Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
11 Mar, 2020 - 12:26

Como limpar os estofos do carro: conheça estas 6 dicas úteis

David Afonso

Deseja manter os bancos do seu carro livres de manchas e sujidade? Conheça estas 6 dicas para limpar os estofos forma rápida, simples e profissional.

Limpar os estofos do carro

Manchas de tinta ou gordura, cheiro a tabaco, pelos de animais domésticos, cabelos, restos de comida: qualquer um deles pode deixar marcas nos estofos. Contudo, se souber como limpar os estofos do carro, pode remover toda a sujidade, sem ter de recorrer a uma estação especializada em limpeza automóvel.

É possível manter o carro limpo e detalhado, como se tivesse sido trabalhado por um profissional, com muitas das ferramentas e materiais necessários para a limpeza em casa.

Neste artigo vai encontrar tudo o que precisa de saber para limpar estofos do carro, com dicas simples e úteis, sejam os seus estofos em pele, sejam eles em tecido.

COMO LIMPAR ESTOFOS DO CARRO em casa: MATERIAIS NECESSÁRIOS

Aspirar os estofos do carro

Se já possui um aspirador e diversos de produtos de limpeza próprios para o efeito, já tem o principal para se aventurar neste processo. Contudo, se juntar a isso pincéis (para chegar a zonas mais difíceis), panos e esponjas, está pronto para prosseguir com a limpeza como um verdadeiro profissional.

Aponte então o que vai precisar:

  • Aspirador. Um aspirador com uma mangueira de extensão e acessórios portáteis é ideal.
  • Produtos de limpeza indicados para o efeito. É provável que tenha de comprar produtos próprios e indicados para limpar estofos do carro. Isto porque, estofos em pele, tecido ou sintéticos têm cada um características específicas.
  • Limpeza e polimento dos estofos. Para uma limpeza mais profunda, pode sempre optar por toalhas felpudas para esfregar e panos finos e sem “farpas” para polir. Por outro lado, uma escova de dentes pode sempre dar jeito para dar um toque final em manchas mais pequenas e mais difíceis de tirar.

as diferenças entre pele, pele sintética e tecido na hora de limpar os estofos do carro

Limpar estofos do carro

1. Estofos em tecido

Os estofos em tecido têm a particularidade de serem mais baratos na altura da compra, mas menos duradouros e mais difíceis de limpar. Por outro lado, têm a particularidade de se sujarem com bastante mais frequência.

Se este é o seu caso, comece por aspirar literalmente colocado ao tecido. Se por ventura tem animais que deixam muito pelo, o melhor mesmo é comprar fitas adesivas (ou até mesmo fita cola para caixas de cartão) porque apenas o aspirador não será suficiente.

Se a sujidade forem manchas de gordura ou borra de café, utilize detergente limpa-tudo, um limpa vidros e limpe com toalhitas de bebé.

Estofos em pele

À medida que o tempo passa, a sujidade pode ficar impregnada nos estofos em pele. Contudo, existem alguns produtos de limpeza que praticamente toda a gente tem em casa e que garantem uma ação imediata. Estamos a falar de sabão neutro, específico para pele.

Quando iniciar a limpeza, deve sempre fazer um movimento suave e giratório. Esfregar ou “raspar” com muita força pode danificar a cor natural dos estofos. Por isso, com uma esponja macia ou pano de microfibras, ligeiramente húmido e com sabão neutro, tente retirar o máximo de sujidade possível.

Em seguida, aguarde o tempo necessário e aplique um condicionador de couro para manter o material flexível.

Estofos sintéticos

Comparados aos estofos de tecido ou pele, os estofos com material sintético são mais fáceis de limpar. Para retirar nódoas dos estofos, pode recorrer a um simples limpa-vidros. Mas antes disso, tem de ler os rótulos dos produtos e verificar se são compatíveis.

Nestes casos, o processo é bastante simples: borrifar os estofos com o limpador e passar um pano. Certifique-se que não coloca líquido em excesso. Depois de limpar completamente os assentos, volte a usar um pano, diferente do primeiro, mas desta vez para secar.

Passo a passo: como limpar os estofos em 6 etapas

Espalhar produto de limpeza nos estofos do carro

1. Aspirar

Utilize um aspirador comum, mas com uma boa potência, para tirar todo o pó, resíduos de tecidos e possíveis pelos e cabelos.

Preste atenção às dobras do tecido e tenha o cuidado de não deixar passar nenhuma falha.

Dê uma atenção especial às zonas com manchas: retirar o pó que está na superfície faz com a que o líquido de limpeza penetre mais facilmente no tecido.

2. Usar uma solução de limpeza

Use um produto específico para limpeza de estofos do carro ou algum que seja para retirar sujidade de tecidos, como tapetes e cortinados.

Outros tipos de detergentes e lava-tudo podem manchar ou, ao não serem retirados da maneira adequada, provocar mofo ou piora da mancha.

Evite usar uma quantidade muito grande do produto, opte antes por camadas finas antes do processo de escovar e massajar. Usar muito líquido pode humedecer o estofo e levar à proliferação de mofo e mau cheiro.

3. Esfregar

Utilize uma escova de dentes velha ou alguma outra escovinha de cerdas macias para esfregar o produto no estofo.

É importante que este passo seja realizado imediatamente após a aplicação do produto.

4. Limpar

Com uma toalha ou com um pano de microfibra limpe a zona afetada. O ato de massajar fará com que o produto penetre mais facilmente e irá ajudar a retirar a sujidade no tecido.

5. Repetir

Caso os estofos continuem ainda com a presença de manchas, então o próximo passo é repetir os últimos três passos citados até atingir o resultado desejado.

É importante dizer que estas técnicas não devem apenas ser aplicadas em zonas com manchas, mas sim em todo a área desejada.

6. Aspirar novamente

Uma vez que todo o processo de limpeza esteja concluído, aspire mais uma vez. Isto ajudará a secar qualquer zona que por ventura tenha ficado húmida.

Não esqueça de deixar o estofo respirar antes de voltar a utilizar o veículo.

Para rematar, e se quiser dar um cunho ainda mais pessoal ao seu automóvel e deixá-lo bem cheiroso, pode sempre colocar um pouco de perfume nos bancos.

Veja também