Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Tatiana Carvalho
Tatiana Carvalho
30 Set, 2018 - 11:00

Os 15 concelhos onde mais subiram os preços das casas

Tatiana Carvalho

Especulação imobiliária, investimento externo, aumento de turistas: fatores que influenciam os preços das habitações. Veja quais os concelhos mais afetados.

Os 15 concelhos onde mais subiram os preços das casas

A valorização e a especulação imobiliária são fatores que preocupam tanto quem compra como quem vende. Um estudo realizado pela Confidencial Imobiliária revelou os concelhos onde mais subiram os preços das casas: no primeiro trimestre de 2017, 95% dos concelhos de Portugal Continental viram os seus preços aumentados em 6,2%, comparativamente ao mesmo trimestre do ano anterior.

O estudo realçou ainda o facto desta subida de preços ser generalizada, isto é, a tendência verifica-se, de forma geral, em todo o país. Até agora, o aumento dos preços verificava-se principalmente nos centros históricos de Lisboa, Porto e Algarve.

Saiba quais são os concelhos onde mais subiram os preços das casas

casas

No primeiro trimestre de 2017, Lisboa e Cascais ainda estiveram em posições de destaque, com aumentos de 24,3% e 18,3%, respetivamente. No entanto, alguns dos concelhos onde mais subiram os preços das casas não costumam aparecer nestas listas com frequência, como Oeiras, Lagoa, Loulé e Faro.

Contrariando o esperado, a região do Grande Porto também apresentou resultados diferentes: apenas o concelho do Porto registou um aumento de 3,3%, enquanto Gaia e Matosinhos, dois dos mercados imobiliários mais movimentados da região, exibiram perdas neste mesmo período.

A principal conclusão da pesquisa sobre a evolução homóloga do preço das casas em 278 concelhos do país é que o aumento dos preços se tem expandido para o interior e já não está concentrado apenas nos grandes centros históricos, ou seja, os preços altos das habitações já não são exclusivos das grandes cidades de Portugal Continental.

Os dois principais fatores apontados pela Confidencial Imobiliária para esta mudança são a retoma do crédito habitação e a tendência para a procura de habitações fora do circuito turístico.

Listámos os 15 concelhos onde mais subiram os preços das casas, para ajudar a exemplificar as mudanças do mercado imobiliário.

15.  Torres Vedras
14. Vagos
13. Entroncamento
12. Viana do Castelo
11. Vila Nova de Famalicão
10. Loulé
9. Ovar
8. Setúbal
7. Sesimbra
6. Oeiras
5. Leiria
4. Odivelas
3. Porto
2. Lisboa
1. Cascais

Veja também: