Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
24 Nov, 2021 - 00:34

Como tirar o amarelo das sapatilhas: Adidas, Converse e Air Force

Catarina Milheiro

Precisa de ver as sapatilhas como novas? Confira as nossas dicas sobre como tirar o amarelo das sapatilhas e comece já a limpar as suas.

como-tirar-o-amarelo-das-sapatilhas

Sabe aquele ar gasto dos seus ténis, que ficam com a biqueira em borracha e a sola amareladas? Há solução – e não, não é comprar um novo par. Se não sabe como tirar o amarelo das sapatilhas, este artigo é para si. A verdade é que, independentemente do modelo, é quase sempre possível retirar o tom encardido que se acumula ao longo do tempo.

Todos nós sabemos que as sapatilhas brancas são intemporais e bastante versáteis – combinam com qualquer estilo, desde o mais desportivo ao mais básico. Além disto, são muito utilizadas quer por jovens ou pessoas mais velhas, quer por homens ou mulheres.

Com a sua utilização frequente, é normal que os seus ténis brancos comecem a perder a cor branca original e que se tornem um pouco amarelados – no tecido ou até mesmo na própria sola.

Fique connosco e veja como tirar o amarelo das sapatilhas que tem no armário.

como-tirar-amarelo-das-sapatilhas

Como tirar o amarelo das sapatilhas: os 3 modelos mais utilizados

Saber como tirar o amarelo das sapatilhas vai fazer toda a diferença. Sem gastar muito dinheiro e com apenas alguns produtos consegue tirar aquele amarelado que se foi acumulando ao longo do tempo e dar vida às suas sapatilhas.

Para que consiga conservar as suas sapatilhas brancas em bom estado, é necessário manter a sua coloração e fazer uma limpeza regular. Principalmente quando se trata de sapatos brancos, onde uma simples mancha ou poeiras podem conferir de imediato um aspeto amarelado e sujo.

Explicamos como acabar com o amarelado dos 3 modelos de sapatilhas mais utilizados no mercado. Confira tudo.

Como tirar o amarelo das sapatilhas Adidas

  1. O primeiro passo para acabar com o amarelado das suas sapatilhas Adidas é retirar os cordões e colocá-los num recipiente com água quente e um produto como o Vanish Oxi Action em pó.
  2. De seguida, calce umas luvas, mergulhe os cordões no recipiente com a mistura criada e esfregue (com as mãos ou com uma escova de dentes, por exemplo).
  3. Enquanto os cordões estão mergulhados na mistura, coloque as suas sapatilhas numa superfície onde as possa lavar à vontade. Pode ser na banheira, num tanque ou num jardim até.
  4. Coloque Cif creme de limpeza numa esponja e molhe com um pouco de água. Depois, comece a esfregar as sapatilhas Adidas sem medos. Pode passar a esponja em todos os lados (couro, borracha e até na sola).
  5. Passe por água as sapatilhas para retirar a espuma que foi criada. Mas atenção: tenha cuidado para não molhar todo o interior.
  6. Para que não estrague as sapatilhas, principalmente na parte das riscas da marca, utilize uma escova de dentes. Molhe a escova na água morna dos cordões e vá esfregando com cuidado as partes de borracha.
  7. Se vir que é necessário, pode adicionar mais uma dose de Vanish à água morna.
  8. Por fim, seque as sapatilhas com um pano. Retire os cordões da água e coloque-os ao sol para que sequem totalmente juntamente com os ténis.

Como tirar o amarelado das Converse

Para tirar o amarelo das suas Converse/ All Star, siga os nossos passos:

  1. Retire os cordões e coloque-os num recipiente com água morna e um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe-os de molho.
  2. Depois, pegue num recipiente maior e coloque a mesma proporção de vinagre de maçã, bicarbonato de sódio e uma colher de chá de sabão ou Cif. Misture bem.
  3. Com a ajuda de uma escova de dentes, vá mergulhando aos pouquinhos na solução e esfregando bem as partes mais sujas da sapatilha.
  4. Assim que retirar a sujidade mais difícil, pode mergulhas as sapatilhas na mistura que criou e deixá-las de molho até verificar que começam a ficar brancas.
  5. No final, esfregue as sapatilhas com uma escova, enxague e tire o excesso de água. Coloque as sapatilhas e os cordões ao sol e já está.

Como tirar o amarelo das sapatilhas Air Force

Para acabar com o amarelo das suas sapatilhas Air Force, não há nada melhor do que utilizar pasta dos dentes – é rápido e eficaz. Contudo, tenha atenção para que a pasta não contenha gel.

  1. Coloque a pasta de dentes numa escova.
  2. Esfregue a substância em movimentos circulares, por toda a sapatilha.
  3. Aguarde entre 10 a 15 minutos e remova a pasta de dentes com um pano húmido.
  4. Por fim, basta colocar as suas sapatilhas ao sol e esperar que sequem ao natural.

Como limpar solas amarelas em 4 passos

Como sabemos que não são só os tecidos das sapatilhas brancas que ficam amarelados com o passar do tempo, é importante que saiba também como acabar com as solas amarelas e desgastadas. Siga os seguintes passos.

Passo 1

Escove as solas com água e Cif com a ajuda de uma esponja, por exemplo.

Passo 2

Esfregue bem, sem tocar no tecido ou no couro. Se quiser estar mais seguro, proteja o material com uma fita adesiva e escove com muito cuidado as partes próximas ao tecido ou ao couro.

Passo 3

Deixe as sapatilhas secarem por completo e verifique que não existem manchas. Caso existam, pegue numa escova de dentes e aplique o creme de limpeza diretamente na escova. Esfregue novamente com movimentos circulares.

Passo 4

Com um pano húmido, retire o excesso de produto e de água e esfregue lentamente a sola. Coloque as sapatilhas ao sol e veja os resultados.

Veja também