Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
28 Ago, 2018 - 10:00

Como zipar uma pasta: passo a passo

Nuno Margarido

Saiba como zipar uma pasta de forma rápida e simples. Um recurso que pode ser útil para quem pretende transferir ficheiros online.

Como zipar uma pasta: passo a passo

É assim tão importante zipar uma pasta? E como é que isso funciona? Porque é que uma pasta que ocupava 20 MB agora só ocupa 10 MB? Saiba a resposta a estas perguntas, perceba porque é que esta solução pode ser de grande utilidade e aprenda como zipar uma pasta.

Saiba como zipar uma pasta

como zipar uma pasta

Antes de tudo, para que serve?

Zipar uma pasta é uma forma de poupar espaço no computador. Tenha calma, a verdade é que não há aqui qualquer tipo de magia nem nenhum processo mágico que faz com que alguns bytes desapareçam misteriosamente.

Programas como o WinZip, o WinRAR ou o 7-Zip conseguem compactar ficheiros e pastas porque conseguem reescrever estes mesmos arquivos de uma forma mais inteligente.

Esta compactação acaba por ser bastante útil para quem pretende enviar ficheiros por e-mail uma vez que permite guardar tudo o que é necessário numa só pasta e ainda permite diminuir o tamanho dos mesmos – ideal para caixas de correio eletrónico que limitam o tamanho dos ficheiros enviados por e-mail.

Programas para zipar uma pasta

Como já foi descrito em cima, existem três programas bastante conhecidos e utilizados por quem costuma zipar ficheiros e pastas. O WinZip, o programa que celebrizou este tipo de prática e que ainda hoje é bastante conhecido, o WinRAR, uma alternativa que surgiu pouco tempo depois de esta prática se tornar comum, e o 7-Zip, um programa com o código fonte aberto que se tornou bastante comum nos últimos anos.

Como zipar uma pasta: passo a passo

1. Em primeiro lugar, é preciso criar uma pasta onde se poderá colocar todo o tipo de ficheiros. Podem ser colocadas músicas, vídeos, fotografias e muito mais. Podem até ser criadas subpastas dentro da própria pasta, para dividir estes ficheiros;

2. Carregar com o botão direito do rato sobre a pasta para aceder às opções disponíveis. Se tiver instalado um dos programas acima mencionados vai aparecer uma opção com o nome do programa que vai permitir zipar a pasta;

3. Ao aceder à opção “Enviar para”, disponível através do Windows, deverá aparecer uma opção chamada “Pasta comprimida”. Esta opção deverá permitir zipar a pasta.

Com um software dedicado

Outra boa opção para zipar a pasta passa pela utilização de um dos programas acima mencionados. Com estes programas, é possível zipar uma pasta para um local em específico, zipar uma pasta com o nome da pasta já definido, zipar uma pasta e enviar por e-mail…

O processo é o mesmo: carregar com o botão direito do rato sobre a pasta e aceder às opções disponíveis.

Veja também: