Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
20 Jun, 2018 - 15:27

O Microsoft Office vai mudar: conheça as diferenças

Ana Duarte

O Microsoft Office vai mudar. As principais alterações dizem respeito ao ribbon e à barra de pesquisa e serão implementas ao longo de diferentes estágios.

O Microsoft Office vai mudar: conheça as diferenças

A Microsoft anunciou, no dia 13 de junho de 2018, que o Microsoft Office vai mudar. As alterações passam por melhorias nas aplicações de produtividade do Office 365 (Word, Excel, Outlook e PowerPoint).

A ideia é simplificar a utilização do software e aumentar a produtividade, tornando as ferramentas do Office mais acessíveis para todos.

O Microsoft Office vai mudar e melhorar a usabilidade e produtividade

As mudanças na interface do utilizador do Microsoft Office – software utilizado por milhões de pessoas – chegam cerca de dois meses após a Google, empresa concorrente, ter anunciando mudanças no Gmail.

Estas atualizações foram anunciadas por Jared Spataro, vice-presidente corporativo do Office e Marketing do Windows, num comunicado oficial publicado no site da empresa.

A Microsoft vai reduzir de forma considerável o ribbon (a faixa com as opções Base, Inserir, Estrutura, etc.), uma faixa que foi introduzida no Office 2007 e que contempla muitos botões. Contudo, quem preferir manter esta faixa com o seu aspeto tradicional pode fazê-lo com um simples clique.

Microsoft

Fonte da imagem: Microsoft/Divulgação

“Uma nova e atualizada versão do ribbon foi desenhada para ajudar os utilizadores a focar-se no seu trabalho e a colaborar naturalmente com outros. Quem prefere dedicar mais espaço de ecrã aos comandos vai também conseguir expandir o ribbon para a visualização clássica de três linhas”, explicou o vice-presidente.

Outras alterações passam pela introdução de novas cores e ícones, bem como uma nova barra de pesquisa. As mudanças vão ser implementadas em diferentes fases durante os próximos meses, começando pelas versões web (a versão web do Word vai ser a primeira app a apresentar as atualizações) e serão exclusivas do Office.com e do Office 365.

3 principais alterações técnicas

Ribbon

O utilizador vai ter a opção de selecionar uma faixa mais simplificada e com menos botões no menu, de modo a tornar a navegação mais intuitiva. Poderá, a qualquer momento, voltar para o ribbon com a visualização clássica.

Novas cores e ícones

Nas diferentes aplicações, o utilizador vai-se deparar com ícones com novas cores e grafismos. A ideia por trás desta mudança é tornar a experiência mais moderna, inclusiva e acessível.

Barra de pesquisa melhorada

A pesquisa vai-se tornar uma ferramenta mais importante para o utilizador, dando acesso a comandos, conteúdo e pessoas. A barra de pesquisa vai fazer recomendações e será potenciada por Inteligência Artificial e Microsoft Graph.

Microsoft

Fonte da imagem: Microsoft/Divulgação

A equipa liderada por Jon Spataro trabalhou de perto com os clientes para desenvolver os primeiros designs referentes a estas atualizações. A equipa recolheu dados acerca de como as pessoas usam as apps e criaram protótipos para testar novos conceitos.

“A tecnologia está a mudar a forma como as pessoas fazem as coisas no trabalho, na escola e em casa, estabelecendo novas expectativas para a produtividade. Inspiradas por estas mudanças, estas atualizações foram concebidas para equilibrar poder com simplicidade. Mas o que é mais entusiasmante para nós é que ao longo dos próximos meses vamos co-criar e redefinir estas novas experiências com os nossos clientes – tornando o poder do Office mais acessível para todos”, referiu Jon Spataro.

Veja também: