Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Jan, 2024 - 14:39

Como limpar humidade do teto: aproveite o bom tempo

Catarina Milheiro

As marcas de bolor na casa prejudicam a nossa saúde, além de serem inestéticas. Saiba como limpar humidade do teto de forma eficaz.

As tarefas de limpeza da casa nem sempre são fáceis, sobretudo quando o assunto é saber como tirar a humidade do teto. Pois é, o frio já lá vai, mas a verdade é que parece ter deixado um rasto de humidade em vários lares de norte a sul.

De facto, ter humidade no teto ou nas paredes dos quartos ou de qualquer outra divisão não é de todo bonito, muito menos saudável. Para além disto, a humidade pode causar danos permanentes ao teto da sua habitação e, por isso mesmo, deve ser removida assim que avistada.

Agora que os dias mais frios e húmidos do ano já passaram, os tetos de sua casa ficaram com marcas? Com aquele aspeto de excesso de humidade? Então comece já a fazer a sua limpeza profunda e coloque as nossas dicas em prática.

4 dicas para começar já hoje a limpar a humidade do teto

Não sabe como limpar a humidade do teto? Já tentou de tudo e parece que nada resulta? Com a chegada da primavera, o seu problema perece ser comum ao de muitas outras pessoas que também lutam contra a humidade nos seus lares.

Chegou o momento de arregaçar as manchas e deixar o ar entrar em sua casa: abra todas as janelas e portas e tape algumas peças de mobiliário que se possam estragar. Vamos começar a limpar a humidade dos tetos a fundo!

1.

Areje a casa

O primeiro passo para limpar a humidade dos tetos ou paredes, é arejar a casa e todos os ambientes. Para isso, abra todas as janelas e portas e deixe o ar correr entre cada uma das divisões.

Além disto, para a limpeza que irá fazer, ter a casa a arejar irá ajudar no processo de “secagem” dos tetos.

2.

Limpe bem o pó dos tetos

Para iniciar a limpeza, comece por limpar o pó do teto onde tem humidade. Para o efeito, pode utilizar uma mopa ou colocar um pano de microfibras numa vassoura e ir limpando o teto com cuidado.

Certifique-se que não existem poeiras na superfície para que possa fazer uma correta limpeza da humidade. No caso de os tetos serem baixos ou do tubo do seu aspirador ser comprido, poderá sempre utilizar o mesmo para limpar as poeiras do teto.

varrer-ou-aspirar
Veja também Varrer ou aspirar o chão da casa?
3.

Misture água morna com detergente da louça

Depois de limpar bem o pó do teto, prepare uma mistura com água morna e detergente da louça. Se os tetos estiverem muito sujos, opte por um detergente abrasivo e lave com cuidado os tetos onde a humidade está presente.

Para evitar que os tetos fiquem manchados utilizando este método de limpeza, não deve parar a lavagem do teto a meio. Por isso já sabe: escolha uma hora para o fazer em que possa ficar totalmente à vontade.

4.

Detergente multiusos e água

Se os tetos que precisa de limpar estão com manchas pouco marcadas, esta dica pode ser interessante. Assim, para limpar a humidade do teto com eficácia, pode utilizar um pouco de detergente multiusos diluído em água.

Para iniciar a aplicação recomendamos a utilização de uma esponja ou um pano absorvente à volta de uma vassoura. Deste modo conseguirá alcançar o teto de forma mais fácil.

Caso pretenda, poderá também usar um escadote para o ajudar a limpar com maior precisão a área afetada.

Como prevenir o aparecimento de humidade nos tetos?

Depois de saber como limpar a humidade no teto, é importante prevenir o seu aparecimento. Para o efeito recomendamos que verifique se há zonas onde a água possa estar a atravessar o teto. Procure por rachas antes de tentar remover a humidade.

Outra questão importante é a da ventilação e da circulação do ar. Muitas vezes, quando não existem sistemas de ventilação adequados, os tetos das casas de banho e das cozinhas podem ser propícios para o aparecimento de humidade.

Assim, o ideal é colocar desumidificadores e ventiladores nestes espaços para permitir que o vapor desapareça. Também nas casas de banho, deve evitar pendurar as toalhas húmidas depois do banho para evitar o aparecimento de humidade.

Para além disto, tente sempre fazer com que a luz natural invada todas as divisões da casa. Afinal, a humidade e o bolor preferem locais mais escuros. Por isso mesmo, manter as janelas abertas vai evitar o aparecimento de humidade.

Caso não seja possível abrir todas as janelas para que a luz natural entre, uma boa solução passa por inserir mais lâmpadas – algo que irá aquecer o ambiente.

Prevenir o aparecimento de humidade nos tetos passa também por se certificar de que a sua casa está devidamente isolada. Em caso de dúvida, contacte um profissional que o ajude a perceber se o isolamento deve ou não ser melhorado.

Veja também