Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marcos Silva
Marcos Silva
06 Set, 2018 - 12:35

Como juntar PDF: 4 ferramentas úteis

Marcos Silva

Já precisou de combinar diversos ficheiros PDF num só? Neste artigo, descubra como juntar PDF facilmente, com a ajuda de ferramentas gratuitas.

Como juntar PDF: 4 ferramentas úteis

Muitas vezes, é útil saber como juntar PDF. Em vez de ter diversos documentos sobre o mesmo assunto, pode juntar tudo num só documento.

Existem diversas programas e aplicações para fazê-lo, seja online ou offline. Se souber como juntar PDF, pode aumentar a sua produtividade, permitindo-lhe focar a sua atenção num só documento em vez de diversos, bem como libertar espaço no seu PC.

Se tiver um Mac, pode desde já ficar a saber que tem a vida facilitada, pois este inclui no seu sistema operativo ferramentas de PDF bastante úteis. Fique a conhecer, então, diversas aplicações que pode utilizar para juntar PDF.

Como juntar PDF de forma simples

como juntar pdf

1. PDF Merge

Ao aceder ao site do PDF Merge, tem diversos serviços online para manipular ficheiros PDF, sendo que um deles permite juntar diversos ficheiros num só.

Para proceder à junção de diversos ficheiros PDF online, acede ao site do PDF Merge. Depois, clique no botão “Escolher arquivo” e selecione o ficheiro PDF que pretende manter em primeiro lugar no documento final. O próximo passo é clicar no segundo botão “Escolher arquivo” e adicionar os ficheiros PDF que quiser.

Não se esqueça que a ordem que escolher será a ordem que irá surgir no documento final. O PDF Merge tem a limitação de apenas conseguir juntar 5 ficheiros PDF de cada vez.

Após os passos anteriores, clique em “Merge” e o ficheiro PDF final com todos os ficheiros que selecionou será criado. Além disso, se quiser trabalhar offline, pode fazer download do programa no próprio site.

2. Small PDF

O Small PDF tem diversas ferramentas, incluindo a junção de diversos ficheiros PDF num só. Ao contrário do exemplo anterior, aqui apenas conseguirá trabalhar online.

Aceda ao site e selecione o primeiro ficheiro que quer no documento final. Depois, basta clicar em “Add more PDFs” e adicionar os ficheiros PDF que quiser no seu documento final.

Quando tiver selecionado todos os ficheiros, basta clicar em “Merge PDF” e a criação do novo documento é concluída.

3. Online2PDF

O Online2PDF permite a junção de ficheiros PDF num só online. Além de juntar ficheiros PDF, pode também convertê-los, editá-los e desbloqueá-los, caso estejam bloqueados. Pode também trabalhar outro tipo de ficheiros neste site, como PowerPoint, Word, Excel e muito mais.

4. Juntar PDFs no Mac

Tal como referido no início do artigo, o sistema operativo macOS inclui ferramentas que permitem manipular ficheiros PDF.

Antes de começar, e por precaução, duplique os ficheiros PDF que quer juntar, pois se ocorrer algum problema durante a criação do documento final, não perde os ficheiros iniciais.

Quando criados os duplicados, abra um deles com a aplicação Pré-visualização. Para escolher onde inserir o novo PDF, selecione “Visualização > Miniatura” e selecione a miniatura onde pretende adicionar o ficheiro. Se for no final do primeiro, selecione a última miniatura.

De seguida, selecione “Editar > Inserir > Página do ficheiro” e escolha o ficheiro PDF que quer adicionar. Clique em “Abrir”. Faça o mesmo para outros ficheiros que queira adicionar ao mesmo documento. No final, basta selecionar “Ficheiro > Exportar como PDF”.

Este processo não requer ligação à Internet nem a instalação de qualquer aplicação adicional, visto que esta já vem incorporada no sistema operativo da Apple.

Veja também