ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
05 Jul, 2022 - 12:15

Como limpar toda a casa em 2 horas: 4 dicas eficazes

Catarina Milheiro

Precisa de otimizar o seu tempo nas tarefas domésticas? Temos algumas dicas para limpar toda a casa em 2 horas.

Limpar a casa toda em 2 horas, parece-lhe impossível? Através de uma boa organização é possível fazê-lo, basta que guarde apenas este tempo num dia da sua semana.

Por sabermos que nem todas as pessoas gostam de perder um dia inteiro do fim de semana a limpar a casa, preparamos algumas dicas para que o possa fazer em apenas 2 horas.

É verdade! Se também não é adepto das limpezas, comece a guardar 120 minutos da sua sexta-feira para deixar tudo arrumado e devidamente organizado. Tudo se baseia em priorizar tarefas e organizá-las através de pequenas metas.

Ficou curioso? Atente nas dicas que temos para si e experimente.

4 dicas para conseguir limpar a casa toda em 2 horas de forma eficaz

Para muitas pessoas, a falta de tempo é o maior problema com que lidam nos dias que correm. Por isso mesmo, é necessário otimizá-lo da melhor forma possível, planeando e colocando tudo em prática.

E quando o assunto é arrumar e organizar a casa, torna-se crucial manter uma rotina eficaz. E se lhe dissermos que pode limpar a casa toda em 2 horas? A verdade é que é perfeitamente exequível. Saiba como.

Maus hábitos de limpeza
1.

Lave a loiça e organize as roupas sujas nos primeiros 15 minutos

Comece a limpeza da casa pela cozinha: organize rapidamente a loiça que tem por arrumar e coloque tudo aquilo que for para lavar na máquina. Caso não tenha máquina de lavar loiça, opte por separar as loiças que precisam de ser lavadas e ponha mãos à obra.

De seguida, passe para as roupas sujas que tem espalhadas pela casa. O ideal é recolher tudo de uma só vez para colocar a lavar de imediato. Estas duas tarefas não devem demorar mais do que 15 minutos.

2.

Limpe os móveis e organize os objetos em apenas 1 hora

Depois de organizar a loiça na cozinha e de tratar das roupas sujas, chega o momento de passar para a primeira grande parte da limpeza.

Numa fase inicial, passe um pano do pó por todos os móveis que tem em casa, recolhendo todos os objetos que estão fora do lugar. O ideal é que vá colocando esses objetos no seu sítio à medida que vai passando por eles.

Se os seus móveis forem de madeira, pode ainda aproveitar para finalizar a limpeza passando um pano com óleo de cedro para um acabamento brilhante, por exemplo.

Relativamente às casas de banho, para poupar tempo, opte por limpar tudo menos o chão – este deve ficar para a fase seguinte.

E não se esqueça: tudo o que for encontrando enquanto limpa as superfícies que não seja necessário, coloque de imediato no lixo. Se preferir, pode até levar consigo um saco para ir depositando papéis, cartas ou outros objetos.

Veja também Limpar o pó: 15 truques simples para eliminar o pó de forma eficaz
3.

Varra ou aspire as divisões nos 30 minutos seguintes

Para uma limpeza eficaz, é essencial que despenda cerca de 30 minutos para aspirar ou varrer todas as divisões.

Se é adepto da vassoura, prepare-se para perder um pouco mais de tempo – afinal dá sempre mais trabalho varrer o chão de toda a casa. Mas se o aspirador é o seu melhor aliado, então comece numa divisão e aspire tudo seguido.

Não ceda à tentação de desligar o aspirador a partir do momento em que o liga – caso contrário poderá demorar mais tempo nesta tarefa. Lembre-se de aspirar todos os cantos e rodapés (onde normalmente se acumulam mais poeiras).

Para as paredes, pode utilizar uma vassoura com um pano enrolado na ponta, por exemplo. Esta técnica é bastante eficaz quando existem teias de aranha ou até para tirar algum pó que esteja nas paredes.

4.

Estenda a roupa e organize o cesto nos 15 minutos finais

Para terminar a limpeza da casa em apenas 2 horas, deve dedicar os últimos 15 minutos à organização da roupa. Ou seja, lembra-se da máquina que colocou a lavar no início das tarefas?

Está na hora de retirar a roupa da máquina e de a estender. De seguida, observe o seu cesto da roupa suja e tente deixar as roupas organizadas por cores. Desta forma, poupará tempo na próxima vez que tiver que as lavar.

Limpar toda a casa em 2 horas é mesmo possível?

Pode não parecer, mas acredite que em apenas 2 horas é perfeitamente possível limpar a casa toda de forma rápida e eficaz. E para que consiga cumprir sempre este ritual de limpeza, o melhor é determinar um dia da semana fixo para o fazer.

Por exemplo: se o final de tarde à sexta-feira é o mais indicado para si, então coloque mãos à obra e comece a limpar. Não há nada melhor do que ficar com o fim-de-semana totalmente livre para outras atividades!

Agora que já tem a sua casa devidamente arrumada e organizada pode aproveitar para tomar um bom duche relaxante. Afinal, para quem tem uma rotina apressada e não dispõe de muito tempo para limpar a casa, a sensação de frescura no final vai trazer-lhe algum conforto.

Veja também