Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
08 Ago, 2022 - 11:15

Como perder o emprego: 9 dicas eficazes para o evitar

Catarina Milheiro

Quer saber como perder o emprego? Basta adotar alguns destes hábitos. Se isso não é o que pretende, evite-os antes que o seu chefe atinja o limite.   

desemprego insolvência empresas

Mas afinal, como perder o emprego em pouco tempo? Nós respondemos: distraindo-se com as redes sociais, chegando atrasado, tendo uma atitude negativa e comportamentos inadequados com o chefe ou colegas, por exemplo.

Pode até parecer um pouco exagerado, mas a verdade é que este tipo de comportamentos são o suficiente para que um profissional leve qualquer chefe ao limite e acabe por ser despedido num curto espaço de tempo.

Por isso, se conseguiu encontrar o emprego dos seus sonhos e não quer de todo prejudicar a sua carreira, temos algumas dicas para o ajudar. Fique connosco.

Como perder o emprego: 9 comportamentos a evitar

trabalhador desempregado a recolher pertences

Chegar atrasado

Sim, é um cliché. E numa altura em que os horários estão cada vez mais flexíveis até poderia não parecer um motivo para perder o emprego.

Mas o certo é que ainda há funções que exigem um horário rígido. Nesses casos, ser pontual é uma regra fundamental, sobretudo se isso implicar deixar colegas ou clientes à espera, já que pode ser considerado como falta de consideração e de educação.

Ser desagradável

Quer saber como perder o emprego? Sendo desagradável e presunçoso com os colegas e chefias.

Na verdade, todos conhecemos o conceito básico que diz que “a primeira impressão é que fica”, não é assim? Pois bem, não há nada melhor do que ser simplesmente natural e transparente com todos no seu local de trabalho para manter a sua imagem profissional e não acabar por ser despedido.

Lembre-se que não vale a pena tentarmos criar uma imagem de alguém que não somos. O importante é que as pessoas confiem em nós e nosso trabalho.

Resolver problemas pessoais no horário de trabalho

Estar sempre a enviar mensagens de texto ou a telefonar a amigos e família ao longo do dia em horário de trabalho, além de não ser uma atitude profissional pode ser contra a política da empresa.

Por isso, deve evitar estas situações, sobretudo quando envolve estar a falar de situações pessoais como problemas na escola do filho ou zangas com o marido ou a namorada. Guarde essas conversas para a sua pausa ou para um momento oportuno.

Mostrar-se descomprometido

Se chega atrasado constantemente e a meio da manhã já está a perguntar onde vão todos almoçar, é sinal de que já está em preparação para o almoço e ainda mal trabalhou.

Além disso, estar sempre a levantar-se da sua cadeira ou passar o tempo a ir fumar cigarros demonstra que a sua vontade de trabalhar é quase nula.

No fundo, este tipo de atitudes pode mesmo tornar-se intolerável quando mantidas por alguns dias seguidos. Para não perder o emprego deve evitar mostrar-se descomprometido, cumprindo os seus horários e tarefas de forma eficaz.

Abusar do uso do smartphone e das redes sociais

Pode querer ver a última fotografia que a sua melhor amiga publicou sobre as férias ou uma notícia de última hora, mas o horário do trabalho não é a hora para se manter atualizado sobre o que se passa nas redes sociais.

Não o deve fazer, nem no computador do emprego nem através do smartphone. Se está numa reunião a navegar na internet ou a enviar mensagens vai mostrar a todos que não está atento.

Não se esqueça também que tudo o que escreve nas redes sociais pode tornar-se público e não deve falar mal do seu emprego online ou offline.

Ter comportamentos inadequados

Procure não ser constantemente negativo nem reclamar de tudo. Também pode ser prejudicial não saber adaptar-se ao seu ambiente de trabalho, desde a forma de vestir ou de falar (evitando falar muito alto ou usar palavrões).

A sua higiene (ou falta dela) e uma aparência desleixada podem custar-lhe o emprego ou uma promoção.  

Utilizar ferramentas do trabalho para uso pessoal

Mais uma vez o reforço da ideia: o material de trabalho é para isso mesmo – trabalhar.

Como perder o emprego? Estar constantemente a imprimir documentos de âmbito pessoal na empresa ou utilizar a internet, o computador ou o telefone do escritório para tarefas pessoais. Levar para casa canetas, papel, cadernos ou pastas adquiridas pela empresa para o escritório também não é aceitável.

Se sentir que precisa de levar algum dispositivo do trabalho, basta conversar com o seu chefe.

Faltar sem justificação

Sabemos que nem sempre é fácil arranjar uma justificação para uma falta que precisamos mesmo de dar, principalmente quando os filhos ficam doentes ou temos de cuidar de alguém em modo de urgência.

Mas a verdade é que faltar algumas vezes sem qualquer tipo de justificação pode contribuir, a longo prazo, para um despedimento. Por isso, sempre que precisar de faltar é crucial que apresente uma justificação médica ou outro documento para o efeito.

Ser intrometido e falar mal das pessoas

Ser coscuvilheiro e estar sempre a falar mal de alguns colegas de trabalho só vai fazer com que se crie um mau ambiente no seu local de trabalho. Assim, evite falar sobre as atitudes e comportamentos dos outros e foque-se nas suas funções e nos resultados que tem para atingir.

Este tipo de comportamento só faz com que transpareça ser pouco profissional e em pouco tempo, perderá a confiança que têm em si.

Veja também