Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
21 Jun, 2018 - 15:59

Como recuperar contactos no Android e no iPhone

Ana Duarte

Os contactos podem perder-se de forma acidental, por roubo ou perda do dispositivo, ou devido a uma falha técnica. Como recuperar contactos do smartphone?

Como recuperar contactos no Android e no iPhone

Mudou de telemóvel, perdeu-o ou ficou sem os seus contactos devido a um problema técnico? Então, como recuperar contactos? Pode ficar sem os contactos do smartphone por vários motivos, mas também há muitas soluções para que os consiga recuperar, quer tenha um Android ou um iPhone.

Recorrer a backups ou a apps externas são algumas das opções. Backup é sempre a melhor opção, por isso, caso não tenha o hábito de fazer backups e sincronizar os dados do smartphone com a cloud, deve começar a fazê-lo. Veja qual é a opção que melhor se adequa à sua situação.

Como recuperar contactos: opções para Android e iPhone

homem a usar iphone

Como recuperar contactos do iPhone

Há diversas razões para um utilizador precisar de recuperar contactos no iPhone como, por exemplo, uma falha no update do dispositivo, apagar contactos de forma acidental, dano, roubo do telemóvel, etc.

Usar o backup através do iTunes é uma boa solução. Para tal, o utilizador deve abrir o iTunes e, depois, ligar o smartphone ao computador usando um cabo USB. Depois, deve clicar, usando o botão do lado direito do rato, no seu iPhone (na lista de dispositivos) e escolher a opção recuperar backup. Por fim, deve escolher a opção mais recente de backups e prosseguir com o restauro.

Outra alternativa que envolve o uso de backups é a recuperação de contactos através da iCloud. Mas, primeiro, é preciso apagar todo o conteúdo e definições do iPhone (“Geral”, “Repor”, “Repor todas as definições”). Quando aparecer a opção de aplicações e dados, escolha a opção de repor a partir do backup da iCloud. Depois, selecione a opção de backup que contenha os contactos que pretende recuperar.

Caso não seja possível recorrer a backups para recuperar os contactos, pode recorrer a uma app chamada PhoneRescue. A aplicação é gratuita e tem três diferentes modos de recuperação de dados, permitindo recuperar mais do que contactos (por exemplo, mensagens, fotos, vídeos, etc.).

Como recuperar contactos do Android

Pode recuperar contactos do Android através de backup, caso tenha os contactos sincronizados com a sua conta Gmail. Ao entrar no Gmail, clique em “Contactos” (logo abaixo do logótipo). Ao consultar a lista, escolha a opção “Contactos” e, depois, selecione “Mais”, escolhendo por fim a opção “Exportar”.

Se, por algum motivo, não tiver a sua conta Gmail com contactos sincronizados, pode recorrer a um meio externo: mais uma vez, a app PhoneRescue. É gratuita e fácil de usar.

Veja também