha. Para que nunca mais tenha de viver este problema, temos algumas dicas preciosas para si.

Crepes perfeitos? Temos.

Como fazer crepes de fazer inveja a todos?

Dicas para saber como fazer crepes perfeitos

como fazer crepes

Claro que a prática também vai ajudar – como em tudo, quanto mais treinar, mais facilmente vai concluir a tarefa -, mas a verdade é que existem alguns truques para saber como fazer crepes lindos, perfeitos e super saborosos. Aqui ficam alguns.

  1. Se é uma pessoa que gosta de fazer crepes de uma forma recorrente, invista numa máquina própria de os fazer. A médio/longo prazo vai compensar.
  2. No caso de não querer investir numa máquina própria, é absolutamente obrigatório que use uma frigideira de excelente qualidade e com a tecnologia de anti aderência; caso contrário, esqueça os crepes.
  3. Se acha que o segredo de como fazer crepes perfeitos é proporcionalmente equivalente à quantidade de óleo que usa está bem errado; se usar muito óleo, só vai encharcar esta iguaria e o sabor vai sair muito prejudicado; basta untar ligeiramente e deve, inclusivamente, remover o excesso de gordura antes de colocar a massa.
  4. A temperatura da frigideira também é fundamental: não pode estar nem demasiado quente nem demasiado brando. Se estiver com lume muito alto, o crepe não vai cozer lentamente e como é muito fino vai queimar na certa; se, por outro lado, colocar o lume demasiado brando, ele vai absorver muita parte do óleo – temperatura média / branda é o ideal.

Receita de crepes infalível

crepe

Ingredientes
1 chávena de farinha de trigo
½ chávena de leite
2 ovos
1c sopa de óleo
1 pitada de sal

Modo de preparação

  1. Comece por misturar todos os ingredientes. Bata bem a massa (manualmente) até obter uma massa homogénea.
  2. Deixe repousar a massa durante algum tempo (pelo menos 20 minutos) e, mesmo antes de cozinhar os crepes, volte a bater novamente a massa.
  3. Unte uma frigideira antiaderente com margarina (ou se tiver máquina de crepes, melhor ainda). Se ficar margarina a escorrer, remova-a.
  4. É altura de saber como fazer crepes perfeitos: coloque uma pequena porção de massa, espalhe-a bem (de modo que a massa fique distribuída de forma uniforme e a formar uma camada bem fina), e deixe cozinhar dos dois lados.
  5. Quando estiverem dourados, estão prontos a rechear e servir!

Veja também: