Marta Maia
Marta Maia
16 Mai, 2019 - 10:33
Como poupar no seguro automóvel e reduzir a despesa

Como poupar no seguro automóvel e reduzir a despesa

Marta Maia

Saiba como poupar no seguro automóvel e pagar menos todos os anos, mantendo as coberturas de que precisa para se sentir confiante.

O artigo continua após o anúncio

Se é certo que conduzir com a certeza de que tem uma seguradora a dar-lhe apoio em caso de necessidade é um conforto, é igualmente verdade que, para muitos condutores, pagar a anuidade desse serviço é, cada vez mais, uma dor de cabeça e uma mossa no orçamento familiar. Se faz parte deste grupo, está na hora de saber como poupar no seguro automóvel e reduzir um dos maiores encargos que tem para pagar.

Seguem-se algumas dicas fáceis de implementar, a par de outras que exigem um pouco de dedicação da sua parte – mas pense que, no final, compensa e o seu bolso agradece.

Como poupar no seguro automóvel

1. Pesquise o mercado

como poupar no seguro automovel

Não se fique pela primeira seguradora que lhe aparecer, nem mesmo pela seguradora que um mediador lhe aconselhar. Lembre-se que o mediador está interessado em fazer o negócio dele, e que é seu o interesse em saber como poupar no seguro automóvel.

Procure várias seguradoras, peça simulações e esclareça as coberturas que quer ter, para que cada uma lhe apresente a melhor oferta possível dentro dos seus requisitos. A melhor estratégia é sempre a da dúvida!

2. Contrate só as coberturas de que precisa

Quem sabe como poupar no seguro automóvel vai confirmar-lhe que, na maior parte das vezes, a maior poupança está nas coisas que não usa. Avalie bem a lista de coberturas do seu seguro e vai certamente encontrar coisas que não lhe fazem falta. Dispense-as e negoceie uma proporcional redução do prémio com a seguradora.

Ao longo deste processo, tenha em conta o valor do carro no momento em que está a negociar o seguro. Valerá mesmo a pena pagar tanto por um seguro com total cobertura para proteger um carro já velho e desvalorizado?

3. Junte apólices

como poupar no seguro automovel

Se tem lá em casa mais do que um carro, pondere juntar os seguros de todos os veículos numa mesma seguradora. Juntar várias apólices na mesma instituição é como poupar no seguro automóvel de todos os carros, porque pode negociar um preço conjunto mais baixo do que a soma das partes.

Esta estratégia é particularmente valiosa para famílias onde há condutores com antiguidades de carta muito díspares: o mais jovem – que, em princípio, teria um seguro mais caro – pode beneficiar da proximidade de um mais velho e usufruir de um desconto que, de outra forma, não receberia.

O artigo continua após o anúncio

4. Pague o prémio uma vez por ano

Pagar a anuidade de uma só vez sai, quase sempre, mais barato do que pagar em prestações, porque as seguradoras cobram comissões de fracionamento. Mais vale juntar, todos os meses, uma quantia de dinheiro a entregar no final do ano do que ir pagando taxas desnecessárias.

Aderir ao débito direto também é uma forma de reduzir os custos com o seguro automóvel, já que várias seguradoras oferecem benefícios exclusivos para quem opta por esta modalidade de pagamento.

5. Faça o curso de condução defensiva

como poupar no seguro automovel

Há seguradoras que consideram, para cálculo do prémio de seguro, a qualidade expectável da condução do segurado. Assim, se quer aprender como poupar no seguro automóvel, talvez seja boa ideia fazer um curso de condução defensiva e procurar uma seguradora que o valorize. Fica mais competente a conduzir e ainda recebe um desconto por isso.

5. Jogue com as franquias

As franquias são valores pelos quais o tomador do seguro assume responsabilidade, ou seja, são valores até aos quais assume a despesa – e a seguradora só paga o restante. Quanto maior for a franquia de um seguro, ou seja, quanto maior for a percentagem das despesas que está disposto a assumir, menor será o prémio do seguro.

Se costuma ter uma condução calma e regrada e não tem registo de muitos acidentes, aumentar as franquias pode ser uma forma segura de reduzir o preço do seu seguro e poupar alguns euros.

7. Seja leal

como poupar no seguro automovel

Tão importante como angariar novos clientes é manter os clientes antigos. Saber como poupar no seguro automóvel é saber valorizar a sua lealdade e fazer ver às seguradoras que, se quiserem manter o cliente, vão ter de esforçar-se por isso.

A cada ano sem sinistros no registo, ligue à sua seguradora e negoceie o prémio do ano seguinte. O facto de estar com eles há bastante tempo – associado ao facto de não ter dado despesa, ou seja, não ter tido acidentes nem ter ativado o seguro – pode valer-lhe um preço especial de amigo, mais baixo do que o preçário regular. Aproveite-o.

Mais do que qualquer outra coisa, o truque é sempre negociar. As seguradoras negoceiam consigo, por isso negoceie com elas. Não tem mal nenhum e ainda lhe permite economizar nos encargos anuais.

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp