ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Ekonomista
Ekonomista
28 Abr, 2022 - 11:41

Como recuperar a senha das Finanças rapidamente

Ekonomista

É sempre útil, mas particularmente importante em época de entrega da declaração de IRS. Saiba como recuperar a senha das Finanças.

Desde 2018, a entrega da declaração de IRS tem de ser feita obrigatoriamente por via eletrónica. Se, por um lado, precisa de ter a sua senha do Portal das Finanças durante todo o ano para cumprir as suas obrigações fiscais, por outro, em plena época fiscal isto é ainda mais essencial. Se a perdeu, saiba como recuperar a senha das Finanças.

Note que, a partir do momento em que pede uma nova senha, a anterior perde o efeito, mesmo que a encontre. E não é só para a entrega do IRS que precisa da sua senha. Ter acesso à sua página no Portal das Finanças permite-lhe fazer a validação de faturas no sistema e-Fatura, o pagamento do IUC e do IMI, o envio das declarações de IVA e ainda aceder aos recibos verdes eletrónicos, caso seja trabalhador independente.

Trabalhadora independente a emitir recibo verde
Veja também Como preencher e emitir um recibo verde passo a passo

Como recuperar a senha das Finanças: passo a passo

portal financas
1

Entre no Portal das Finanças

Comece por pedir a recuperação de senha no próprio Portal das Finanças. Para tal, basta aceder ao Portal nesta página e clicar em “Recuperar Senha”. Para recuperar novamente o acesso por esta via tem de preencher o seu NIF e inserir a pergunta e a reposta de segurança que escolheu no momento em que fez o registo inicial no Portal.

2

Opte por Código SMS ou Carta

Se já tinha os seus contactos fiabilizados (endereço de e-mail e número de telemóvel), o processo é mais simples e rápido. Neste caso, tem duas opções para recuperar a senha, sendo que uma delas é quase imediata.

Código SMS

Esta modalidade é a que responde mais rapidamente à necessidade de recuperar a senha das Finanças. Contudo, como referido, está obrigado a ter o número de telemóvel registado e associado a si no Portal. Quando houve o primeiro registo, a validação do e-mail era obrigatória. Se tiver validado também um número de telemóvel nacional, pode reaver a sua senha muito mais rapidamente, caso a perca.

Ao aceder ao pedido de recuperação de senha na página inicial da Autoridade Tributária e Aduaneira, e preencher os dados pedidos, pode optar pela opção código SMS. Desta forma, recebe no número de telemóvel indicado as instruções para a definição da nova senha, numa questão de instantes. Atenção que tem de responder à questão de segurança e tem apenas 5 minutos para atuar e mudar a senha.

Carta

Ao selecionar esta modalidade, a senha esquecida será anulada de imediato. Neste caso, ser-lhe-á enviada uma carta para o domicílio fiscal com a nova senha. Estima-se que o prazo de receção da carta seja de 5 dias úteis, no máximo.

Esqueceu-se da pergunta de segurança?

Se além da senha de acesso, também não se recorda da pergunta e resposta de segurança, o procedimento pode ser um pouco mais moroso. Neste cenário, a primeira coisa a fazer é enviar um e-mail para [email protected] com os seguintes dados:

  • Assunto do e-mail: “Cancelamento de senha NIF”;
  • No corpo do e-mail: Deve indicar o seu nome completo, NIF e domicílio fiscal.

Após deste passo, terá de aguardar um e-mail de confirmação do cancelamento da sua senha antiga e, depois disso, voltar a fazer um registo no Portal das Finanças. Recorde-se que o envio da nova senha seguirá os trâmites habituais: será enviada uma carta para a sua morada fiscal, num prazo médio de 5 dias úteis.

Fontes

Autoridade Tributária e Aduaneira. Senhas de Acesso ao Portal das Finanças.

Veja também