ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Jun, 2021 - 11:33

Como limpar aspirador e aumentar a sua eficácia

Catarina Milheiro

Nem sempre é fácil saber como limpar o aspirador de forma correta. Fique connosco e conheça algumas dicas de limpeza e cuidados a ter.

como limpar aspirador

Na verdade, não importa que tipo de aspirador tem – é essencial saber como limpar o aspirador para que ele mantenha a sua eficácia e o bom funcionamento durante muito mais tempo.

Além disso, ao optar por manter este aparelho sempre limpo estará não só a potencializar o seu tempo de vida, como ainda a proteger a sua casa e a sua saúde contra os alergénios que se vão acumulando no aspirador.

Fique atento e saiba como limpar o aspirador de forma rápida e eficaz e conheça ainda alguns cuidados a ter com a sua máquina.

Como limpar aspirador de forma eficaz?

Tem dúvidas sobre como limpar o aspirador? Não sabe muito bem que peças deve ou não desmontar? Não se preocupe, preparamos um artigo onde explicamos tudo passo a passo para cada tipo de aspirador.

cuidados a ter com o aspirador
1

Como limpar aspirador com saco coletor

Se o seu aspirador é dos que contem um saco coletor, saiba que ainda que tenha que o trocar quando estiver cheio, deve fazer uma limpeza do saco de vez em quando. Tem dúvidas? Siga os seguintes passos:

  • Desligue o aspirador e observe o local onde está encaixado o saco coletor. Com cuidado, abra a tampa e, caso esteja cheio, retire-o;
  • Depois, limpe a parte do aspirador onde encaixa o saco, com a ajuda de um pano seco ou pouco húmido. Nunca despeje água sobre o aspirador;
  • Procure o filtro de proteção do motor – normalmente está na parte inferior do eletrodoméstico. Utilize um pano seco ou uma escova para o limpar, com o objetivo de retirar o excesso de pó;
  • Lembre-se: não utilize qualquer tipo de produto químico. Poderá danificar o equipamento;
  • Dica: troque o filtro do aspirador pelo menos uma vez por ano para garantir a vida útil da máquina;
  • Em seguida, limpe a boca do cano do aspirador também com um pano húmido ou com uma escova. Verifique se foi possível retirar o resto do pó ou cabelos que habitualmente se depositam no local;
  • Por fim, coloque um novo saco de acordo com as instruções da embalagem.
2

Como limpar aspirador sem saco

Existem diversos modelos de aspiradores. De entre eles, o aspirador sem saco é também bastante comum ainda.

Neste tipo de equipamentos, o pó e os resíduos ficam acumulados num reservatório (removível ou não) que deve ser limpo. Como? Atente nos próximos passos:

  • Com o aspirador desligado, desencaixe o reservatório de pó do seu aspirador ( a maioria deste tipo de equipamentos sem saco tem essa possibilidade);
  • Assim que desencaixado, deve retirar todo o excesso de lixo e pó e ainda o filtro HEPA (antialérgico);
  • Utilize um pano húmido ou, se preferir, coloque cuidadosamente sobre água corrente o reservatório para efetuar a sua limpeza;
  • Quanto ao filtro, opte por utilizar uma escova suave para efetuar a sua limpeza sem que o danifique;
  • Espere que os dois elementos sequem completamente para que possa inseri-los de novo no aspirador (repare se estão mesmo bem secos);
  • Por fim, limpe a boca do tubo do aspirador com uma escova ou com um pano húmido para que consiga concluir a limpeza.
3

Como limpar aspirador Robot

Se tem em casa um aspirador robot, saiba que o processo de limpeza é diferente. Este tipo de aspiradores armazenam uma menor quantidade de pó, por isso mesmo é indicado que seja feita uma limpeza após um dia de utilização.

No entanto, limpar o aspirador robot nunca foi tão simples. Tome nota:

  • Desligue o aspirador e pressione a tampa superior para retirar o recipiente que coleta o pó e o filtro;
  • Depois de retirar todo o lixo, limpe o recipiente com água ou com um pano húmido;
  • Em seguida, limpe o filtro (também com água ou com a ajuda de um pano ligeiramente húmido). Durante este processo não se recomenda a utilização de escovas ou produtos químicos;
  • Assim que tudo estiver completamente seco, insira o recipiente e o filtro novamente no aparelho (aconselhamos cerca de 8 horas para secarem totalmente);
  • Com uma escova suave ou um pano seco, aproveite para limpar as bordas do robot (desta forma retira possíveis poeiras acumuladas);
  • Por fim, limpe as rodas com um pano húmido para que consiga retirar fios, cabelos ou linhas que podem ficar presas e comprometer o desempenho do seu aspirador.

Alguns cuidados a ter com o aspirador

Agora que já sabe como limpar o aspirador, seja ele de que tipo, é importante que tenha alguns cuidados:

Nunca coloque os recipientes, sacos ou filtros húmidos no equipamento

Sempre que realizar a limpeza do seu aspirador, certifique-se que tudo está bem seco para poder colocar novamente no aparelho. Caso contrário, poderá danificar o equipamento.

O tempo recomendado para secagem completa é de cerca de 24 horas. Por isso já sabe, não arrisque.

Seja cuidadoso

Todos nós queremos que o nosso aspirador tenha o maior tempo de vida útil, não é assim? Para que tal aconteça, é importante que cuidemos bem do aparelho.

Desde a forma como limpamos até ao local onde o guardamos – é essencial manusear cuidadosamente cada parte do aspirador para que nenhuma peça se parta ou danifique.

Faça limpezas regularmente

É extremamente importante que faça limpezas regulares no seu equipamento. Claro que a frequência de limpeza irá depender do uso que lhe dá. No entanto, se tiver oportunidade, deverá fazê-lo pelo menos uma vez de duas em duas semanas.

No caso dos aspiradores robot, a limpeza deve ser feita a cada 24 horas de utilização tendo em consideração que se tratam de equipamentos mais frágeis e que exigem um maior cuidado.

Troque os filtros

Pelo menos uma vez por ano deverá trocar o filtro do seu aspirador. Por muito bem cuidado que ele esteja e por muitas limpezas que faça, o filtro do aspirador é algo que acumula inúmeros ácaros e poeiras que poderão ser nocivas para a nossa saúde.

Veja também