Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Jan, 2024 - 13:02

Saiba como limpar a base do ferro de engomar

Catarina Milheiro

Surgiram resíduos escuros ou amarelados e não sabe como tirar? Saiba como limpar a base do ferro de engomar.

É um item que está presente em todos os nossos lares e a verdade é que este eletrodoméstico é mesmo muito útil no dia a dia – diríamos, até, indispensável. É natural que, com o tempo, vá ficando sujo e seja necessário sabermos como limpar a base do ferro de engomar de forma eficiente.

De facto, existem alguns cuidados que tornam o ferro mais eficiente – ajudando assim a poupar tempo e esforço no momento em que temos de passar a ferro. Limpá-lo é um deles.

Quando o aparelho tem a base suja, pode haver alguma dificuldade em deslizá-lo sobre a peça de roupa, acabando muitas vezes por ficar agarrado ou deixar nódoas.

Mas afinal, por que motivo acontece isto lá em casa? A resposta é simples: o calcário que se acumula no ferro reduz a quantidade de vapor que sai dos pequenos orifícios. Por sua vez, a pessoa tem que passar mais vezes o ferro para que a roupa fique bem engomada.

Se este é um problema recorrente em sua casa, saiba como terminar já hoje com ele. Confira as nossas dicas.

Como limpar a base do ferro de engomar: 6 dicas rápidas e eficazes

Se também pretende saber como limpar a base do ferro de engomar, está no sítio certo – nós explicamos tudo. Remover todos os resíduos e sujidade que se acumula no ferro irá fazer com que deslize melhor e evitar ainda danos ou nódoas na roupa.

Contudo, a nossa sugestão passa por ler sempre atentamente o manual de instruções do equipamento já que as bases dos mesmos são fabricadas com materiais distintos e alguns modelos podem ter recomendações específicas.

1.

Utilize um cotonete para limpar os orifícios

Se vai agora fazer a limpeza da base do seu ferro de engomar, saiba que deve começar por ajustar o termóstato do equipamento para a temperatura mais baixa.

Depois, passe um pano macio húmido sobre a base do ferro com o objetivo de remover as sujidades agarradas. Para finalizar a sua limpeza, use cotonetes para limpar à volta e dentro dos orifícios de saída de vapor. No final, basta deixar secar naturalmente.

2.

Um pano ou toalha de algodão

Se o seu ferro de engomar ficou com resíduos mais difíceis de eliminar (como tecido derretido, por exemplo), tente limpar a base com o termóstato ajustado numa temperatura média.

Em seguida, humedeça um pano ou uma toalha de algodão e passe o ferro várias vezes sobre o tecido. O objetivo aqui é acabar com as fibras que estão presentes na base.

3.

Faça uma lavagem a seco com sal

Uma das formas de limpar a base do ferro de engomar mais simples, passa por espalhar sal grosso sobre um pano e passar o ferro quente diretamente no sal. De seguida, desligue o ferro e espere até que arrefeça por completo. No final, deve terminar a sua limpeza com um pano húmido até conseguir remover todo o sal.

4.

Use vinagre e sal

A mistura do vinagre com sal é bastante utilizada nas limpezas da casa. na verdade, também para a limpeza da base do ferro é bastante útil.

Para o efeito, misture num recipiente vinagre e sal em quantidades iguais (pode ser um copo de água de cada) e colocar no micro-ondas até ferver. Depois, passe um pano embebido na mistura sobre a base do ferro. Com a ajuda de um cotonete, vá limpando muito bem os orifícios por onde sai o vapor.

Esfregue até que veja que a base está completamente limpa e no final basta passar um pano húmido e deixar secar naturalmente.

5.

Água destilada e vinagre

Esta mistura parece funcionar muito bem, principalmente naqueles ferros que já têm alguns anos de uso e que apresentam com frequência manchas de ferro.

Para colocar em prática basta misturar água destilada e vinagre branco num recipiente e mexer muito bem. Humedeça um pano suave na solução preparada e passe na base do ferro.

Assim que reparar que está completamente limpa, bastar passar um pano húmido e deixar secar. Verá que na próxima vez a sua roupa já não terá resíduos de ferro.

6.

Utilize uma escova de dentes macia

Limpar a base do ferro nem sempre é fácil. E caso não tenha cotonetes em casa, saiba que poderá utilizar uma escova de dentes velha que tenha lá em casa – o importante é que seja macia.

Por isso, se existirem manchas complicadas de sair ou depósitos de calcário na base do ferro, use uma escova de dentes embebida numa solução de água e vinagre. Tenha cuidado para não encher o ferro de água.

No fundo, são várias as dicas que existem para limparmos as bases dos nossos ferros de engomar. E até mesmo para quem pensava que aquelas manchas pequeninas de ferrugem já não iam sair, parece haver solução.

Experimente todas as nossas dicas antes de adquirir um ferro novo. E em caso de ter mesmo que ser, certifique-se de colocar o eletrodoméstico em algum dos pontos de recolha deste tipo de lixo.

Veja também

Artigos Relacionados