Marvin Tortas
Marvin Tortas
24 Ago, 2018 - 00:00
10 coisas que precisa de saber antes de comprar carros antigos

10 coisas que precisa de saber antes de comprar carros antigos

Marvin Tortas

Comprar carros antigos pode ser um excelente investimento, ou uma enorme dor de cabeça. Aqui estão 10 coisas que deve saber antes de comprar um clássico.

O artigo continua após o anúncio

Os clássicos podem ser uma grande dor de cabeça de manter, mas se bem estimados, estes carros valem muitos milhares de euros daqui alguns anos, mas antes de comprar carros antigos existem alguns cuidados que deve conhecer para que possa fazer um bom negócio.

Existem alguns critérios que definem o que é um carro clássico ou o que é apenas um carro “velho”. A raridade, a potência e a relevância do modelo influenciam, e de que maneira, o preço dos exemplares ao longo dos anos, e comprar carros antigos é uma excelente forma de não perder dinheiro quando compra um carro pois os modelos já sofreram toda a desvalorização, e a maior parte deles tende a valorizar com o passar dos anos. Por vezes os carros antigos são vendidos com alguns estragos invisíveis à primeira vista mas que geralmente são bastante dispendiosos para reparar. Por isso, para evitar problemas futuros, conheça estas dicas e veja o que deve saber antes de comprar carros antigos.

O que saber antes de comprar carros antigos

1. Faça um test drive

Antes avançar para a compra definita faça sempre um teste ao veículo em andamento. Esteja atento a barulhos do motor e ao estado de conservação dos travões e da suspensão. Estes poderão ser os componentes que maior desgaste sofreram ao longo da vida útil do carro e serão aqueles mais caros para reparar.

2. Teste de “fugas”

Depois de circular alguns quilómetros com o carro, estacione-o durante alguns minutos num local com o piso seco. De seguida, puxe o carro à frente e procure por vestígios de alguma fuga de óleo. Se encontrar alguma, isto poderá ser um sinal de dores de cabeça, e deve manter-se afastado.

carro classico

3. Avalie a estética do carro

Perca algum tempo a apreciar a carroçaria do carro antigo que está a pensar comprar. Faça-se acompanhar de um íman para verificar se o carro já esteve envolvido em algum acidente (é muito simples usar este truque). Se por ventura reparar que o carro já teve algum toque, que será bastante provável, averigúe se a reparação foi feita de uma forma correta e profissional.

4. Procure informações sobre o modelo

Use a internet para tentar saber tudo sobre o modelo em questão. Quais os principais problemas que esse modelo costuma ter a nível de motores ou de eletrónica, procure saber se há muitos modelos à venda, pois isto poderá afetar o comportamento do preço nos próximos anos.

5. Compare preços

Já que está a navegar na internet, faça também uma breve pesquisa sobre a restante oferta que existe online para modelos iguais ou semelhantes àquele que está a tentar comprar. Esta será uma boa forma de saber se esse é ou não um bom negócio, e se vai pagar um valor justo por aquele carro.

6. Peça uma inspecção mecânica

Peça ao vendedor para levar o carro a um mecânico de sua confiança e peça para fazer uma inspecção minuciosa a todos os componentes. Os mecânicos poderão identificar sinais de desgaste e de ferrugem que poderão passar despercebidos aos seus olhos e evitar assim futuros problemas.

O artigo continua após o anúncio

7. Procure saber o historial do carro

Pergunte ao vendedor sobre o historial do carro. Quantos donos já teve, de que zona eram os anteriores proprietários e se tem conhecimento do tipo de uso que era dado ao carro. Antes de comprar carros antigos saber estes pormenores poderão fazer toda a diferença, porque por exemplo, se um carro tiver passado muito tempo numa cidade costeira será mais propício a apresentar sinais de ferrugem e desgaste mais acentuados.

carro classico

8. Confira o número de chassis

Confira se o número de chassis é o mesmo em todos os lugares. Desta forma poderá confirmar se o carro está totalmente original, e isto poderá fazer aumentar o seu valor no futuro. O VIN, ou número de chassis, pode ser encontrado em vários sítios do carro, mas é mais comum no painel de instrumentos (visível através do pára-brisa), na carroçaria do carro do lado do condutor, e por  vezes, até no interior da porta do condutor. Em alguns automóveis, o VIN também é colocado no motor, capô e outras partes.

9. Saiba negociar

Se o carro correspondeu a toda as suasexpectativas, chegou a hora de negociar. Vá com um número na cabeça mas não comece logo as negociações com ele. Faça uma oferta inicial que seja mais baixa do que o preço máximo que está disposto a pagar e deixe a negociação seguir até que haja um acordo.

10. Tome o seu tempo

Não compre por impulso. O coração pode falar mais alto, mas quando falamos de um investimento tão significativo como um carro, a razão é que deve imperar. Depois de ver e testar todas as opções e tomar o seu tempo para decidir qual será aquele que mais satisfará os seus requisitos. Se for preciso, faça novamente uma visita aos stands para ver o carro.

Veja também: