Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
adc-cms-wp-admin
adc-cms-wp-admin
07 Mar, 2018 - 12:39

Como levar líquidos no avião: veja quantidades e restrições

adc-cms-wp-admin

Quando viaja com bagagem de mão, há algumas restrições quanto aos tamanhos e quantidades de líquidos. Veja como levar líquidos no avião.

Como levar líquidos no avião: veja quantidades e restrições

Quando viajamos em low cost e em voos de distância curta estamos quase sempre confinados às regras das malas de cabine e ao seu pouco espaço. Para além da roupa apropriada ao destino para onde voamos e ao tipo de atividades programadas, como levar líquidos no avião é, para viajantes pouco ou muito frequentes, uma pergunta frequente.

Por questões de segurança, existem limitações quanto ao transporte de líquidos na bagagem de mão, em voos normalmente operados por companhias low cost.

Os líquidos incluem todos os artigos líquidos, aerossóis e géis, tais como:

  • perfumes
  • produtos de higiene (champô, condicionador, espumas de cabelo e de barbear).
  • água e outras bebidas
  • líquidos de lentes de contacto
  • maquilhagem
  • pasta de dentes
  • compotas, patês e semelhantes

Os recipientes devem ter no máximo, 100 ml (ou 100 gr) e devem ser acondicionados em embalagens transparentes de, no máximo, 20cm x 20cm. A capacidade total da embalagem deve ser de 1 litro e as embalagens devem ser re-seláveis, ou seja, que possam ser abertas e fechadas de novo. As embalagens não devem, também, estar demasiado cheias.

Regras apresentadas, vamos a umas dicas?

Como levar líquidos no avião em viagens Low Cost

placeholder-1x1
  • Tente comprar produtos “travel size”. Champôs, condicionadores, sprays, perfumes, desodorizantes, produtos de beleza… praticamente todos os produtos possuem tamanhos de 50 ml ou até 25 ml. Se é um viajante frequente esta é melhor opção. Aproveitar os produtos de cortesia de hotel é também uma boa opção. Fáceis  transportar, práticos
  • Caso não queira comprar propositadamente, saiba que em lojas de bens de consumo como Primark, Tiger ou lojas de produtos de beleza como Kiko ou Sephora, encontra à venda pequenos frascos que lhe permitem levar líquidos no avião. 
  • Quanto à embalagem transparente, um exemplo é o comum saco de congelação de alimentos, que possui um fecho hermético.
  • A pressão do ar pode afectar as tampas dos recipientes por isso certifique-se que estes estão bem fechados. Para garantir que não se espalham, pode optar por colocar papel celofane.

Há excepções: líquidos sem restrições

Apesar do limite dos 100 ml ser regra de ouro quando se trata de levar líquidos na bagagem de mão, há excepções:

Medicamentos e comida de bebe (leite, leite em pó, água esterilizada), ainda que ultrapassem o limite estipulado, podem circular sem restrições.

Tenha em atenção que deve separar estes alimentos de forma a serem inspecionados e revistados pela segurança do aeroporto, respeitando o fluxo de circulação de todos os viajantes.

Artigos comprados no Duty-free

Desde 2014 que é permitido o transporte de líquidos de bagagem de mão adquiridos nas lojas de aeroporto ou a bordo do avião, qualquer que seja a companhia aérea, desde que estejam devidamente embalados dentro de um saco inviolável selado e com o respetivo recibo de compra.

Se seu perfume estava a acabar e pensou em adquirir um novo no aeroporto pelas atrativas promoções, lembre-se que a menos que seja de 100 ml ou tamanho inferior, terá uma viagem de volta para fazer em que o saco do duty free já não será válido. O mesmo acontece com as compras a bordo do avião. Caso compre um perfume ou artigo que tenha quantidade superior a 100 ml, na viagem de volta, terá que despachar a sua mala para o porão e suportar o custo acrescido, sob pena de o artigo ficar retido quando a sua mala de cabine for novamente revistada.

Estas regras de como levar líquidos no avião são válidas para todos os países da União Europeia. Também se aplicam às normas dos aeroportos de Marrocos, Noruega, Islândia, EUA, África do Sul, Brasil e Suíça.

Agora que já sabe como levar líquidos no avião é hora de planear a sua próxima viagem. Afinal, viajar é a única coisa que compramos e que nos deixa ricos!

Veja também: