Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
14 Jan, 2020 - 11:52

Como usar o PowerPoint e Excel grátis

Luísa Santos

Há duas maneiras de instalar o PowerPoint e Excel de forma grátis e completamente legal. Saiba como pode usar estes e outros programas da Microsoft.

Como usar o PowerPoint e Excel grátis

Atualmente, os programas da Microsoft são pagos e exigem a subscrição de um pacote. Mas existem duas opções que permitem usar o PowerPoint e Excel grátis e de forma legal.

PowerPoint e excel grátis: como usar

Excel e Powerpoint gratuitos

Desde a criação do Microsoft Office, os programas da empresa passaram a ser pagos. Das duas, uma: ou o consumidor tem acesso ao pacote gratuitamente através da compra de um computador da empresa ou, então, tem de obrigatoriamente aderir ao Office.

Contudo, são muitas as pessoas que não querem pagar para utilizar programas como o Outlook, PowerPoint, Word ou Excel. Para essas, existem duas formas de ter acesso a esses (e outros) softwares de forma totalmente gratuita (e legal).

E a verdade é que o processo é tão simples quanto aceder ao site da empresa e utilizar os programas em questão a partir do mesmo. Por isso, é seguro dizer que pode utilizar o PowerPoint e Excel grátis desde que tenha uma conta Microsoft.

POWERPOINT E EXCEL GRÁTIS: crie uma conta Microsoft

Caso não tenha uma, tem de criar uma conta Microsoft para utilizar o PowerPoint e Excel grátis. O mesmo se aplica com os restantes programas da empresa, pelo que o acesso não é (de todo) limitado a esse nível.

Por isso, aceda ao site da Microsoft e crie uma nova conta. O processo é bastante simples e assemelha-se à criação de uma conta noutros serviços, como é o caso do Gmail, por exemplo.

Preencha os seus dados, defina um endereço e uma password e guarde as informações em local seguro. Depois, só precisa de seguir uma das seguintes maneiras para usar o PowerPoint e Excel de forma gratuita.

Mulher a utilizar excel e powerpoint grátis

1. Utilize as versões online dos programas

As versões online dos programas Microsoft podem ser encontrados na plataforma do Office 365. Para ter acesso aos mesmos, deve aceder ao site e fazer login com a conta que criou anteriormente.

Depois de entrar na sua área pessoal, irá rapidamente notar os vários ícones que surgem na plataforma. Cada um representa o símbolo dos programas Microsoft e pode ser utilizado a qualquer altura, gratuita e legalmente.

Ao utilizar estas versões dos programas, não precisa de instalar nenhum deles, isto porque, os mesmos, funcionam totalmente online. Por isso, todo o trabalho que executar neles será guardado numa cloud, mais propriamente na OneDrive.

Ao seguir este processo, vai conseguir utilizar o PowerPoint e Excel grátis, ainda que não tenha acesso à totalidade de funções de cada um deles—ainda assim, a versão web desses programas é bastante completa.

2. Use as aplicações móveis

Outra das formas de usar o PowerPoint e Excel grátis é através das respetivas aplicações móveis. Estas apps são, igualmente, muito completas, ainda que não tenham todas as funcionalidades que se encontram na versão de instalação.

Ainda assim, são uma ótima opção e estão disponíveis para Android e iOS sem custos.

Tal como acontece coma versão web, também neste caso tem de iniciar sessão com a sua conta Microsoft antes de usar estas apps:

Pode instalar estas aplicações em qualquer dispositivo móvel, seja ele um smartphone ou um tablet. Desde que tenha a sessão iniciada com a sua conta, poderá sempre retomar o trabalho em qualquer sítio.

Veja também